QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 19 de julho de 2011

O MUNDO REAL É MUITO DIFERENTE DO SURREALISMO DAQUILO QUE SE PINTA




VEXAME DA SELEÇÃO - Sinceramente, a Seleção Brasileira de Futebol, fez feio no jogo contra o Paraguai. Sem ter marcado sequer um gol, apesar de ter dominado todo o jogo no período normal e na prorrogação, o feio mesmo, veio no momento em que foram aos pênaltis. Dos cinco que eram apara ser marcados por nossos jogadores, quatro não acertaram sequer um gol, pois o outro que faltava, não mais interessava, pois o Paraguai já estava vitorioso com os seus acertos no gol da rede brasileira. É uma vergonha, que jogadores de futebol, muitos dos quais saídos de camadas sociais paupérrimas, e que hoje ostentam ganhos milionários, fazer feio do jeito que fizeram, não se justifica, isso porque, tinham a obrigação de saírem da disputa futebolística da Argentina, vitoriosos, pelo que ganham e pela mordomia que tem. O vexame dado, que com razão está sendo motivo de piadas, é uma tremenda vergonha. Para a Seleção Brasileira, a nota pela sua atuação, tem que ser abaixo de zero mesmo, isso porque, ficar somente no zero é muito pouco para o pífia atuação na marcação de pênaltis nesse tento futebolístico contra o Paraguai. Por isso mesmo é que não sou lá de ter paixonite aguda por futebol, isso desde crianaça de pouca idade. Não aprendi de jeito nenhum a ser fanático por futebol, melhor assim, porque diante de um fiasco de tamanha envergadura e de uma vergonha dessas, certamente estaria pê da vida. Assim não dá seleção! - Vamos fazer jus aos polpudos salários e ganhos extras que auferem aos montões, camaradas!

OPERAÇÃO TAPA-BURACO - Louvável a inicitativa do prefeito Jonas Neto, em empreender essa opração tapa-buraco em todas as ruas da cidade de Buíque, inclusive recuperando a canalização de esgoto, em alguns casos, que foi realizada com material de segunda e em muitas localidades estão deteriorados e entupidos, por desse material de qualidade duvidosa usada no saneamento. A bem da verdade, a nossa cidade, foi recebida com inúmeros buracos e, pela inércia do poder público local em de imediato tomar medidas urgentes e inadiáveis, eles se multiplicaram a ponto de formar grandes crateras em todas as ruas da cidade, principalmente na época de chuvas e de inverno. Não foi falta de alerta, pois tendo elaborado o relatório da Comissão de Transição do poder público municipal, com data de 31.12.2008, uma das sugestões era a de que, nos primeiros cem dias de governo, deveria ser essa uma das primeiras operaçãoes administrativas de impacto do novo gestor, entre outras, para demonstrar a que realmente veio, mas isso, infelizmente, não veio a acontecer e desse relatório, só existe mesmo como documento salvo em meu computador, acho que nada mais que isso. Mas em meu relatório, pude dar várias dicas administrativas para que o prefeito Jonas Neto, tivesse um norte de orientação para bem gerir a administração pública, pelo menos, foi essa uma das boas intenções do meu relatório. Felizmente, no momento atual, vem o prefeito dando um rítimo de maior aceleração na sua dministração, restando, logo após o inverno, que se recupere as estradas vicinais da Zona Rural e os acessos principais aos distritos e povoados, que estão todas em petição de miséria, o que acredito que tudo isso virá a acontecer com certeza.

POLÍTICA E RELIGIÃO - Política e religião, nunca se combinaram muito bem. Quando o sujeito entra na política, ou se é político de verdade ou não é, senão a vaca vai logo pro brejo. Da mesma forma, essa de membro de linhas religiosas, principalmente das igrejas pentecostais, de entrarem na política, além de representantes de outras religiões, a exemplo da católica, não vem dando muito certo não senhor, pois além de defenderem preceitos legislativos medievais, vez por outra alguns de seus representantes no Congresso Nacional, ou diretamentes vinculados à administração pública federal, são pilhados com a mão na massa, fazendo maracutais, a exemplo dos membros da Igreja Universal de Edir Macêdo e de seu sobrinho, senador Crivella, do PR, em que um de seus ministros, flagrado praticando atos de corrupação, foi prontamente demitido pela Presidente Dilma Rousseff, que diferentemente de Lula, não está muito propensa a alisar a cabeça de corrupto a troco de apoio não senhor! - A bem da verdade, é assim que se deve realmente conduzir a administração pública, por imperativo legal dos preceitos constitucionais delineados no art. 37 da Magna Carta da Nação, de 1988. Tem muito religioso mau-caráter, que usando da boa fé dos menos avisados, recebe milhares de votos, para fazer e praticar atos dessa natueza quando chega ao poder. Na verdade, não digo todos, mas tem muita gente iludida com esses pregadores de resultados, que em muitos casos iludem o povo, usurpam o seu dinheiro com mentiras de curas falsas e fazem da televisão um instrumento de difusão de muitas mentiras. Não digo que todos usem de tais expedientes, mas a maioria abusa da boa-fé do nosso humilde e desinformado povo, disso não tenho a menor dúvida, esta é a verdade nua e crua. Enquanto o povo está orando em igrejas improvisadas, os poderosos chefões dessa linha evangélica pentecostal de resultados, está em suas mansões em Miami nos finais de semana ou numa ilha paradisíaca qualquer, vivendo uma vida nababesca, de luxúrias, se divertindo, curtindo a vida numa boa e os seguidores, sendo usados como massa de manobra para o aumento de suas riquezas com o pagamento do dízimo, e neles acreditando piamente, mesmo que a realidade da vida de cada um, demonstre que não são nada da imagem que enganosamente procuram passam para o povo.

REFORMA DO PROCESSO PENAL - O redesenho do processo penal que recentemente foi aprovado no Congresso Nacional, foi de bom tamanho e de boa hora, uma vez que, refém de um sistema penitenciário arcaico e medieval, os presídios e cadeias públicas estão todos eles superlotados, vez que, cada um dos estados da federação, a quem compete a administração dos presídios, não tomam nenhuma providência para melhorar o sistema prisional, isso pelo simples fato de que, político investir no sistema prisional, não dá voto e, em boa hora, a lei que flexibilizou a liberdade para quem não merece responder a processo preso, veio de boam grado, apesar da demora, tendo em vista que, com a lei reformista em vigência, o sistema vai ser desafogado em mais de 30% de sua população carcerária, o que é humanamente positivo, uma vez que, sempre existiu gente presa que não mericia ali está e muito delinquente solto, que encarcerado deveria se encontrar. Então essa inversão de valores, estava completamente errada, além de que, com a morosidade da Justiça, tem muita gente presa por um período muito superior ao que a lei permite, ainda assim, a justificativa amarela do Judiciário, face a um pedido de liberdade provisória, revogação de prisão preventiva ou mesmo um habeas corpus, é sempre no sentido de que mesmo que o sujeito esteja preso por mais de dois anos, já se configurando em flagrante constrangimento ilegal, ainda assim, eles do Poder Judiciário, partem para jurisprudências transversas, de que falta serventuários de Justiaça, alegam o grande aúmero de processos e, portanto, o período do acusado preso está dentro do princípio da razoabilidade, o que se configura em muitas decisões estarrapadas para se justificarem e sairem pela tangente, em um tremendo e flagrante desrespeito ao próprio mandamento da Constituição Federal e da própria legislção processual penal, que na letra da lei, manda que em circunstâncias tais, o sujeito seja de imediato solto. Mas a visão do Judiciário, em muitos casos, faz vista grossa e é intencionalmente caolha, até mesmo de desembargadores e de ministros de cortes supremas, que distanciados do processo, dos acontecimentos e dos fatos, em seus gabinetes refrigerados, a tendência que sempre tenho observado, é na base de maria-vai-com-as-outras ou aonde o boi vai, a vaca vai atrás. É assim mesmo a visão do Judiciário a nível de grau superior, porque em seus gabinetes bem atapetados, aconchegantes, com ar refrigerado, com assessores até para engraxar os seus sapatos, em muitos casos, não estão nem aí para os absusdos que se passa nas instâncias inferiores. É realmente de lascar esse Judiciário nosso, em alguns casos, ou não camaradas! - Ainda bem que o Conselho Nacional de Justiça - CHJ, apesar de algumas medidas não lá muito adequadas, de certa forma, vem agindo para melhor eficientizar e agilizar o Poder Judiciário.

TERCEIRA IDADE - Apesar de não se querer envelhecer, o tempo não para e a receita para que não se chegue a tanto, é morrer jovem. Será que algum dos jovens se habilitaria morrer em tenra idade, para não filcar velho, com rugas, encurvado, cabelos brancos, e com todas as mazelas advindas com velhice, será que existe alguém? - Acrdita-se que não, isso porque, faz parte da natureza da vida, nascer, crescer, viver, desempenhar bem o seu papel no decurso da vida e, com a maior certeza do mundo, vir finalmente a morrer. É triste e tortusa a vida vista dessa forma, mas é assim mesmo. Não adianta imaginar que vai sempre ter o rostinho bonito, as coisas do corpo sempre no lugar, a mesma potencialidade e vigor jovens, que isso, camaradas, jamais vai acontecer. Felizes daqueles que envelhecem e sabem envelhecer com dignidade, pois apesar de tudo por que se possa passar na vida, ainda assim, por mais simples que ela seja, a vida é bela, ou não, camaradas!

DE DIFÍCIL ACEITAÇÃO - É um percurso perverso, que segue em frente, se não houver um acidente de percurso na juventude, mas as mazelas da velhice que aos poucos ou de uma tacada só, vão chegando, é realmente de difícil aceitação. No íntimo, no interior de cada ser humano, nunca deixa de existir a mesma criança que o indivíduo foi em tempos passados, tempo esse, que parece que foi ontem. Pior é quando na velhice, além de tantas mazelas, vem os lápsos de esquecimento ou quando o sujeito nessa fase, se vê acometido por alguma doença que de tudo o faz esquecer. Aí sim, é de se lamentar viver assim no resto da vida. O percurso da vida, tem lá os seus belos momentos de contentamento, de felicidade, de acertos, mas também, tem os da derrota, das injustiças, das dificuldades e o pior de todos eles, é uma velhice encurralada por doenças próprias de quem chega a viver até envelhecer. Repita-se: "Quem não quer envelhecer, a receita é morrer jovem e, morrer, por pior que a vida lhe seja, ninguém quer".

Imagem reprensentativa do peso da velhice. A vida é uma odisseia aonde se deve aceitar os douros, os louros e o fim de tudo que se podia dizer uma vida de pujança, de belezaa, de jovialidade e de tudo de bom que se podia imaginar, se bem que, a beleza da vida e a bondade do coração de cada ser humano, estará sempre dentro de cada um, dependendo do ponto de vista que busque se encarar no decurso do viver.

Nenhum comentário: