QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 21 de agosto de 2011

COLUNA BATENDO O MARTELO

Aqui não tem conversa mole não senhor, é prego batido, ponta virada!
GOVERNO DE DILMA - Infelizmente até o momento, o governo da presidente Dilma, não acertou os ponteiros com essa troca-troca de ministros e alguns auxiliares direitos, principalmente com envolvimento em escândalos de corrupção. Evidente o reconhecimento e o esforço da presidente em tentar erradicar essa praga, mas dificilmente ela conseguirá numa estrutura gigantesca, com tentáculos por todo esse imenso Brasil, em que está montada a administração pública federal. O controle de toda essa máquina não é nada fácil e modificar o sistema corrupto em que está montada, será uma tarefa das mais difíceis. Agora o problema da política brasileiro, não se pode debitar tão-somente a um ou uma presidente da república, mas sim, à toda sociedade, que de certa forma também compactua com a corrupção, muitos até sérios antes de entrarem na política, mas quando entram, se integram aos sistema da mesma forma que os que lá já estão. Não se pode dizer o mesmo de todos, pois ainda sobre uma minoria que não se corrompe, nem se dobra ao sistema corruptivo.

ATÉ NOS MUNICÍPIOS - A corrupção está incrustada na mente de praticamente todas as pessoas. Até mesmo na iniciativa privada, todo mundo, de alguma forma, sempre quer tirar proveito dos demais. Por isso mesmo, essa prática pestilenta, até mesmo nos municípios, por menor que sejam, é muito difícil de se controlar, isso por que, por mais que se tenha um leque de leis para fechar o cerco, sempre se encontra uma fórmula para burlar lei e fazer de conta, pelo menos formalmente, que tudo está dentro do que determina a legislação, preceito básico da administração pública. O pior é que todo mundo sabe das práticas de corrupção, do uso indevido da máquina pública, do apadrinhamento, do nepotismo e todo mundo emudece, fica calado, fazendo ouvido de mercador como se tudo estivesse às mil maravilhas do mundo. Infelizmente é assim que a banda podre toca em todas as instâncias, quando se trata da coisa pública.

NA INICIATIVA PRIVADA - Naquilo que se chama de iniciativa privada, também existem as roubalheiras, quer nos lucros escorchantes, nas apropriações indébitas dos salários dos empregados,  quando não pagam o mínimo legal, e das obrigações sociais, quando não recolhem aos cofres públicos os valores devidos, a exemplo de INSS, FGTS, CONFINS, sem anotação de CTPS, prejudicando assim, o trabalhador brasileiro. Então determinados empresários por vezes se dizerem sérios, não dá para engolir, por que também colocam a mão tanto no dinheiro público, quanto no de particulares. Tem mais, a maioria vende sem nota fiscal, mesmo cobrando o ICMS do cliente e, sem a emissão da nota, como repassar o ICMS à Fazenda Estadual? - Muita gente às vezes reclama que paga impostos, paga isso, paga aquilo e portanto tem direitos A, B e C, mas na realidade, se o ICMS e outros impostos não são recolhidos ao fisco, como falar em direitos? - A roubalheira na iniciativa privada também é coisa gritante. Na verdade todo mundo quer sempre tirar uma casquinha de tudo, mesmo se fazendo de santo-do-pau-ôco, esta é a verdade nua e crua.

SÓ PAGA MESMO IMPOSTO - Só quem paga mesmo imposto corretamente, isso quando não encontra uma brechinha para não pagar ou pagar menos, é o trabalhador que se enquandra nos limites de ganhos tributáveis, isso porque, já vem descontado na fonte. E olha que a pancada do leão, é de lascar o cano. É uma tabela progressiva de alíquota progressiva, que o trabalhador que ganha um pouco mais, ao ter que pagar tanto imposto, chega a privar a família de muitas coisas para se ter uma vida melhor. O pior para o trabalhador, é ver que o desconto do imposto de renda que paga ao fisco federal, vai desaguar nas roubalheiras dos superfaturamentos, nas licitaçãoes fraudulentas e manipuladas, no pagamento de servidores públicos que não trabalham e tantas outras artimanhas de roubalheiras do poder público, que não dar para citar todas elas. Se o dinheiro que se arrecada fosse bem aplicado, há, sim, aí se poderia pagar com gosto! - Por isso mesmo é que, quem pode sonegar, com certeza vai continuar sonegando até enquanto esse País for corrupto, o que significa em dizer, que vai ter que sonegar a vida inteira.

OS EMPRESÁRIOS RICOS - Em nosso País, tem muito empresário posudo, de nariz arribitado, mas demonstra uma estrutura de riqueza que ninguém sabe explicar por qual mágica o sujeito chegou a enriquecer assim de repente. É um tremendo mistério. Muitos deles dizem que foi fruto de muito trabalho e tino administrativo. É, pode até ser! - Mas tem muita demonstração de riqueza, que sinceramente, não dá para se entender como surgiu assim de repente. É de se arrepiar! - Ora, existem pessoas que trabalham a vida inteira de forma honesta e não passam da vidinha mediócre que sempre tiverem, então, camaradas, certas riquezas, se não são fruto do tino administrativo e da sorte, como muitos dizem, só pode ser de origem duvidosa. Muitos até tem a cara de pau de dizer que a riqueza foi porque ganharam na sena ou na loto. Será? - Existem muitas desculpas esfarrapadas para muita gente explicar a origem de suas riquezas.

PONTO SEM NÓ - Enquanto os ricos ficam mais ricos, muitos até de forma desonesta, o pobre coitado continua na sua vidinha miserável dando ponto sem nó. No final das contas os políticos, ainda usam o pobre coitado, cooptando o seu voto para neles votar e o pobre coitado, continua como sempre,  usado como instrumento para muitos dos corruptos continuarem no poder de mando. É esse o Brasil real em que vivemos. Diferente, dificilmente virá a ser. Mudar toda essa estrutura degenerativa, tanto na iniciativa pública, quanto na privada, todos concluiados querendo sempre tirar vantagens de tudo e de todos, é praticamente impossível, mas é sempre bom ter alguém ou algumas pessoas que continuem tentando mudar essa série de coisas que contrariam todos os princípios que contrariem a honestidade, a moralidade e a dignidade de todo e qualquer ser humano.

Nenhum comentário: