QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DANDO UMA VISÃO PANORÂMICA DA POLÍTICA DE NOSSA REGIÃO


UNIÃO DE CONVENIÊNCIAS - Na verdade, assim como Duca foi, Mané Tomé é cria política de Mané Roque e, seu filho Valmir na vice, não tem outra, é ser o próximo candidato a prefeito de Tupanatinga na eleição de 2016, quando o atual prefeito não poderá mais se candidatar a uma nova reeleição e assim, os "roques" voltam ao poder no vizinho município de Tupanatinga, como de fato continuam na órbita do poder por força do acordo firmado. Pelo visto de besta os dois "manés" não tem nada. Embora possa ser encarada como uma união de conveniência com visão no futuro, na realidade o que eles não querem mesmo é mais um tentáculo dos martins mandando na região.

NA QUESTÃO DE BUÍQUE - A política de Buíque pelo visto se tornou um verdadeiro saco de gatos. Só se ouve boatos daqui, dali e de acolá, mas na realidade, não passam de meros boatos como tão bem o buiquense gosta de lorotar. Existe uma pensa de candidaturas, desde a do PT, que o seu presidente Abel acha que está em alta, mas a fala do povo diz o contrário; o ficha-suja Arquimedes Valença, que os fanáticos acham que ele deve voltar, o que seria um desastre desmedido para o município de Buíque; Miriam Briano, que poderia se constituir numa opção válida para governar o povo buiquense, já que tem uma história política sem nenhuma mácula que venha a manchar o seu nome e por último, o atual prefeito, Jonas Neto, candidato à reeleição, que com o poder na mão, só perde mesmo se quiser, pois basta mostrar mais dinâmica e presença junto ao povo, que não terá muita dificuldade de dar a volta por cima e impor uma surra política em todos os outros candidatos. Quanto à rejeição, àquela feita por PC Farias, deveria ter sido feita também para o seu arqui-amigo Arquimedes Valença, que com certeza se verdadeira, seria bem maior do que a de Jonas Neto. Se alguém não quer votar em Jonas, muitos menos no velho Jacaré que está mais sujo do que pau de galinho no rol dos fichas-sujas e  como se sabe, no poder quem manda não é ele, mas as suas poderosas imperatrizes, que o povo tem pouco ou quase nenhuma simpatia por ambas. Então camaradas, ainda se deve apostar as fichas na vitória de Jonas Neto no próximo pleito, esta é a verdade nua e crua, doa em quem doer!

VOANDO PELOS VERDES ARCOS - Que ninguém se iluda não senhor, mas a política de Arcoverde é uma caixa de surpresas. Se acaso o prefeito Zeca Cavalcanti não apresentar Madalena Brito, sua atual vice à candidata à prefeita, poderá vir a ser derrotado. Agora apresentando a discreta vice, com certeza terá chances de elegê-la, se bem que, não será tarefa muita fácil não senhor, uma vez que, correndo pela oposição está uma penca de candidaturas postas, que se se unirem em torno de um nome, com toda certeza derrubarão a candidatura oficial, seja ela qual for. A surpresa é a da última pesquisa, aonde o ex-vereador e ex-deputado estadual Israel Guerra desponta com 18 pontos percentuais de intenção de votos se a eleição fosse hoje, o que se afigura numa surpresa, prova de que os guerras ou ausentes ou presentes ainda tem uma grande força política em Arcoverde. Luciano Pacheco, que aparece com 15 pontos, poderia vir a ser vice de Israel, já que está fora do partido oficial do prefeito, não lhe restando outro caminho que não o posto de disputar a vice junto com Israel, o que se transformaria numa chapa forte de oposição. Juntando os demais, saindo como candidatos a vereadores, com toda certeza se transformaria numa chapa forte o suficiente para enfrentar a candidatura oficial com grandes chances de vencer as eleições de 2012. A política arcoverdense sempre foi uma caixa de surpresa desde que o "moleque" Julu Guerra derrotou sem um vintém furado o Comendador Áureo Bradley, que jamais imaginava perder uma eleição para um político que nem sequer palanque para fazer comícios tinha na época.

NA VIZINHA PEDRA - Na Pedra, Zeca Vaz se encontra pelo visto de vez, na ficha-suja, não tendo como concorrer contra o candidato apresentado por Chico Braz. Ele, Zeca, se tivesse chances de se candidatar seria com certeza o calcanhar de Aquiles na eleição vindoura, como foi na de 2008 quando disputou com o atual prefeito, Chico, que o venceu pelo marca de apenas 220 votos de vantagem, o que prova que seria um forte candidato e, como em se tratando de prefeito reeleito a tendência é relaxar um pouco ou demais, a verdade é o fato de a oposição se fortalecer. Mesmo assim, Chico Braz tem um candidato nas mangas que pelo visto terá boas chances de vir a ser eleito com o apoio oficial do atual prefeito. Uma candidatura forte com o apoio de Zeca Vaz, se houvesse consenso em seu grupo, seria com certeza ao do advogado Dr. Rivaldo Leal, mas pelo visto, é carta fora do baralho, mas que seria um nome, disto não se pode ter a menor dúvida.

PETISTA FRUSTRADO E DESILUDIDO - Antes de o PT ser governo, todo mundo se orgulhava em colocar um broche com a estrelinha vermelha do partido no peito e o estufar com orgulho para que todo mundo reparasse. Hoje, após o partido ser governo e após o envolvimento em muitos escândalos, que só veio mesmo a ser igual aos demais partidos, é que muitos de seus militantes frustrados e desiludidos buscaram e buscam se abrigar em outras siglas, pois o PT não é mais aquele fundado por Lula, sindicalista de São Caetano do Sul, em São Paulo. O PT de hoje é tão fisiológico quanto aos demais partidos com os quais se digladia no poder. Não dá mais para acreditar num partido que prega uma coisa e faz outra diametralmente oposta. Foi certamente por isso que Arnaldo Tenório, um dos fundadores do PT de Arcoverde, membro da CUT, militante sindical na área de saúde, achou por bem deixar o partido e veio se abrigar nas asas suaves de um partido que verdadeiramente está em busca de uma identidade própria em defesa intransigente da natureza, e buscando se estruturar, que é o Partido Verde - PV. Pois bem, no encontro que tivemos no sábado último passado, surpreendeu-me ver que ele é o Presidente da Comissão Provisória de Arcoverde, que tão bem jus ao nome faz. É isso aí, camarada Arnaldo Tenório, vamos juntos trilhar uma mesma caminhada. Você na Terra do Cardeal e eu aqui no município co-irmão, Buíque.

Nenhum comentário: