QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

OLHAI OS LÍRIOS DOS CAMPOS, APESAR DE TANTAS MAZELAS A NOS RONDAR


O TRÁGICO ACIDENTE AÉREO - É uma grande tristeza se morrer de morte súbita, principalmente, de acidente aéreo e completamente carbonizado, assim em questões de segundos. Foi assim mesmo que morreram as dezesseis pessoas, vítimas do trágico acidente aéreo de uma empresa de aviões bimotor para viagens à pequenas distâncias. Na verdade, a empresa que opera os aviões, é de Pernambuco, os meios de transportes aéreos é que são de origem theca e, pelo visto, são responsáveis por muitos acidentes aéreos mundo afora. Acho piamente, que viajar de avião é apostar na vida, para ver se chega ou não com ela no local de destinação, isso porque, em acidentes aéreos, dificilmente sobra alguém para contar a história. Quando sobra, se pode dizer que nasceu para a vida por mil vezes, coisa difícil de acontecer. Outro acidente aéreo que marcou Pernambuco, ocorreu em 1961, com a morte de 51 passageiros. No acidente do avião francês na região da Ilha de Fernando de Noronha, o interessante, é que passados mais de três, após o encontro das caixas pretas, ficou se sabendo que os passageiros, mais de duzentos, morreram sem sequer saber que estavam à beira da morte. O que ocorreu é que o avião entrou em pane, deu uma descida de repente e antes de embocar para dentro do mar, o piloto conseguiu controlar o avião, mas na subida, o rabo do avião entrou em choque com a água, foi aí que o pior aconteceu, com o destroçamento do avião e a more trágica de todos que estavam à bordo. Sei não, mas esse negócio de dizer que viajar de avião é cem por cento seguro, com tantos acidentes que vem ocorrendo mundo afora, não dá muito para acreditar nessa lorota, ou dá?

AMIGO CORDELISTA, PAULO TARCISO - Estamos ansiosos e no aguardo do livro que se encontra no prelo, numa editora do Rio de Janeiro, de autoria do nobre amigo Paulo Tarciso. O livro é interessante pelo fato de retratar um Buíque, uma cidade telúrica, mas de gente simples, mas afável, de tempos que eu vivi juntamente com ele, o autor, entre outros e que, poucos tem conhecimento da cidade que nós vivenciamos e conhecemos, por isso mesmo a nossa ligação desmedida, umbilical por nossa terra. Tem mais, Tarciso está publicando o livro com recurso próprios, o que é uma vergonha para Buíque e aqueles que se dizem ou querem aparante ser amantes das letras e das artes. Balela, pura balela de muitos useiros e vezeiros de situações somente para tirar proveito, porque na prática, a coisa é outra completamente diferente. Ora, o próprio poder público, era quem deveria incentivar tais iniciativas para resgatar a história de nossa gente, além de incentivar à juventude, as pessoas que querem uma oportunidade de mostrar a sua arte e que, não tem a menor condição para tanto, à falta de recursos próprios, de patrocínios e da ajuda do poder público. Na cidade do Recife, existe um órgão, FCCR - Fundação de Cultura Cidade do Recife, vinculado à Secretaria de Cultura da cidade, que trata somente de promover concursos literários com premiação, eventos culturais para a promoção da cultura popular, entre outros. Então minha gente, que a Secretária de Cultura e Turismo de Buíque, procure fazer alguma coisa de positivo nesse setor, que é de muita importância para o desenvolvimento cultura, da preservação da história e da memória do nosso povo.

PARTIDO VERDE - PV - Bem, não sei não, mas como na má política, se dá nó em pingo d'água e se faz todo tipo de conchamblanças, pode até ser que o PV vá parar em outras mãos, mas acho que só quando eu ver que isso venha a acontecer. Na campanha política, como não votava de jeito nenhum em Armando Monteiro, busquei conversar com uma candidatura alternativa e por isso mesmo, foi que vim a conversar com a candidata à senadora pelo PV de Pernambuco, René Patriota, isso de última hora, assim mesmo, ainda consegui lhe destinar 127 votos em Buíque e, em Tupanatinga, cerca de 25 votos. Nessa conversa, ficou acertado que ela me entregaria a sigla do PV para que eu viesse a fundar ou refundar o Partido em Buíque, o que de fato veio a acontecer através do Conselheiro do Diretório Regional de Pernambuco, Ermírio, que já entrou com os novos nomes da composição da Comissão Provisória no TRE, só se aguando mesmo a sua publicação para que fique realmente ativo em Buíque. Inclusive ele, Ermírio, me garantiu que eu já poderia ir fazendo as filiações dos interessados no Partido. Então minha gente, se houver conversas transversas diferentes, aí não estou tratando da política na verdadeira acepção da palavra, como é do meu feitio. Não faço política ou procuro fundar algum partido político, para de alguma forma tirar alguma vantagem ou para fazer barganha da politicalha que a gente está acostumado a ver.. Estou fundando o PV para ser um partido de verdade em Buíque, e não um mero andor para carregar candidatos de outros partidos políticos, agora em se tratando de composição política, isso só na época oportuna será discutida, o que não é o momento apropriado.

POLÍTICA É COISA SÉRIA - Se todos encarassem a política como eu a encaro, acho que as coisas tanto em Buíque, quanto no Brasil, seriam bem diferentes, isso porque, a política, do ponto de vista científico, antropológico e sociológico, é a ciências da promoção das transformações e das melhorias sociais. Acaso se levada à sério, certamente o Brasil não estaria ainda com tantas mazelas sociais pendentes, não teríamos uma saúde capenga, nem uma educação geradora de analfabetos, apesar dos altos gastos do dinheiro público. A questão é que diuturnamente os nossos gestores, mancomunados com os nossos legisladores, particulares e assessores afins, buscam cada vez que a lei aperta de um lado, novas fórmulas cada vez mais sofisticadas que roubarem o dinheiro público, ou estou mentindo, hem camaradas? - Só não vê o que se passa no Brasil, nos Estados e nos Municípios, quem for cego de guia, ou então que tem vista, mas faz de conta que nada está vendo. Vejam que o Maranhão de Sarney, onde lá sua família fizeram daquela Estado uma capitania hereditária, é um dos Estados brasileiros mais atrasados do País e ainda assim, ele continua mandando e desmando na política do seu lugar, mesmo sendo senador da República por outro estado. É uma vergonha uma família mandar num Estado por mais de quarenta anos e enquanto ela fica mais rica e poderosa, o Estado está cada vez mais pobre e miserável, o que é uma escancarada vergonha. É hora de fazer com que muitos políticos brasileiros que roubam o dinheiro da saúde, da educação, da merenda escolar, passar a ver o Sol nascer quadrado, porque não dá mais para aguentar tantas sem-vergonhices de tantos polítocos malandros que estão a nos governar.

NÃO DESANIMAR - Mesmo diante de descalabro, desde a época do descobrimento e do Rei de Portugal e d, D. João VI, os seus filhos e neto, os Pedros, I e II, que foram imperadores, não passamos de ter políticos corruptos e aloprados. O importante é não desanimar e olhar para os lírios dos campos e ver que eles estão brotando para que um dia possamos ter um País melhor do que deveria ser, isso porque, apesar de tudo, de toda roubalheira que existe, ainda se vê sinais de crescimento de nossa economia, só que, muitos estão enriquecendo ou roubando das obra do governo, da sonegação desavergonhada de impostos e mesmo através da receptação de produtos roubados, que são comprados como se legalmente fossem e são lavados e vendidos à olhos vistos nos grandes centros comerciais ou nos pequenos, como se legalmente tivessem sido adquiridos. Vejam a questão de cargas roubadas. Por qual razão existe tanta gente enriquecendo de uma hora para a outra, enquanto quem trabalha honestamente por toda a vida, só dá para viver um pouco apertado e sequer tem sobra para pagar o Imposto de Renda, que gera um rombo dos diabos no salário ou nos ganhos que o indivíduo obtém em determinado exercício financeiro. Isso é que é de arrepiar, o que demonstra que a gente tem que olhar mesmo os lírios dos campos, senão sobreviver nesse mundo desumano e cruel, dificilmente será.

SÓ SE MUDA, SE A MENTALIDADE MUDAR - E assim, nesse mundo de tanta desonestidade legalizada, além da que está à margem da lei, só se pode mudar alguma coisa, se a mentalidade das pessoas também mudarem e só mudam de verdade, se as pessoas adorem uma nova filosofia de vida de que não se pode pura e simplesmente sempre se tirar vantagens de tudo e de todos, não importando quem quer que seja. O lema do Brasil hoje, quer na política, quer na iniciativa priva, é o de sempre se levar vantagem, não importando como ou quando. O importante é sempre está em vantagem, pouco importante a quem atinja ou quais as mazelas sociais que o povo esteja tendo que aguentar. Na verdade, estão deixando para os nossos jovens uma herança maldita do conceito do que é moral e daquilo que humanamente é imoral. Mas a coisa não é por aí, por isso mesmo, é que deveremos fazer com esses jovens também, passem a olhar os lírios dos campos e ver que no futuro eles poderão aflorar para uma vida bem melhor para todo o conjunto social do nosso País, do nosso Estado e do nosso Município. É  hora de se fazer um esforço para se mudar de mentalidade, afinal de contas, enquanto alguém está esbanjando dinheiro numa farra qualquer, tem alguém morrendo à míngua no hospital público qualquer, ou até mesmo de fome, sem ter um níquel furado para comprar um pão ou um quilo de feijão. É bom que a nossa juventude, que pelo menos uma parte, está mais para a porralouquice dessa sociedade, que para a busca por uma vida de seriedade, honestidade e honradez, sem deixar, claro, de viver a juventude e de ser feliz.

Nenhum comentário: