QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO


1.) - Hoje, quem quiser me ouvir, estarei participando do Programa Sem Censura, de Ricardo Resende, na Rádio Buíque FM, aonde serão levantados vários pontos de interesses da coletividade, envolvendo vários assuntos que certamente é de interesse de toda a população. É o debate livre, democrático e aberto que pretendemos fazer.

2.)  - Já disse e torno a dizer, não estamos mais vivendo num regime de mordaças, nem tampouco de mãos atadas, mas sim numa democracia onde a liberdade é o mote maior do exercício da cidadania, para dizer, criticar, opinar, falar o  que pensa, fazer o que bem entender, desde que dentro da lei, além de ter o sagrado direito de viver em liberdade e se expressar livremente. Quem pensar o contrário é porque ainda vive sob o que restou do saudosismo ditatorial ou é um "ditadorzinho" por formação. Será que se ter liberdade de imprensa, de se expressar livremente e de opinião, terá que o cidadão, o escritor, o jornalista, que passar por algum CENSOR de Blogs de Buíque, é isso? - É a volta da censura de imprensa na época da ditadura militar recriada em Buíque? 

3.) - Nunca e jamais fui favorável ao regime militar, por isso mesmo, sempre me quedei a votar em candidaturas de direita, salvo em alguma poucas exceções por questões de ordem voltadas mais para o meu torrão, do que para as minhas reais convicções, mas no geral, nunca fui seguidor ou admirador desses políticos que pregam a liberdade escrachada do livre mercado e da privatização do Estado. Quanto tive que votar e foram poucos, nos candidatos de direito, o fiz por uma questão de está defendendo alguma candidatura da terra nata, porque outra opção não existia, isso porque, não sou de anular, votar em branco ou deixar de votar. Sempre faço a minha opção, pois nunca fui de ficar no meio do muro.

4.) - Em parte conheço bem a política de minha região, principalmente a de Buíque, onde nasci e passei a maior parte de minha vida. Nunca transferi meu título para onde eventualmente me mudei para morar por questões de estudo ou profissionais, de trabalho. Sei quem é quem na política de Buíque, portanto não acho que tenha alguém que possa querer me dar lição de moral, quando sei por ciência própria que tem muita gente que de moral não pode falar porra nenhuma, é isso mesmo, no linguajar chulo mesmo!

5.) - A política existe para o debate de forma mansa, pacífica e democrática, além de que, os políticos eleitos tem por dever e obrigação em defender a liberdade e não querer colocar mordaças em quem procura falar pela boca do povo, daqueles que não tem vez, não tem voz e tem até medo de abrir a boca. Será que tem gente querendo reeditar a turma do cacete e do porrete da década de 90 ou da turma de não leu na minha cartilha, o lixão comeu, é isso que querem, é? - Além de atuara na imprensa por quase toda a minha vida, sou um advogado, e como tal, tenho por dever e obrigação em falar em nome do povo e falar por aqueles que não vez e não tem voz, ou não camaradas? - Sou também um soldado da liberdade e da democracia, porque foi assim que aprendi por toda a minha vida, foi assim a minha formação de vida. Que viva a liberdade e o direito de se expressar livremente, certo camaradas!

6.) - Tem mais, ninguém pense que a política é eterna. Para uns, pode ser que dela se faça profissão, o que é completamente errado, isso porque política não pode e nunca foi um meio de vida, mas sim, uma ciência que visa a transformação social, não a transação pessoal. Não rato, existem políticos que se aposentam como tais, mas isso deveria ser uma exceção, isso porque no regime democrático, a reciclagem do poder deve ser uma constante para que se teste quem melhor possa servir à coletividade e esteja em consonância em defender também a liberdade e o regular exercício de cidadania do  povo. É assim que deveria ser a política num regime democrática, isso porque, a eternidade no poder se transforma numa ditadura, ou não camaradas!

7.) - Jonas Neto, apesar de alguns menos avisados, acharem que ele deveria endurecer, é o prefeito mais democrático que já pude ver em Buíque. Ele sabe perfeitamente que é criticado, até em alguns casos, indevidamente, mesmo assim tem se comportado como um democrata numa democracia aonde qualquer cidadão tem o seu sagrado direito de opinar. Numa certa fala, ele mesmo disse, que podiam até falar dele como político, mas que deixassem a sua vida pessoal de lado, o que é perfeitamente correto. Jonas Neto, mesmo antes de assumir, sempre disse para ele, que o caminho da democracia, era o de não perseguir ninguém, não retaliar as críticas, mas respondê-las na medida do possível e ouvir mais do que falar. Foi assim mesmo que o disse numa conversa entre eu e ele. Na verdade ele entende bem, que quem entra na chuva da política é mesmo para se molhar, ou estou errado?

8.) - Os ditadorzinhos de plantão, acham que ele está errado, mas não está!  - Ele está corretíssimo em saber ouvir críticas e não revidar, mas sim, busca na medida do possível fazer realizações na sua administração, que está dando muitos mais frutos do que se imagina. Jonas Neto, nesse item, digo com sinceridade, por não ser violento, nem apoiar a violência de quem quer que seja, me surpreendeu, porque é o prefeito mais democrata que já passou pela história de Buíque, pois não é de perseguir ninguém, ou estou mentindo?

Nenhum comentário: