QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ADVOGADO E O ESTATUTO DA OAB

            
             Ontem, por indicação do nobre amigo Dr. Tércio Belarmino, Presidente da OAB-PE, Sub-Seccional de Arcoverde,  na qualidade de Secretário Geral, proferi palestra para os calouros da primeira turma do Curso de Direito da UPE, em Arcoverde, no Auditório da AESA. Das cinquenta vagas iniciais do curso, só quarenta e cinco foram preenchidas, o que poderá haver remanejamento, de acordo com o Coordenador do Curso, Professor Othon.
             Sendo esta primeira semema de aulas, um ciclo de palestras promovidas pela Coordenação do Curso de Direito da UPE, em Arcoverde, à minha palestra fiz ver aos calouros presentes, da importância do advogado e do exercício da profissão com respeito ao nosso Estatuto, à ética, à disciplina e a dignidade do ser humano, da profissão de advogado e, como não poderia me omitir, fiz ver também, dos percalços, das dificuldades e das pedras que encontramos pela frente no meio do nosso caminho.
                 O que me surpreendeu ainda, foi que todos os calouros presentes, tinham na média de 18 a 20 anos de idade, além de que, dos 45 primeiros cursandos de Direito, 40 são do Recife, o que é motivo de alerta para que aqueles que pretendem cursar ciências jurídicas em nossa região, terão que se preparar melhor para poder passar no vestibular e fazer um curso de excelência nessa área, na Universidade de Pernambuco - UPE.
               Na palestra também, procurei demonstrar da importância do advogado e da advocacia desde a época do Brasil Colônia, no Império e na atualidade, que de certa forma ainda é uma das profissões liberais mais respeitadas do País e no mundo onde o regime político é do Estado Democrático de Direito, além de que, ser advogado é uma profissão dignificante e que orgulha o profissinal do direito que exerce o seu munus com retidão, honradez e dignidade.

Nenhum comentário: