QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

COLUNA DAS SEGUNDAS - A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO


1. - Sem sombra de dúvidas, a política na praxe é uma verdadeira caixa de surpresas, aonde tudo por acontecer, mas de uma coisa tenho certeza, até agora ninguém se elegeu prefeito de Buíque, por mais de três vezes e se acaso chegar alguém a se eleger, será realmente um grande novidade. Falam muito no ex-prefeito Arquimedes Valença, mas de forma imerecida, alguns chegam até mesmo ao ponto de dizer, que ele é isso, é aquilo, um ouro dezoito, mas findam por dizer que não mais votam nele e, se não votar em Jonas Neto, votam em Miriam Briano, que nunca chegou a ocupar o cargo da chefia da edilidade buiquense e foi uma vereadora atuante e que se projetou graças a Blésman Modesto, quando prefeito de Buíque, ao colocá-la no podium das inaugurações de energia elétrica na época do governo de Miguel Arraes de Alencar, quando governou Pernambuco pela terceira vez.

2. - Graças a Blésman Modesto, Miriam Briano chegou a ganhar notoriedade, a ponto de se tornar vice de Arquimedes, contra o seu própria criador, mas junto do novo grupo para o qual se aliou, não tinha bom trânsito e era inimiga das poderosas filhas do novo mestre. Não se bicavam de jeito nenhum. Hoje candidata a prefeita de Buíque, diz ela que apoiar Arquimedes Valença, jamais e se ele quiser, terá guarida em seu palanque para apoiá-la nessa sua nova empreitada, o que dificilmente acontecerá. Arquimedes, cheio de artimanhas que é, poderá se tornar candidato sub-judice, até a última hora das eleições deste ano e, quando não mais puder trocar o seu retrato da urna, colocará uma de suas filhas, que tudo indica seja Telma, em seu lugar. Como a foto não pode mais ser desimplantada do programa de urna, quem votar vai aparecer o retrato de Arquimedes, mas o voto vai para a sua filha Telma. É isso que muitos fichas-sujas vão fazer para burlar a lei e eleger os seus laranjas.

3. - Pode-se dizer de Luis de Quincó, que ele está no mato sem cachorro e não chegará sequer a ser um Zé Amaro, que gastou uma enorme soma de dinheiro para ter pouco menos de 1,5 mil votos, imaginando ele que seria eleito. Ao se abrir as urnas veio a decepção e ele nem de longe chegou a ser prefeito de Buíque. Mas sonhar é bom, mesmo que o sonho não se torne realidade. Meu camarada Abel do PT, acha que ele ganhará a eleição de Buíque, mas como, se sequer seu nome é citado nas rodas de pessoas? - Analisar politicamente uma candidatura de forma apaixonada, não leva a lugar algum. A análise tem que ser equidistante, fria e calculista e pesquisa tendenciosa, camaradas, não dá voto a ninguém. Lembra quando em 1996 divulgaram uma pesquisa em que Arquimedes Valença estava com 20 pontos na frente de Blésman, de última hora e este chegou a ganhar a eleição por parcos 210 votos? - Foi um auê danado, só para consumo interno e chegaram também até divulgar, só que a pesquisa era de um instituto do Paraguai de Arcoverde. Eleição só se ganha mesmo no voto, que seja manipulado, comprado a peso de ouro ou não, ou até mesmo gratuitamente, como ocorreu nessa última eleição de Jonas Neto, ou então, camaradas, a vaca vai pro brejo!

4. - Tem mais a candidatura do professor Ezildo posta no ar, só que, esse sim é que ninguém fala mesmo. Dá para acreditar que ele será candidato dele mesmo. Não que qualquer candidatura não seja legítima, pois isso faz parte da democracia, mas se candidatar por se candidatar, não dá para acreditar. A uma porque o sujeito vai se desgastar e, a duas, poucas ou quase nenhuma chance o sujeito terá se obter resultado positivo até numa possível candidatura a vereador. Para o sujeito se queimar em Buíque, basta se candidatar uma, duas ou três vezes e não ganhar, que não levará nenhum pleito vindouro. Não é de nossa tradição se imaginar que o sujeito se torna conhecido ao se candidatar várias eleições consecutivas, muito pelo contrário, é aí que a porca torce o rabo e o candidato não leva nenhuma outra eleição num pleito vindouro, esta é a realidade nua e crua de nosso Buíque, que costuma ser ingrato com muitos de seus políticos, mesmo que eles tenham boas intenções, em algumas raras exceções.

5. - Nós que fazemos parte do Partido Verde - PV, vem de uma estirpe pequena, isso porque para estruturar um partido grande, só mesmo se a estrutura for demasiada grandiosa, caso contrário, temos que se iniciar devagarinho e com os pés descalços, afinal de contas ninguém tem uma corja de políticos matreiros, corruptos a sua frente, para manipular o eleitor e fazer uma bancada invejável. O único deputado estadual que tínhamos era o "Coelho" e sequer deputado federal a gente tem no Estado. Quer dizer, o PV ainda está engatinhando, daí a importância de procurarmos fazer pelo menos um vereador do nosso partido, para de grão em grão, termos fôlego e voto suficiente para eleger pelo menos  um deputado federal e outro estadual, nas eleições de 2014. Outra mais, é importante que o partido cresça em qualidade e não meramente em quantidade.

6. - Outra mais, Eduardo Campos, como governador do Estado, é um rolo compressor de fazer política. Ele conseguiu aliciar toda qualidade de político, fez o seu partido crescer, sem importar a ideologia de quem quer que seja, tem todo tipo de picaretar e faz e desfaz politicamente em nosso Estado. Uma das coisas mais repugnáveis que ele fez, foi fazer com que a sua mãe, eleita deputada federal, se tornar Conselheira do TCU, demonstrando a sua cara de pau de um grande nepotista, ou não camaradas! - Outra foi emplacar Fernando Bezerra Coelho como Ministro da Integração Nacional do Governo da Presidente Dilma Rousseff, somente para nos envergonha como cidadães pernambucanos, sobretudo quando canalizou grandes somas de dinheiro para o nossos Estado deixando à míngua os Estados que precisam de verbas para se acudir das enchentes destrutivas, das chuvas devastadoras e ao abandono milhares de pessoas e um sujeito desses ainda quer ser prefeito do Recife. Assim não dá para acreditar naqueles "olhos verdes".

Nenhum comentário: