QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

COLUNA DAS SEXTAS - NAS GARRAS DA TARÂNTULA


O JUDICIÁRIO - Embora uma das instituições mais respeitáveis do País, o nosso Judiciário ainda não acertou o passo da celeridade processual e continua andando à passos de cágados. É uma realidade em face de um sem número de processos acumulados ao longo dos tempos, além, claro, da letargia e lentidão em parte, de serventuários da Justiça, de alguns magistrados e de promotores de Justiaça. Ainda vai demorar muito para que tenhamos um Judiciário que resolva os litígios em questão de dias ou meses, como ocorre na Alemanha e nos Estados Unidos. Nem mesmo os processos penais, que tem certa prioridade, pelo menos para os acusados que estão presos, estão andando com a celeridade determinada pela legislação e recomendada pelo CNJ. É de arrepiar o emperramente dessa máquina chamada Judiciário.

PRERROGATIVAS DO ADVOGADO - Ainda uma das profissões mais notáveis e respeitáveis do País, é o advogado, que é essencial à administração da Justiça, em que no seu ministério privado, presta um serviço público e social. No regular exercício profissional, de um modo geral, o advogado ainda é muito desrespeitado por outras autoridades, que se acham no topo do autoritarismo, querendo com isso demonstrar autoridade, quando na realidade está desrespeitando a lei, por não entender que entre advogados, promotores de justiça e juízes de direito, não existe hierarquia, mas tem muito neófito ou pavão misterioso que parece não entender esse preceito de ordem constitucional e em lei federal específica do advogado, que é o Estatuto da Ordem. Essa mentalidade arcaica precisa mudar e para tanto, deve a própria OAB se empenhar mais, exigir mais respeito à classe a qual representa como uma institição respeitável desde a sua criação, ainda no Império do Brasil, em 1843, como Instituto dos Advogados do Brasil - IAB, daí foram sendo disseminadas pelos estados mais avançados nos cursos jurídicos no Brasil, as seccionais ou conselhos de advogados. Em Pernambuco, a nossa Seccional veio a se constituir em 1932, na forma de Conselho da Ordem dos Advogados Brasileiros, Secção de Pernambuco.

REFORMA ELEITORAL - Depois de muita discussão inútil e sem o menor ânimo, se está chegando ao fim do ano, e a tão decantada reforma eleitoral, não saiu do papel e as próximas eleições vão seguir as mesmas regras do jogo de sempre. Na verdade, nada vai mudar e tudo vai ficar como dantas, no Quartel de Abrantes. Na realidade os políticos não querem implementar no País, uma reforma séria, inovadora, porque vai contrariar interesses deles próprios, daí pra que reforma eleitoral ou política, hem?

LEGITIMIDADE DE SE CANDIDATAR - Todo eleitor tem o sagrado direito de votar e ser votado, salvo exceções vedadas por lei, mas em pleno exercígio e gozo de sua cidadania, não há nenhum impedimento que venha a proibir a candidatura de quem quer que seja a disputar qualquer cargo. Evidentemente, que no Brasil, se firmou a idéia, de que só pode ser candidato quem tem perfil, carisma e sobretudo, dinheiro, senão, não importa ter outras qualidades que dignifiquem o cidadão, pois não tem lá muitas chances de chegar  lá. Perfil, carisma, conduta moral  ilibada e boas intenções, isso são predicados que pouco importa para o eleitorado, que de certa forma, de tão viciado, faz do seu voto uma coisa reles qualquer de mercancia de feira de "mangaios". É essa a triste realidade do nosso País, para a infelicidade de quem deseja concorrer a um mandato, mas como não tem dinheiro para fazer negociatas com cabos eleitorais, comprar o voto individual do eleitor, só de boas intenções e uma história impecável de vida, dificilmente chegará a conquistar um mandato eletivo, e por isso mesmo a nossa política é essa podridão que está aí fazendo as suas piruetas e marabalismo com o dinheiro público todos os dias. É triste ter que se encarar esses fatos de frente, mas essa é uma realidade da qual ninguém pode fugir e da qual devemos sempre combatê-la, pois quem sabe daqui a uns duzentos anos não mudamos, hem?

CANDIDATURA DO PT EM BUÍQUE - Indiscutivelmente, nada mais legítimo e justo, do que cada partido político, querendo, lançar o seu candidato, o que vem até a aperfeiçoar ainda mais o processo democrático de escolha dos representantes populares. Agora a questão de Buíque, ainda vai ser bipolarizada politicamente e vai demorar muito tempo ainda, para que saia dessa polarização de dois grupos ou dois lados políticos. Por isso mesmo, é que partido político legalizado lançar candidatura olímpica, só para concorrer e não eleger sequer um vereador, não parecer ser uma atitude das mais inteligentes não senhor! - Isso porque expõe o partido por não chegar a atingir sequer o quoeficiente eleitoral para não eleger ninguém e o partido mais uma vez vai ficar sem representativade popular no Poder Político do Município, e jamais vai ter chance de crescer e quem sabe, até chegar ao poder. Dos políticos do PT que chegaram ao poder nessa região, pelo que se sabe, nunca foram petistas e jamais tiveram uma história política de esquerda. O PT se desfigurou completamente e se não fizer aliança política se igualando as demais partidos, jamais chegará a lugar nenhum. Em Buíque está se falando que o PT terá Luiz de Quincó como seu candidato a prefeito. Bem é louvável a atitude do PT, só que, ninguém ouve falar no nome de Luiz, apesar de ser um cidadão de bem. Então camaradas, nesse quesito, melhor seria no desenrolar da política buiquense, se repensar o lanaçamento de candidatura própria. Mas dentro da legitimaidade, também é respeitável a iniciativa do PT, afinal de contas, em nome da democracia, todo e qualquer partido pode lançar os seus próprios candidatos, tanto a prefeito, quanto a vereadores.

O SONHO DE SER PREFEITO - Todo cidadão no seu lugarzinho onde nasceu, cresceu e viu como tudo aconteceu e acontece, tem o sonho de ser prefeito de sua terra, pelo menos uma grande maioria. Quem não quer ser a primeira autoridade de seu lugar. O problema é que, querer ser é uma coisa e ser de verdade, é outra bem diferente, que só é realmente contemplado, pelo que se pode notar, quem tem uma estrela marcada para chegar a ocupar cargo de tamanha relevância, a exemplo de Jonas Neto, que do nada, mas com raízes de família política, chegou ao poder que disputou como um mero aventureiro. E hoje camaradas, quer queiram, quer não, só teria Arquimdes Valença, se não tivesse na ficha-suja, para se peitar frente a frente com Jonas Neto, porque outra candidatura para se ter uma disputa emocionante e clássica, não se vislumbra no Município. É esta no momento a realidada de Buíque, até por que, nesse ano e pouco de restante de mandato do atual prefeito, ele vem ganhando pontos e crescendo como administrador. Então camaradas,  mais uma vez pode dar Jonas novamente e, o que seria uma aventura na disputa do primeiro mandato, agora já se tornou algo consolidado e estruturado politicamente. Para quem pensa que será fácil, acreditem que não será tão fácil assim não, enfrentar o jovem prefeito Jonas Neto nesse pleito que se avizinha.

Um comentário:

Allan Carlos disse...

Falando de partido político, quero informar a VSª caso ainda não saiba, amanhã teremos no municipio a conferencia do PC do B em Buique, que se realizará as 9hs na câmara municipal. Um evento democratico e aberto ao publico em geral, na ocasião estaremos apresentando nossos representantes e o partido à população.