QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 20 de novembro de 2011

SEI NÃO, MAS EXISTEM MOMENTOS QUE NOS SENTIMOS COMO SE ESTRANHOS FOSSEMOS EM NOSSO PRÓPRIO TORRÃO


É ASSIM MESMO - Sabe aquele poema, que em suas estrofes repete mais ou menos assim: "Nossa terra tem palmeiras onde canta o sabiá/As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.... - E assim, sempre se repetindo esse refrão de quem está longe de sua terra e se sente meio perdido quando dê-la, por alguma razão tem que se ausentar. Já me senti assim quando por algumas vezes, por fatores circunstanciais da vida e do tempo, tive com a minha família, de me ausentar de minha terra amada, Buíque. Na verdade, não sei se esse sentimento valeu realmente a pena ou não, isso porque, pouco ou quase nada, a gente é reconhecido pelo de correto que procuramos fazer. É muito mais fácil sermos taxados e reconhecido pelo que de pejorativo supostamente nos atribuem, do que daquilo que tanto de positivo procuramos nos doar a nossa terra. Sei não, mas esta é a verdade nua e crua que sempre tive de Buíque. Sei quando sou bem aceito num determinado momento e sei também quando sou supostamente inconveniente. Não sou eu, mas com relação aos meus mais próximos também.

O QUE MAIS ME RESSENTE - O que mais me ressente mesmo, é o fato de por qualquer razão, existem muitos hipócritas que dominados pelo imediatismo, próprio de muitos idiotas de minha própria terra, tentam me apontar o dedo sujo, como se limpo fosse. Tem mais, mais taciturno e magoado ainda fico, com àquelas pessoas que se dizem próxima e na hora agá, não estão nem aí para o indivíduo. Camaradas, amigo ou suposto amigo de primeira hora que mesmo sendo usado como massa de manobra, não merece tratamento dispensado dessa forma. Mesmo que o indivíduo descaradamente dê um sorriso que seja somente para mostrar os dentes, ainda assim, é uma forma de satisfação, mesmo que o seja de forma falsa e amarela. É uma pena que tenhamos uns tantos amigos cachorros em nosso torrão, porque melhor seria se ter um amigo cachorro, que seria de verdade, que um "amigo cachorro", como os temos aos montes, ou não camaradas!

DIGO DE CIÊNCIA PRÓPRIA - Digo isso e a quem interessar possa, o faço olho no olho, cara a cara. Não aprendi por toda a minha vida, ter uma conduta permeada por duas caras, pela falsidade e pelo descaramento. Infelizmente, o meu torrão, tem sido ingrato para comigo e para os meus e digo isto de coração, por quando precisamos de alguém ou até mesmo num determinado momento de solidariedade, não aparece ninguém. Só aparecem mesmo a lhe procurar, quando de você precisam de algum favor, de ser favorecido em alguma coisa que esteja ao seu alcance, fora disso, camaradas, pqp, ou não!

NÃO QUERO GENERALIZAR - A minha intensão não é generalizar, mas a minoria que se pode dizer, esse é amigo de verdade, é muito ínfima. Lembro que certa feita, quando precisei de um dito "amigo", pelo menos que auto-rotulava dessa forma, que era conversa pra cá, conversa pra lá, e quando num aperto de minha vida, precisei do sujeito, qual o que, a resposta foi de pronto curta e grossa de forma negativa e eu só queria ser acudido com uma micharia de ordem financeira, nada mais que isso, mas a negativa foi na hora.Então camaradas, nunca digam que podem fazer aquilo que não está dentro do seu coração e fora de seu alcance da alma, isso porque, materialmente, quando se pode atender, a gente atende, mas a melhor atenção que podemos ter, é àquela que vem de dentro da alma, do coração e amigo que é amigo não se utiliza do outro simplesmente como um instrumento para obter os seus tortuosos fins e depois, priu, adeus, pqp!

TIVE GRANDES AMIGOS - Mesmo assim, com todas essas desventuras de minha vida, não posso dizer que não tive amigos em Buíque. Claro que tive, agora, amigos de verdade, a gente conta nos dedos. Fora de Buíque, quando morei noutras plagas, mesmo sem nunca ter me desligado do meu cordão umbilical, sempre consegui ter alguns amigos de verdade também, mas a minha decepção maior, vem do meu próprio torrão, esta é verdade. Tive também amigos ocasionais movidos às ebriedades da vida, mas desses, muitos são só do momento e somente. Alguns permanecem, outros desaparecem para nunca mais aparecerem. Melhor assim.

NÃO JULGUEIS PELAS APARÊNCIAS - Nunca julgues alguém por aquilo que se aparenta ser ou pelo que dizem dos outros. Também não julgueis quem quer que seja, mesmo que algo tenham dito de alguém, ou mesmo pela certeza que você tem sobre determinada pessoa, isso porque, só quem tem o dom de julgar a todos nós, só existem um que é Deus. A ninguém é dado a julgar o próximo. Esse poder que o homem dá a outro na vida terra, só é conferido a um juiz de direito, assim mesmo, na qualidade de ser humano, sempre profere julgamento extremamente injustos, errôneos e fazem um juízo valorativo da negatividade que jamais corresponde com a realidade dos fatos. Pode até chegar perto de um arremedo dos fatos, mas jamais nenhum juiz será capaz de adentrar intrinsicamente nos mistérios subjetivos de cada ser humano. Quem assim pensar, não tem nada de saberia, mas julga mais pelos sentimos externos dos quais na qualidade de ser humano vulnerável a erros, do que pela certeza que imagina dominar e ser dotado.

Nenhum comentário: