QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS, O LIMIAR ENTRE A VIDA E A MORTE

Foto do Cemitério de Buíque. Ao fundo capela onde está enterrado os restos mortais do Padre João Ignácio de Albuquerque, primeiro prefeito republicano de Buíque e meu tio-avô.



DIA DE FINADOS - Hoje, como ocorre em todos os anos, é considerado um dia especial, o "dia de finados", que é feriado nacional. Neste dia as famílias cristãs, como de costume, visitam os túmulos de seus ancestrais queridos, fazem as suas orações em razão da saudade que de um modo geral nunca acaba, acendem velas, como uma espécie de simbologia de que a pessoa morreu, mas espiritualmente acendeu para outra vida no mundo de Deus para os que Nele acreditam. Como muita gente, neste dia, costuma também, levar os seus prantos de saudades que nuca se esvai no tempo, da forma forma levo também, aos meus pais, Milton Modesto e Adelaide Albuquerque. Meu pai faleceu em 1989, em face de um derrame, no Hospital Português, no Recife e, minha mãe, veio a falecer em 1994, também na capital pernambucana, por sofrer de doenças de origem cardiovasculares, o que se afigura como mal genético de família. Minha mãe, como já se encontrava debilitada e quem cuidava dela era minha irmã, Maria José Modesto, recebia o tratamento médico de que precisa, no próprio apartamento em que se encontra com a filha e faleceu sentada numa cadeira de balanço, serenamente, vindo finalmente a dar o seu último suspiro. Meu pai, não, foi diferente, pois ainda ficou sofrendo por treze dias na UTI do Hospital Português e parte de seu cérebro, cerca de 70%, já não mais funcionava, vindo irreversivelmente, à óbito. A meus pais, não somente por se tratar de dia de finados, pois todos os dias de minha vida deles alimentos as mais puras lembranças, que Deus os tenha em um bom lugar, se assim puder ser, isso por que eles foram uns batalhadores em vida.

A MORTE É UM SEGMENTO IRREVERSÍVEL NA LINHA DA VIDA - Todo mundo tem o devido conhecimento, de que na vida, como diz o dito popular, "vive para semente, para sempre". A consciência embora não aceitável, é que a de um dia essa linha da vida será inexoravelmente e fatalmente, interrompida, seja lá quem for o escolhido para dar o último arquejar de aspiração de ar e não mais expirar e aí, como num passe de mágica, a máquina humana estanca, para, deixa de funcionar e o sujeito será devorado por vermes e lavras imundas até volver à terra. É duro se ter que aceitar a morte, mas de um modo geral, aceitando-a ou não, todos nós teremos o nosso dia premiado para morrer. Pode-se até nascer para uma nova vida que não mais seja carnal, mas é aí que ainda reside o grande mistério e isso só Deus é quem pode responder ou a credulidade de quem cegamente acredita numa vida pós-morte como forma de aceitá-la com mais facilidade, senão todos morreríamos antes do tempo se fossemos nos encucar com a ideia da morte. Quem fizer da morte uma ideia fixa negativa, com certeza não viverá ou tenderá certamente a tirar a sua própria vida antes do tempo. Por isso mesmo é que enquanto pudermos, é viver cada dia como se fosse o último. Viver intensamente, fazendo o bem sem olhar a quem e pregando a paz, o amor e a união entre as pessoas, só assim podemos vislumbrar um amanhã celestial, onde tudo poderá ser flores e um mundo de par e amor.

MUITOS JÁ SE FORAM - Ao longo desta minha vida, muita gente que conheci, até mesmo pessoas que sequer chegaram a viver e usufruir da vida, se foram, ou naturalmente ou de forma brusca e violenta. Muitos de conhecidos meus já se debandaram, sem se despedir, para o andar de cima e ultimamente, tem ido um grande número de pessoas próximas de mim e que com elas participei de muitas farras, mas é assim a vida e ninguém da morte pode se afasta, quando de surpresa ela chega, não faz escolha, camaradas, seja o indivíduo rico, pobre, negro, o escambau. A morte não escolhe classe social, cor da pele, opção de vida, seja lá quem for o marcado para morrer. Ela é impiedosa. Não tem dó nem compaixão de ninguém. Por isso mesmo é que devemos sempre ser humildes e amáveis uns com os outros e nos amarmos como amamos a nós mesmos. É assim que se desenvolve e termina a linha da vida. Que Deus abençoe a todos nesta data de cada um chorar pela perde de seus entes queridos.

Nenhum comentário: