QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 9 de julho de 2011

QUEREM NOS AMORDAÇAR QUANDO A VERDADE DÓI, E ISSO NÃO É NADA DEMOCRÁTICO

SEM CENSURA - Convidado pelo colega blogueiro e radialista, Ricardo Resendo, participei ontem, como entrevistado do seu Programa Sem Censura. Infelizmente uma hora foi muito pouco para que se pudesse falar de tudo aquilo que a gente tem conhecimento e sabe que o povo precisa da mesma forma, saber dos fatos e acontecimentos, sobretudo com relação à atuação dos poderes públicos constituídos, quer de seus representantes, quer de suas ações e de quando se choca o interesse público com o interesse particular. Uma coisa, se bem que muitos não sabem discernir, é o que é público e o que é privado. Na verdade também, poucos tem conhecimento do verdadeiro papel que devem desempenhar enquanto detentores de um mandato popular, por isso mesmo, tinha muito mais coisas e informações para ser debatidas, mas o tempo de uma hora é muito pouco para o muito que a gente tem conhecimento para a nossa população.

BLOG DEMOCRÁTICO - Quero deixar bem claro, que com este instrumento de comunicação, que antigamente era conhecido como informações diárias, mas nessa época de um mundo avançado da internet, se chegou a essa ferramente importante que é o blog, onde já existem mais de 112 milhões de blogs mundo afora e se cria cerca de 120 mil por dia, então ferramenta como instrumento de comunicação tão importante, hoje não existe que não seja o blog. Antes me valia, como ainda me valho, de jornais da região para escrever e expressar a minha liberdade de pensamento. Pode até ser que a minha expressão venha a colidir com interesses de outras pessoas ou de instituições, mas quero deixar bem claro, que quem se sentir atingido de alguma forma, pode me mandar a sua resposta no mesmo molde do publicado, que da mesma forma democrática, faço de imediato a publicação. Agora, quem quiser seguir por outros caminhos, que sigam, pois nada mais estou fazendo do que expressando a minha liberdade de pensamente e de me expressar livremente, na qualidade tanto de cidadão, quanto na qualidade de jornalista, mister que exerço desde longas datas, inclusive, retaliações, ameaças, não é de hoje que as recebo não senhor! - Desde que comecei a publicar o Jornal a VOZ DE BUÍQUE, primeiro jornal buiquense criado por mim na década de 90, que sofria ameças dos poderes constituídos do município de Buíque e de seus representantes, que nunca demonstrou uma posição democrática nesse sentido, mesmo assim, nunca calaram a minha voz e não é agora, que vão calar. Vou continuar escrevendo, expressando meu livre pensamento e concepção do que existe à minha volta e falar o que bem entender. Agora quem se sentir atingido, repito, que vista a carapuça, ou não camaradas!

O DEBATE - Tenho ainda a dizer, que estou pronto e preparado para fazer o debate de minha terra com quem quer que seja, então, quem se interessar para debater sobre os rumos que a nossa terra deve tomar, então vamos debater o que é melhor para Buíque, que está mais do que na hora de envolvermos tantos os formadores de opinião, quando o povo, num grande debate público para saber que rumo devemos tomar para a nossa terra, no sentido levantar os seus problemas e buscar soluções para resolver o que de mais urgente a nossa população precisa, a exemplo de temas como educação, saúde e problemas de ordem social. É esse o rumo que devemos tomar para termos um Buíque verdadeiramente sério e melhor.

RECURSOS PÚBLICOS - Uma coisa interessante, é que a Câmara de Vereadores de cada Município, vota a sua Lei Orçamentária anual e na maioria delas, ninguém sabe quais foram as verbas colocadas no orçamento e para qual finalidade. Pois bem, cada detentor de mandato eletivo de vereador, teria por dever e obrigação de saber da previsão orçamentária e das verbas efetivamente alocadas pelo Município e para qual finalidade de destinação, mas isso no geral, não o corre. Na verdade ninguém sabe o que aprovou, muito menos o que vem para o Município a título de verbas públicas e para qual finalidade, a ponto certa feita um vereador de Buíque, agradecer ao Presidente do Sindicato, que nada tem a ver com o Poder Legislativo, a informação de um quantitativo de verba pública que veio para Buíque, o que deveria por dever de seu ofício, uma obrigação dele saber, ter o devido conhecimento. Então, camaradas, vamos ter mais atenção no papel público que cada um representa na edilidade buiquense. Não critico por criticar, mas sim, com propriedade. Lembrando ainda, que não estou entrando na vida pessoal de quem quer que seja, porque aí, estaria praticando uma leviandade, mas sim, na vida pública do indivíduo detentor de um mandato popular, que está exposto tanto à execração, quanto à aprovação popular. É assim que funciona a política.

GOVERNO LULA - Pelo que eu sei, Lula foi o governo mais criticado neste País, tanto pelos que dele não gostavam, quanto pela grande imprensa que lhe fazia oposição, a exemplo da Rede Globo de Televisão, do Jornal Folha de São Paulo, da Revista Veja, entre outros grandes veículos de comunicação, mesmo assim, Lula ficou oito anos no poder, não processou ninguém por isso, nem tampouco acenou com qualquer tipo de retaliação, isso porque, Lula, além de ser um grande político, se transformou num grande estadista aonde as críticas não chegavam sequer a lhe atingir. Agora se o político é pequeno por natureza e nessa pequenez assim se vê, procura chiar, ameaçar, retaliar, promete processar e os escambau, é porque além disso, não aprendeu a ter a grandeza política de que quem entra no meio político, é para se molhar. Quem não aguentar críticas na política, melhor cair fora, que não serve para ser político, ou então desamarre o rabo de cavalo preso, aprenda a fazer as coisas certas, ou não camaradas!

QUANDO AS INSTITUIÇÕES NÃO FUNCIONAM - A bem da verdade, quando as instituições públicas não estão funcionando como deveriam funcionar, pode ser o Judiciário, o Executivo, o Legislativo, o Ministério Público, ou seja lá qual for o poder, não só devem ser cobrados para prestar um melhor serviço à população, como também devem ser duramente criticadas para que façam a coisa correta, principalmente quem as representa, pois como agentes políticos, tem por dever e obrigação de fazer a coisa certa. Por isso mesmo é que tenho usado este meio de comunicação como um instrumento para informar, cobrar as melhorias dos poderes constituídos em favor da população e nada estou ganhando com isso. Crítico sem dó nem piedade o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Sistema Penal Brasileiro, a própria OAB da qual sou integrante, e não me quedo de deixar também, de fazer as devidas cobranças, quando assim elas se fizerem necessárias, aos próprios poderes constituídos de meu município, aí sim, é que tenho por dever e obrigação de cobrar mesmo, não que esteja visando algo no futuro ou disso que esteja tirando algum proveito de ordem financeira. O que estou fazendo é exercitando o meu sagrado direito de cidadania, nada mais que isto, como um integrante de uma coletividade que deseja sempre o melhor para o seu povo, mesmo que este, em muitos casos, não veja dessa forma. Outra mais, repito, quem quer que seja que se sinta atingido, pode me mandar a sua resposta, o seu desagravo, que estou pronto para publicar. Agora não me venham com essa de mordaça, do cacete e do porrete, nem volver à época do cacete no lixão, que disto, camaradas, não tenho medo não senhor, afinal de contas, já passei por poucas e boas na minha vida e ainda estou aqui e não tenho medo de dizer as verdades que o povo quer ouvir e saber não senhor. Quem achar que estou falando demais, que se exploda!

Nenhum comentário: