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terça-feira, 16 de agosto de 2011

DENÚNCIA - OS PROBLEMAS DE ORDEM ESTRUTURAL E COM O DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO


PE-270 - O trecho da PE-270 recuperado entre Itaíba-Tupanatinga e Tupanatinga-Buíque, embora não se possa dizer que o material utilizado no asfaltamento seja de boa qualidade, transcorreu dentro da normalidade, dentro do prazo contratual, pelo que tudo indica, embora não tenha sido uma obra, do ponto de vista legal, regular, vez que, a empresa contratante, terceirizou os serviços sublocando-os para duas outras empresas, o que não é permitido pela Lei de Licitaçaões de nº 8.666/93.

BUÍQUE-ARCOVERDE - Já o trecho da PE-270 comapreendido entre Buíque-Arcoverde, que teve início ao mesmo tempo tanto no sentido Arcoverde-Buíque, quanto no inverso, só que, por questões de estruturação das empresas envolvidas e de flagrante desperdício de dinheiro público, a obra que já era para ter sido concluída, até agora continua com trechos praticamente intransitáveis e danificando os veículos dos usuários da pista, com prejuízos materiais aos proprietários de veículos e utilitários de passageiros, o que se constituiu num grande descaso e desrespeito à população que faz uso da pista e com o Erário. É necessário e se faz urgente, que o Governo do Estado, Eduardo Campos, interfira com ordem e determinação, para que o obra venha de vez a ser concluída e olha, que o material utilizado no recapeamento da pista, parece ser de pior qualidade do que o utilizado de Itaíba a Buíque, o que só dar a entender de flagrante descaso com o dinheiro público, principalmente com essas tais de sublocações, terceirizando um serviço já terceirizado pelo Estado e proibido por lei, de que a empresa contratada venha a fazer concessões para terceiras empresas, não inclusas no processo licitatório. Diga-se de passagem que uma das empresas é sediada no Estado da Bahia.

AS EMPRESAS ENVOLVIDAS - As empresas envolvidas na recuperação dessa última etapa da PE-270, são a L. J. Construções Pavimenta, GMEC e, segundo ainda uma outra, que não se tem lá muita certeza de sua participação, a Contek Engenharia,  na trapalhada que se tornou a recuperação desse trecho da pista. Embora se tenha atravessado um período de inverno, mesmo assim, nos dias não chuvosos seriam mais do que suficientes para a conclusão da tosca obra tocada de todo jeito e como bem entendem, por isso mesmo, da intervenção do governo direta do governo Eduardo Campos, que certamente não está sabendo do que vem acontecendo para a conclusão dessa obra, que por sinal, é o principal trecho, em face de ser o mais movimentado em toda a sua extenção.

ESTREITA E COM MATERIAL RUIM - Além de vir sendo utilizado material de terceira, a pista não tem acostamento e o pior é essa inovação arquitetônica de se construir uma beirada vertical para escoamento de águas pluviais, que em caso de acidente, com toda certeza vai piorar a vida dos motoristas, que terão mais facilidade para capotamentos e danificações nos veículos acidentados. É realmente um grande descaso o que fizeram no trecho de Itaíba-Buíque e o que estão fazendo bem pior ainda, de Buíque-Arcoverde. Isso é realmente obra pública ou lavagem de dinheiro, hem? - Cadê a fiscalização do Estado que não está vendo isso, hem, governador? - Cadê o TCE-PE, que também não fiscaliza ou ainda não se deu por conta da irregularidade da extenção dessa obra de recapemento do trecho de Itaíba-Arcoverde e principalmente de Buíque-Arcoverde, hem? 

PIOR AINDA - O que acho também um grande descaso, é o fato de que os fazendeiros margeados na extenção da PE-270, assim como em outras vias públicas de rolamento de veículos, não estão nem aí para uma área que pertence ou ao Estado ou à Federação e as invadem, cercando-as como se propriedades suas fossem, que destinar-se-iam à construção justamente dos acostamentos das pistas, mas não, gananciosos que são, invadem sem a menor cerimônia áreas que não lhes pertencem, e fica o dito pelo não dito. O que o governo do Estado deveria fazer, principalmente no caso específico de Pernambuco, era derrubar as cercas construídas irregularmente e tomar de volta o bem de domínio público ou todos vão ficar de olhos fechados e fazendo ouvidos de mercador, hem? - E quanto aos acostamentos das vias públicas de rolamento de veículos automotores, hem, como fica?

O DESCASO É MESMO DE LASCAR - Pode até ser besteira para alguns, mas vamos refletir um pouco para concluir que muita coisa está sendo tocada de qualquer jeito, à toque de caixa, sem a menor responsabilidade das partes envolvidas. Então, camaradas, é mais do que necessário que se tomem as medidas necessárias e cabíveis para se resolver de vez uma questão de ordem administrativa, em que algumas empresas contratadas pelo Estado, não estão sendo capazes de concluir uma simples obra, dando a entender, que é mais um caso de lavagem de dinheiro, o que deverá ser apurado pelos órgãos competentes. Não que se possa denunciar quem quer que seja, ou fazer se fazer acusaçãoes levianas, pois ninguém sabe o que existe dentro da caixa de pandora, mas que medidas sérias e urgentes devem ser tomadas, disso não se pode ter a menor dúvida, ou não governador? - Quanto tempo vai ainda demorar para se terminar essa "gambiarra" que está sendo o recapeamento do trecho do PE-270 Buíque-Arcoverde, hem?

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