QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO



1. - Tupanatinga fez uma das maiores festas profanas populares da região, ao reverenciar a sua padroeira, Santa Clara. Diversamente de outros anos, os responsáveis pela organização da festa, que durou cerca de dez dias, inovaram com a criação de um nicho de demonstração da cultura popular da terra, com a denominação de Festival Multicultural e a criação de diversos pólos demonstrando os valores de sua gente, o que deveria ser motivo de inspiração para vários municípios da região, que só miram mesmo a cultura centrada numa mega-apresentação de uma estrela nacional e não passa disso. Se é para movimentar o povo do município e a economia de cada lugar, é de bom tamanho se aproveitar o lado cultural popular que se tem para mostrar, isso porque, além de vir a despertar talentos de cada terra, demonstra por outro lado, o que se tem de valoroso e de bom em termos de cultura vinculada ao próprio povo.

2. - Pelo que se sabe, os dois "Manés" de Tupanatinga, o Roque e o Tomé, estão querendo, como quem não querem, se aproximar. Afastados politicamente desde que Manoel Tomé tomou posse, por questões mais de ordem pessoais, do que propriamente políticas, há boatos que os dois bicudos podem se beijar na próxima eleição. Inimigos figadais até então, será uma novidade, mas não tão assim, a reunificação dos dois numa próxima campanha política, já que sempre estiveram ligados contra o adversário comum, José Cordeiro Feitosa, mais conhecido por Duca. Bem é esperar para ver se isso realmente poderá ou não acontecer. A questão de Tupanatinga, o que pesa ainda, é a popularidade de Mané Roque, que sempre é do gosto popular.

3. - O prefeito Jonas Neto, de Buíque, já está se articulando com vistas às próximas eleições, justamente para tentar fazer composições políticas com pessoas que dele se distanciaram um pouco ou então, com quem na campanha anterior lhe foi adversário, principalmente os que compuseram em 2004 a chapa de seu pai, Zé Camêlo. Blésman, pelo que se especula nas conversas de grupos de pessoas, é um dos nomes visados pelo prefeito, além de Luiz de Bizunga, entre outros. Pode até se questionar, por qual razão se compor com Blésman Modesto, já que na última eleição só obteve pífios 507 votos, mas a questão não está nos poucos votos sufragados em seu nome, mas sim de que Blésman Modesto ainda continua no inconsciente coletivo popular do povo buiquense como um dos seus melhores prefeitos, além de contar com um bom conceito moral e de exímio conhecedor da máquina administrativa, que ainda tem condições suficientes de dar sustentação a qualquer grupo político do qual se aproxime. É uma questão de postura, de moral se perfilar ao lado de Blésman Modesto, por ser uma das reservas morais de Buíque.

4. - Pelo que se tem conhecimento, em Água Belas, os "Martins" vão lançar como candidata do clã, uma de suas irmãs, que tem grande popularidade no município, entretanto, pelo que se comenta também, o atual prefeito, que é do PT, vai ser osso duro de roer, em face de vir fazendo uma boa administração. Nomeriamo, pela alta rejeição, não é mais um nome cogitado para voltar a pleitear a próxima disputa, pois será mais vulnerável que sua irmã, que tem mais chances de ser bem votada naquele município.

5. - Em Itaíba, como sempre acontece, é um município eleitoralmente consolidado pelo clã dos "Martins" e pelo que tudo indica, a sucessão vai recair sobre alguém da própria família mais uma vez. Pode até mesmo vir a ser o próprio Claudiano Martins, se acaso vier a se livrar da ficha-suja, que ainda é uma incógnita na próxima eleição. Então não será nenhum surpresa se a velha raposa política, Claudiano Martins, vier a ocupar mais uma vez a chefia da edilidade de seu município.

6. - O tempo é extremamente curto para o julgamento de algum processo até a próxima eleição, que se iniciará com menos de ano, ou de que a Justiça possa se manifestar para livrar algum político que responde a uma infinidade de processos judiciais na seara política, como acontece em nossa região. Em Buíque, não se sabe ainda como ficará a situação de Miriam Briano, já que ela se diz candidata, mas é filiada ao PTB, mesmo partido de Arquimedes Valenaça, que mesmo na ficha-suja, vai da mesma forma que Claudiano Martins, lutar para limpar a sua ficha para se peitar com o prefeito Jonas Neto, que transformará a nossa disputa num clássico da política local, já que não será mais a luta do grupo de Arquimedes contra o "moleque", o "menino" Jonas, como costumavam lhe chamar, mas sim, com o hoje prefeito Jonas Neto, que está no poder de mando. Então a luta pode ser de gigantes, acaso Arquimedes consiga vir a se candidatar, o que se imagina pouco provável. 

Nenhum comentário: