QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 30 de outubro de 2011

COLUNA DOMINICAL - BATENDO O MARTELO

Conversa mole aqui não se cria, é prego batido, ponta virada!
O CÂNCER DO EX-PRESIDENTE LULA - O câncer na laringe do ex-presidente Lula, pegou todo mundo de surpresa e teve grande repercussão tanto a nível nacional quando internacional. Não é fácil o sujeito vir a saber assim de repente que sofre de uma doença que no geral, mete muito medo na gente e que requer muitos cuidados médicos-hospitalares, terapêuticos e até cirúrgicos para tentar debelar a doença. No caso de Lula, pelo que disseram alguns especialistas médicos da área, o caso dele pode ser debelado e ele vir a ser totalmente curado, é que espera toda a Nação brasileira, afinal de contas, o ex-presidente foi um dos maiores políticos brasileiro do mundo contemporâneo. Por isso mesmo é que todos esperam o seu pronto restabelecimento. 

POR FALAR EM CÂNCER DA LARINGE - Desse mesmo mal pelo qual Lula padece hoje, José Áureo Bradley, filho do velho político Áureo Bradley e ex-deputado estadual e líder do governo Arraes no seu segundo governo, se não me engano, em 1986, chegou ter câncer na gargante também, isso por que Zé Áureo, era um fumante inveterado. No caso de Zé Áureo, a coisa me parece que foi mais grave, pois ainda chegou a ser submetido a uma incisão cirúrgica na gargante que comprometeu por cento tempo a sua voz e ainda hoje fala com uma certa dificuldade, o que deve ser difícil para quem tinha um bom vozeiro, era um orador de mão cheia e nessa região chegou a militar como advogado em parceria com Dr. José Rabelo de Vasconcelos, grande advogado já falecido.

A VIRADA DO POVOADO DO AMARO - Pelo que se tem notícia, Dôre do Amaro, ex-arquimedista doente, hoje está de mãos dadas com o prefeito Jonas Neto, em face das obras que o atual gestor vem implementando em sua região, o Povoado do Amaro. Na verdade, praticamente toda a sua família também está com o atual prefeito, porém, o que é de se estranhar, é a notícia de que um de seu filhos vai se candidatar ao lado de Arquimedes Valença. Se ele é o líder da família, por qual razão um de seus membros vai ser candidato do lado do "Jacaré"? - Se o prefeito vem executando serviços de melhorias e de infraestrutura para aquela região, não há justificativas para essa divisão, ou será que é aquela do "lai-lou", quem ganhar a família unida continua no poder, é isso, é?

LUIS DE QUINCÓ - Segundo comentários, a candidatura de Luis de Quincó, secundada por Abel do PT, é mesmo pra valer. A questão é ter fôlego suficiente para enfrentar as feras políticas de Buíque. Ex-arquimedista de carteirinha, amigo do peito também de Luis Camêlo, ferrenho aliado do "Jacaré", que chegou inclusive a tentar demovê-lo dessa ideia de candidatura própria, Luis de Quincó ou Luis do Queijo, afirma que é candidato e não abre mão de sua candidatura. A coisa é mesmo pra valer. Se tiver sobrevida e contar com o apoio dos padres, poderá ter uma sobrevida suficiente para, pelo menos, atingir o coeficiente eleitoral mínimo para eleger Abel do PT, vereador, que é o seu maior sonho. Dentro dessa ótica, a candidatura de Luis de Quincó, pode servir de trampolim para Abel do PT finalmente chegar a ocupar uma cadeira na Casa Jorge Domingos Ramos, o que já é grande coisa.

MIRIAN BRIANO - A ex-vice e ex-candidata a prefeita Mirian Briano, que deu uma rasteira lá por cima, nos "Pereiras" (Vandelson e Vanaldo), também uma que afirma categoricamente não abrir mão de jeito nenhum de sua candidatura. Segundo se soube, chamada por Armando Monteiro ao Recife, ela, Mirian Briano, para um encontro com Arquimedes Valença, para tentar demove-la da ideia de candidatura própria e unificar o grupo, ela não aceitou em hipótese alguma e terminou por dizer, que se Arquimedes quiser, ela estava pronta para aceitar o apoio dele, mas o contrário seria missão impossível. A candidatura de Mirian Briano pelo PSB dos "Pereiras", é uma realidade que eles vão ter que engolir sem cuspir. Não pode se pensar também, que Mirian Briano venha a repetir os nove mil e poucos votos que obteve na eleição anterior, como candidata à prefeita, nem tampouco, que possa repetir a votação que ela e um grande grupo, deu ao deputado estadual Júlio Cavalcanti. Uma coisa é ter uma geografia de votos em determinado momento; outros é repetir os mesmos votos noutra situação que terá com certeza, peculiaridades bem diferentes.

BLÉSMAN JÚNIOR - Se acaso vier a se candidatar, não será de jeito nenhum um catalisador de votos e de popularidade não senhor! - Mesmo na sombra do pai, que apesar do prestígio, mas perdeu a densidade eleitoral no município, Blésman Júnior será uma candidatura que certamente não virá a decolar, isso por que sempre esteve ausente de Buíque e se for se espelhar nos outros que foram ausentes ou estão ausentes, a coisa não vai colar para ele não senhor. Ele só poderia vir a crescer politicamente se acaso o povo desse uma guinada de insatisfação com todas as candidaturas postas e com o atual prefeito, que apesar de todas as adversidades ainda é o mais cotado para vir a ser reeleito prefeito de Buíque. O exemplo maior é o ex-prefeito Arquimedes Valença, que com uma terceira administração complemente péssima, ausente de Buíque, só vindo a aparecer de verdade na época da eleição, com as suas filhas mandonas levantando o nariz para o povo, mesmo assim chegou a ganhar a eleição por 329 contra Zé Camêlo, que só não derrotou Arquimdes por falta de fôlego de última hora. Se tivesse tido  um pouco mais de gás, com certeza, mesmo doente como se encontrava, teria com certeza derrotado a sua cria.

EM ARCOVERDE - A política de Arcoverde, que também não deixa de ser acirrada, tem hoje em Luciano Pacheco, que está bem situado nas pesquisas e com Madalena Brito, que está em situação bem melhorada que ele, até que se chegue aos embates verdadeiramente, está indefinida. Por um lado, bem situada nas pesquisas, isso porque sempre agradou o rei e foi praticamente discreta na condição de vice, Madalena Brito, é a candidata ideal para que Zeca possa tentar vencer as eleições de Arcoverde, porém se ele cismar de colocar alguns daqueles outros almofadinhas, com certeza terá grandes chances de perder. O problema dele, é que Madalena se elegendo, vai fazer com ele, o que ele fez com Rosa Barros, é a velha história da criatura se voltando contra a criadora, o que certamente viria acontecer, acaso Madalena Brito viesse a se eleger apoiada por ele. Por outro lado, Luciano que jamais terá o apoio do prefeito, está correndo por conta própria, filiou-se ao PSD de Kassab e está fazendo política vinte e quatro hora por dia. Pode vir até a ter chances de vingar a sua candidatura se apoiado pela oposição, mas se Julião entrar em campo, a geografia política de Arcoverde vai mudar completamente e as atuais pre candidaturas vai cair em polvorosa, isso por que, mesmo ausente, Julião Guerra é o único político "ghost", que ainda mete muito medo nos políticos de Arcoverde.

CONHECIDOS QUE SE FORAM - Só nesta última semana, vim a saber que Mario Henrique tinha falecido. Lamentei a sua morte e levo à família as minhas condolências. Mario Henrique foi vereador pelo MDB, na época em que o comendador Áureo Bradley foi prefeito de Arcoverde. Conta-se que certa feita, numa sessão da câmara, Mario Henrique chegou a criticar o velho caudilho político, o que o deixou bastante irritado e por isso mesmo, certa feita, passeando montado à cavalo e deparando-se com Mario Henrique numa das artérias de Arcoverde, chegou a chicoteá-lo com o cipó de boi que segurava na mão para tanger o animal em que estava montado. Na primeira eleição de Julião Guerra e Áureo Bradley, aproveitando-se dessa situação inusitada, das chicotadas que supostamente Mario Henrique levou, Julião, bom orador que sempre foi, não deixou por menos, e o alcunhou de o "homem da chibata" e esse lema tomou conta da cidade de Arcoverde, que terminou por Julião, que começou a fazer uma campanha que nem palanque tinha para fazer os seus comícios, fazendo-os em cima de um banquinho, e findando por impor uma fragorosa e inesperada derrota ao velho caudilho político arcoverdense, que chamava sempre se referia a Julião, como "aquele moleque". Isso também se repetiu na última campanha de Buíque, quando o ex-prefeito Arquimedes Valença, nos comícios e no boca à boca, se referia a Jonas Neto, da mesma forma, como "'aquele menino, ou a'aquele moleque". Um dos outros que se foram também ultimamente, foi "Ciço Melo", que de repente teve um infarto enquanto dormia e não mais acordou. A vida, camaradas, é assim mesmo. Meus sinceros pêsames também à família enlutada de "Ciço Melo", como o conheci desde a década de 90, quando morei em Arcoverde.

Um comentário:

ptbuique disse...

De acordo com alguns blogueiros, existem comentarios que parecem fugir um pouco da realidade, ainda mais quando se trata de política, até mesmo porque está chegando a época da "política" e em lugares pequenos como é o caso de Buíque, as pessoas parecem não ter muito o que postar e acabam postando notícias um tanto destorcidas. Quero dizer caro colega, que o senhor precisa se informar melhor, para que tenha mais credibilidade naquilo que se noticia ou posta. Penso que as notícias em relação ao PT estão um tanto repetitivas. Seja um pouco mais criativo, se precisar de informação nos procure que teremos o maior prazer de informá-lo melhor, mais não fique criando, ou falando daquilo que não sabe de fato. Não sabia que voto de prefeito servia para eleger vereador, essa realmente foi novidade para mim.