QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A PERPLEXIDADE QUE NOS SALTA AOS OLHOS


O PT DE BUÍQUE - Foi publicada neste blog uma matéria sobre o PT de Buíque, com relação à candidatura de Luis de Quincó, de que seria um instrumento utilizado para eleger pelo menos um vereador. Em resposta na linguagem petista, que de partido político diferente dos outros, só tem mesmo as chamadas prévias partidárias, no restos é tudo igual, alegou o interlocutor que se estava desinformado da forma de o PT fazer política e que nunca se vira voto de prefeito eleger vereador. Ora, isso é uma pura verdade, mas o certo é que, um candidato a prefeito com some uma certa média de votos, com certeza trará votos para os seus candidatos e o suficiente para atingir o coeficiente eleitoral, foi essa a intenção noticiada pelo blog. Quem não sabe que voto de prefeito não elege vereador? - Na verdade a soma dos votos dados ao partido e seus candidatos somados, é que serão utilizados como base para se medir o coeficiente eleitoral e eleger pelo menos um vereador, foi isso que se quis demonstrar, sem querer tirar o mérito de nenhum candidato, afinal de contas, estamos numa democracia e qualquer eleitor dentro dos seus direitos,deveres e obrigações, pode se candidatar, bastando tão-somente, se filiar a um partido político, que na verdade não seve para nada. Melhor seria que numa reforma política, mesmo permanecendo os partidos políticos, que aparecesse a figura da candidatura independente, exigindo-se somente determinadas regras eleitorais, que seria mais legítimo ainda as escolhas feitas pelo povo o direito de votar e ser votado.

ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - A chamada lagoa de Buíque do Sumidouro, que fica às margens direita da avenida Ayrton Senna, por ser uma lago natural, é considerada área de preservação ambiental e portanto, a sua preservação é de obrigação da população como um todo e do poder público como órgão coibir, gestor e fiscalizador, no sentido de não deixar que a mesma seja utilizado ao bel prazer de quem quer que seja, com construções irregulares nas suas imediações e o escoamento de rede de esgoto para a referida lagoa, que se estende até por trás do Clube Municipal, que por sinal, é uma das mais belas áreas se devidamente cuidada e preservada. Na época em que Blésman Modesto foi prefeito pela terceira vez, ainda procurou fazer do lago por trás do clube, uma área de lazer, no local central, onde fica localizada uma espécie de ilha, chegando até a promover serestas para lazer da população. Por isso mesmo é que o poder público municipal deve estar perfeitamente antenado para que àquela área de preservação ambiental não seja ainda mais violentada, como vem sendo por gente inescrupulosa, que não tem o menor senso de preservação ambiental. Pelo menos a Secretária do Meio-Ambiente, Dra. Silvana Cabral, vem envidando esforços junto do prefeito Jonas Neto e o Ministério Público, para se tomar alguma providência e impedir construções irregulares e derrubar as que foram construídas sem seguir o regulamento da devida ocupação do solo urbano. É necessário mais conscientização de nosso povo na questão ambiental, da preservação de áreas ecológicas, do desenvolvimento sustentável para tenhamos no futuro uma melhor qualidade de vida.

ARBORIZAÇÃO URBANA - Necessário também que se promova em Buíque uma campanha de arborização urbana e que, quando plantada as árvores, os populares por puro vandalismo ou maldade intencional, não venham a arrancar as mudas, porque assim agindo, estão fazendo como animais irracionais e sem o menor respeito à natureza, ao meio-ambiente e perdermos uma oportunidade de termos uma cidade mais verde e mais oxigenada. Vamos respeitar o verde minha gente e embelezar a nossa cidade, que na atualidade de beleza ela nada tem. A arquitetura da nossa cidade, sem seguir padrões arquitetônicos de construção civil e em desobediência cristalina de ocupação do solo urbano, está deixando a nossa cidade cada dia mais feia e horrorosa. Pior é que até os prédios históricos acabaram, destruíram, em nome da ganância econômica e em detrimento da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. O que sobrou das construções antigas, ainda é a casa paroquial vizinha à Igreja, a casa onde mora a família de seu Austriclínio e o local onde era localizada o armazém de Félix Galvão. Quanto ao resto, compraram a peso de outo, derrubaram e transformaram em pontos comerciais, tudo em nome da especulação financeira, que na parte imobiliária em nosso município está nas alturas. Seria de bom alvitre, antes que esses imóveis históricos antigos não venham também a se desfiguram, que por lei, fossem tombados como patrimônio histórico, artístico e cultural do município, pelo menos nesse restinho, porque os demais imóveis localizados principalmente no centro de Buíque, foram totalmente destruídos. Cadê que isso acontece em Pesqueira, hem? - Quem quiser conferir, visite Pesqueira para ver se lá mexem nos imóveis que integram a sua história, isso por que, pelo menos nisso, na Pesqueira secular do Ororubá, botaram ordem na casa no devido tempo. Preservar a história de um povo é de salutar importância para que possamos saber de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Por isso mesmo é que a história deve ser preservada, custe o que custar.

O QUE MAIS ME RESSENTE - Hoje o que mais me ressente, é não ver mais erigido, altivo e até funcionando como uma espécie de museu escolar, o prédio da escola à época denominada de Duque de Caxias, que ficava localizada entre as praças Vigário João Ignácio e Major França. Isso porque foi nela que eu, meu irmão Miltinho, aprendemos as primeiras letras com as professoras Dona Aderita Cursino, Dona Dodoce e Dona Umbelina. O tempo era ainda o da palmatória. Errou uma pergunta, tome palmatória na palma da mão ou se fizesse alguma coisa errada, ia para o castigo, que era ficar de joelhos perto do quadro-negro e de costas para os demais alunos. Quando o mal feito era cabeludo demais, o sujeito ia para o castigo de joelhos em cima de caroço de milho e de feijão. Tinha também às vezes, o puxão de orelhas, que não era de brincadeira não senhor! - Era para arrancar a orelha do moleque mesmo! - Na atualidade não mais se usa tais métodos de ensino, se preferindo mais a psicologia, mas naquela época se aprendia de verdade. Tendo essa escola, que se não me engano foi construída na década de quarenta para a de cinquenta, o prédio, não sei por qual razão  justificável, veio a ser derrubado na administração do ex-prefeito Anibal Cursino e assim, se foi parte de nossa história, o que ficará marcado para sempre na memória de quem lá aprendeu a rabiscar as primeiras letras e quanto aos nossos descendentes, como vão dessa escola ter conhecimento, se ela não mais existe? - Com a derruba da escola antiga, se foi parte da nossa história. Não sei por qual razão, mas pelo visto, o nosso povo é um tanto quanto avesso à preservação histórica do nosso município, o que é lamentável e imensa falta de conhecimentos no que diz respeito à preservação da nossa história para a posteridade.

OS OUTROS NADA FIZERAM - Os outros prefeitos que sucederam Anibal Cursino, com exceção de Blésman Modesto, que ainda preservou a casa onde Graciliano Ramos morou em Buíque e implantou o Museu da cidade na casa que pertencia a Dona Maria Emília e Lenira Cursino, a qual no momento está abandonada e é alvo de pendenga judicial, ninguém mais se preocupou em elaborar uma lei no sentido de tombado do patrimônio artístico, paisagístico e cultural da cidade e do município, para que ninguém pudesse alterar a arquitetura dos prédios construídos há vários anos e que faziam até ser totalmente modificados, parte da nossa história, o que se constituiu um crime essa omissão dos nossos gestores. Teve deles que por questões políticas partidárias, por não querer desagradar aliados ou então fustigar a vida de adversários, que nunca se importaram com nada, até porque, teve gente de fora de Buíque, que sequer se importou com a nossa cidade e passava a maioria do tempo às escondidas em outro lugar para não ser perturbado pelo povo. É necessário que se voto uma lei no sentido de se preservar o que se resta, além de que, um Código de Postura também viria a bom tempo para tentar educar o nosso povo, na questão da arquitetura e na regular ocupação do solo urbano, se bem que, para isso, já temo o Plano Diretor devidamente aprovado e é lei.

Nenhum comentário: