QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO


1. - O livro lançado recentemente pelo comentarista do Jornal do SBT, José Nêumani Pinto, intitulado "O Lula Que Eu Conheci", principalmente na visão voltada mais para as opiniões apimentadas anti-lulista, deve realmente procurar mostrar um lado pintado por ele, que o resto da população desconhce ou se conhece, faz de conta que não. Como a gente não deve ficar somente andando por uma pista de mão única, seria interessante ler esse livro, que certamente só vai mostrar o lado negativo do ex-presidente, isso porque, nunca ouvi da parte desse jornalista paraibano serviçal do sistema, tecer elogios a Lula em seus comentários. Sempre foram azedos, do contra ou do quanto pior melhor.

2. - A Secretaria do Meio-Ambiente de Buíque, pelo visto está atuando nas questões ligadas à pasta. Pelo menos já colocou tambores com cores diferentes para a coleta seletiva de lixo, só que, a população ainda não sabe determinar em quais das cores se destina o lixo reciclado, faltando, portanto, uma campanha educativa. Outra iniciativa dessa secretaria também, de salutar importância, é a de implantar educação ambiental nas escolas públicas da municipalidade, o que será incluído no curriculum escolar do ensino fundamental e para isso, já está em fase de elaboração e edição, um livro sobre o meio-ambiente, além de que, será promovida também por iniciativa dessa secretaria, um evento sobre agricultura familiar, que deveria ser de iniciativa de outra pasta, ou não?

3. - Com a reforma do organograma administrativo do prefeito Jonas Neto, no primeiro escalão de governo, que criou as Secretarias do Meio-Ambiente, da Juventude e desmenbrou Cultura e Turismo da Educação, parece que a única que está dando sinais de funcionamento, é tão-somente a do meio-ambiente, porque as demais, ninguém tem notícia de algum programa específico para a cultura, turismo e juventude, setores estes, que precisam ser atiçados para que se movimentem e se criem programas para iancrementar a cultura, o turismo e para inserir no mercado de trabalho, de lazer e de aprendizado, a nossa juventude, que pelo visto, vive à mercê da falta de nenhuma perspectiva de vida e de futuro.

4. - Existem manobras escabrosas que podem levar ex-prefeitos de fichas sujas ou outra leva de políticos, a regularmente participarem das convenções de seus partidos, registrarem as suas candidaturas, mesmo que venham a ser impugnadas pelas partes interessadas, podem perfeitamente com os recursos para as instâncias superiores e tocarem o barco da campanha até perto do dia das eleições até o julgamento no TSE e,  já no finalzinahoa, quando não pode sequer mais se mudar a fotografia da urna nem o número do candidato, apresentam outro nome de confiança de última hora e podem emplacar por viar transversas encontradas nas brechas da lei e chegarem até a vencer com uma candidatura laranja de última hora. É nisso que os políticos trambiqueiros e fichas-sujas já estão imaginando para não saírem da política. Pelo visto, muitos que se acham não poder se candidatarem na nossa região, vão se utilizar desse artifício, isso porque a brecha existe na lei, como última forma para o fichas-sujas continuarem surrupiando e abusando dos poderes públicos como se nada tivesse acontecido. Já imaginou pai se apresentar como candidato e no final das contas, eleger um filho ou filha em substituição ao seu nome, hem?

5. - No governo anterior, uma das marcas registradas, era a existência de um secretariado laranja, isso por que, o Ministério Público não dava trégua ao ex-prefeito Arquimedes Valença, por isso mesmo, muitos(as) dos secretários(as) não mandavam em absolutamente nada, isso pelo simples fato de que quem mandava e desmandava eram as suas poderosas filhas. Prefeito sempre ausente do município, o ex-prefeito costumava se reunir a portas fechadas sob sete chaves, na Pousada de Dedinho, somente com os seus auxiliares mais diretos e somente alguns poucos, tinham acesso a ele. Na verdade sempre foi um prefeito distante de Buíque e sua morada era somente de faixada e, se presente está agora, é tão-somente por que se está às vésperas de mais uma campanha política, no sentido de tentar engabelar os mais abestados dos eleitores buiquenses.

6. - Governar à distância tem sido uma marca registrada dos prefeitos de Buíque. A única exceção foi Blésman Modesto, que nas derrotas e nas vitórias, nunca se afastou de sua terra, apesar de sofrer em algumas ocasiões, de crises do status do cargo, ainda assim, com alguns defeitos, que ninguém é perfeito mesmo, foi o mais presente dos prefeitos de Buíque. Jonas Neto, de início queria seguir os passos do seu antecessor, mas tendo acordado em tempo, fixou residência em Buíque e sempre se faz presente em nossa terra, o que conta ponto para ele, principalmente quando se tem que enfrentar logo mais adiante, uma grande batalha ou de um exército de um Napoleão Bonaparte derrotado.

7. - A matéria aqui ventilada, da inexistência de uma quadra poliesportiva coberta em Buíque, não foi com a intenção de criticar ou diminuir quem quer que seja, muito menos o amigo e ex-vereador, Vandelson (o famoso "Gavião" desde os tempos em que estudamos juntos em Buíque e no Carlos Rios, em Arcoverde). O alerta foi tão-somente do descaso político que sempre existiu para a construção de uma obra que praticamente existe em todos os municípios e que aqui, não houve empenho de quem quer que seja, esta é a verdade. Desculpas esfarrapadas não levam a absolutamente nada. Na verdade, o que houve sempre foi falta de vontade política, seja de A, B ou C. Pouco importa de quem seja a responsabilidade, que pode até ser também extensiva a própria sociedade, que jamais se mobiliza contra os descasos políticos que sempre ocorreram em nossa terra, esta é a mais pura verdade. Políticos picaretas, já deveriam ter sido varridos do mapa político de Buíque, ou não camaradas!

8. - Com a construção da Academia das Cidades em Buíque, com o aproveitamento do esqueleto da velha quadra descoberta, gambiarra construída a pretexto de ser uma quadra poliesportiva pelo governo anterior, com o seu aproveitamento, pode ser que venha finalmente, a termos uma quadra poliesportiva de verdade para o desenvolvimento da prática de esportes por nossa juventude. Pelo porte de Buíque, dá para acreditar que pela extensão do município, uma quadra dessa natureza, é muito pouco. Necessário se faz a construção de mais quadras poliesportiva. O exemplo vem de Tupanatinga que tem duas, ou não camaradas!

Nenhum comentário: