QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UM GIRO SOBRE FATOS E ACONTECIMENTOS


PRESIDENTE DILMA - A Presidente Dilma Rousseff, foi considerada pela Revista Forbes, como a terceira mulher mais influente do mundo, o que era de esperar, em face da projeção política que ganhou com o apoio do ex-presidente Lula. Alguns fazem chacota disso, como o comentarista do SBT, José Nêumani Pinto, aquele paraibano que sempre foi do contra e seus comentários sempre foram apimentados contra o seu conterrêneo nordestino que foi um dos presidentes mais populares da história do Brasil. Talvez não seja o fato de ser tão poderosa ou influente assim, mas o fato de ser mais uma das poucas mulhres que estão no topo de poder de seus países, daí se sobressair como uma das mais poderosas do mundo, atrás somente da primeira ministra da Alemanha e da Secretária de Defesa dos Estados Unidos, Hilari Clinton.

JONAS E LEONARDO DIAS? - Segundo notícias publicada no Blog Buique e Cia, de Francisco Carlos, o prefeito Jonas Neto, selou acordo político com o deputado estadual Leonardo Dias, filho do ex-deputado e atual Conselheiro do TCE-PE, Romário Dias, que foi deputado estadual por vários mandatos e presidente da Assembléia Legislativa por duas ou três vezes. Romário Dias para quem não sabe, era um aliado de carteirinha de Jarbas Vasconcelos e crítico ferrenho do Presidente Lula e do PT. Depois que Eduardo derrotou Jarbas com mais de 2 milhões de votos, Romário aderiu ao atual governo, e com um seu empurrãozinho se tornou Conselheiro do TCE-PE, chegando a fazer de quebra o seu filho, deputado estadual pelo PSB, integrante da base de fraldas da Casa Joaquim Nabuco. A base eleitoral dos "romários" é na região de Lagedo. Leonardo Dias, mais conhecido por "Léo", deve ter a média de idade do prefeito Jonas Neto.

E CLAUDIANO FILHO? - Como Jonas Neto ficou um pouco magoado com Claudiano Martins (o pai), que pelo fato de haver sido procurado por Arquimedes Valença, pedindo para que este intercedesse junto a Jonas Neto, sem o seu prévio conhecimento, para que o mesmo desse uma forcinha para aprovar na Câmara de Vereadores, as suas contas e, posteriormente, sem também o conhecimento de Jonas, Claudiano Martins procurou Dodó para a mesma finalidade, Jonas Neto com isso ficou desgostoso com Claudiano, a ponto de chegar ao rompimento. Foi esse o estopim que gerou o afastamento político de ambos, para que se abrisse caminho para que o prefeito Jonas Neto tomasse outro rumo político.

O CALO DAS LICITAÇÕES - A questão maior das prefeituras se localiza principalmente no centro nervoso de toda e qualquer administração pública, que são os processos de licitações para se tocarem obras, compras de produtos e serviços públicos. Todos os dias se tem notícia de que alguém foi preso por promover em seus municípios, licitações fraudulentas, de cartas marcadas ou superfaturadas. Esse tem sido um dos maiores problemas na administração pública. Pior é que tem muita gente que faz dessa roubalheira do erário público, profissão. Tem deles até que já chega mostrando documentação de uma série de empresas que existem somente no papel, para qualquer que seja o gosto do freguês. É de uma servergonhice sem limites, a maioria das licitações promovidas pelos poderes públicos. O pior é que são no geral de cartas marcadas, ganha quem fizer a panelinha, os preços são combinados, por isso mesmo são superfaturados e os serviços, produtos fornecidos e obras, no geral são de péssima qualidade. Isso no poder público, é um câncer que parece não ter como ser curado e só tende a piorar, apesar do cerco que se tenta fechar com um leque de leis existentes e as que se editam, que no final das contas, se tornam ineficientes para combater a corrupção deste País. Só leis para combater a corrupção não bastam, é preciso mudar a cultura da mentalidade do povo brasileiro, que aceita a corrupção com a maior naturalidade e desfaçatez.

AS POLITICAGENS - Parece que por algum momento em nossa região, os nomes de presumíveis candidatos a candidatos nas próximas eleições municipais, baixaram a bola um pouco. As fofocas que eram tantas, sairam do centro de interesse de conversas no momento. Mesmo assim, o foco da política não deixa de ser um assunto que aqui, ali, acolá, sempre se comenta sobre quem vai, quem vai, disputar as próximas eleições. O desinteresse pela política, com tantos escândalos, tanta corrupção, parece que não tem sido o prato preferido da população. Muitos dizem que não votam mais em ninguém, porque é tudo farinha do mesmo saco; outros mais, dizem que só votam se vender o voto caro, senão não vota em ninguém e assim por diante. A questão camaradas, é falta de politização do nosso povo, de consciência na hora de votar, não se iludir com o canto da sereia e entre os tantos candidatos que se apresentarem, escolher aquele que apresente a melhor performance, não no discurso, mas sim, pela história de vida de cada um. O curriculum vitae de cada candidato, pode contar muito e esse deve ser o divisor de águas para se fazer, se não a melhor, pelo menos e escolha menos ruim, mas o exercício de cidadania é algo que cada cidadão não deve ser furtar de exercitar, isso porque é assim que funciona a democracia.

APESAR DE TUDO - Mesmo diante de tantos escândalos e práticas de corrupção que pipocam País afora, mesmo assim ainda existe muita gente boa para que se possa ter uma opção de escolha. Se uma maioria não vale nada, isso não implica necessariamente que uma minoria seja do mesmo naipe. Pessoas boas e bem intencionadas e que querem ajudar de verdade, com certeza ainda existem. Não se pode nivelar todo mundo pelos que não valem nada. Então camaradas, existem opções sim, só basta fazer a escolha que se imagine ser a certa, se bem que, não está escrito na testa de ninguém que no futuro não venha a ser engolido pelo sistema e se transmudar também em mais um corrupto, para aumentar ainda mais o cordão dos desonestos deste País.

Nenhum comentário: