QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A MEDICINA PREVENTIVA AINDA É O MELHOR MEIO DE EVITAR MALES MAIORES À SAÚDE HUMANA

Entrada do Hospital do Açúcar, em Maceió, Alagoas
FUI PEGO DE SURPRESA - Ao ser pego de surpresa em julho de 2007, em Maceió, quando fazia uma visita a meu filho Hémerson, jamais imaginava de que à volta, iria ser quase fatal para mim, quando fui pego de surpresa por um infarto do coração. Não que pudesse prevê que isso poderia vir a acontecer, mas pelo meu histórico de vida familiar e por muitas extravagâncias que já fiz na vida, isso era passível de acontecer, porém à falta de cuidados médicos corriqueiros, não me cuidei devidamente e, pela demora em ser acudido naquele lugar, onde a saúde pública é tão deficiente quanto a de Buíque, pela demora em ser atendido, fiquei com uma artéria lesionada e por isso mesmo hoje sou abrigado a tomar uma série precauções medicamentosas diariamente para me manter sob controle. Não que o infartado não possa ter uma vida normal, mas se tem que seguir certas regras para poder alongar mais a sua própria vida e viver até onde a corda do tempo puder ser esticada. Mas nessa questão, como um ato heroico, cheguei a sobreviver e ainda estou por aqui buscando fazer o que sempre achei por bem de fazer e o que acho normal no decurso de minha vida. Se não para o outros, pelo menos para mim, acho que estou ainda procurando dar conta de minhas responsabilidades, pois se tenho as minhas falhas, cometo meus erros, eles só a mim mesmo tem prejudicado. Acho que para rir no velório do indivíduo, não há a menor necessidade que venha eu a dar satisfação a quem quer que seja, só mesmo aos mais próximos e que ainda precisam de que eu permaneça vivinho da silva, certo camaradas!

A FREQUÊNCIA DA MEDICINA PREVENTIVA - Por isso mesmo, é sempre recomendável que o sujeito vez por outra vá a seu médico, faça os exames necessários para que possa ter mais um pouco de metrologia de vida, isso porque a vida depende muito da qualidade de vida de cada um, se bem que, ainda assim, a gente vê gente sair do médico, receber alta médica atestando que o indivíduo está bonzinho da silva, e quando menos se espera, recebe uma paulada fatal na moleira e aí termina o ponto final de sua vida. Mas não se deve ter dúvida de que a medicina preventiva, coisa que é muito difícil de ser praticada em nosso caótico sistema de saúde, que só existe mesmo em tese, ainda é o melhor caminho a ser seguido por qualquer um de nós. Nossos administradores infelizmente na questão de saúde, inclusa-se também educação, vivem a fazer descaso de todos nós, isso porque não respeitam sequer tais setores vitais à vida humana, esta é a verdade nua e crua e para gente assim, só ressuscitando Guilhotin, inventor da Guilhotina francesa na época do Renascimento, na Idade Média. Gente que faz o que faz com a saúde pública, matando pessoas e também, as que deixam gente analfabeta, não deveria ter contemplação, tampouco perdão de ninguém. Era ir para a Guilhotina mesmo sem dó nem piedade!

HOJE ESTIVE COM O MEU MÉDICO - Necessitando de viajar à nossa capital, hoje estive com o meu cardiologista, em Recife e pelo que trocamos de informações sobre a minha saúde, apesar de certas dificuldades de ordem emocionais pelas quais venho passando, pude perceber que estou de uma forma geral, bem, devendo apenas me ater a determinadas regras para poder ter uma qualidade de vida melhor, uma vez que, muitos malefícios de saúde pelos quais somos obrigados a por eles passar, não se pode enfrentá-los e dizer que tudo isso é o fim do mundo, pois a vida deve continuar e devemos para tanto, nos sentir úteis e prontos para servir aos que de nossa profissão, do nosso afago, de nossa ajuda e de nossa segurança, ainda precisa da gente. Existem determinados momentos na vida da gente, em que nos sentimos não mais como autônomos e donos do nosso próprio nariz, mas sim, de que devemos seguir determinadas diretrizes se é que queremos viver mais um pouco ou até alguns anos para a frente, afinal de contas, quem dá o tom da vida não somos nós, mas que também podemos ser peça essencial para que isso venha a acontecer.

POR FALAR EM SAÚDE PÚBLICA - Se dá para discernir perfeitamente entre saúde pública, daquela que se pratica de forma privada. Na pública é como se o paciente fosse entrando para o corredor da morte, enquanto que, na de iniciativa privada, como é uma questão de peso de ouro, a coisa muda completamente de figura e o doente só morre mesmo se outro jeito ou rumo não puder ser dado à sua vida. Sinto-me apiedado quando entro por exemplo num hospital público feito o Agamenon Magalhães, Restauração e no mísero hospitalzinho de alguma cidade interiorana, a exemplo da minha. Por mais boa vontade que tenham alguns médicos, quando aparece algum para dar plantão ou o pessoal de apoio, mesmo assim, não dá para fazer nada além de que uma mera consulta superficial e sequer se tem condições de se fazer uma pequena incisão cirúrgica, por inexistência de material e pessoal capacitado para que isso possa acontecer. Na saúde pública brasileira, verdade seja dita, se gasta muito e mal, e pouco se faz em função da melhoria do atendimento e da saúde de nosso povo.

SE DEPENDER DA SAÚDE PRIVADA - Infelizmente nesse campo fértil de se fazer dinheiro como se fora o Banco Central, a iniciativa privada, ganha dinheiro de folote, senão não cresceria como tem crescido no momento presente em todo o Brasil. Um exemplo é o Hospital Português, em Recife, o Santa Joana e tantos outros conglomerados de saúde privada, que se alguém precisar de algo para sobreviver, pode ter certeza que não terá assistência alguma e com certeza, se tiver que viver, o certo é que estará com os dias contados e com a sentença de morte certeira, a não ser que pelo SUS - Sistema Única de Saúde, que trata da saúde pública e só existe no papel, pela lei da vida venha a sobreviver, porque senão é morte na certa. Nesse campo camaradas, muitos dos profissionais de saúde são insensíveis e os donos de tais conglomerados ou administradores, pouco estão se lixando para quem está para morrer ou para viver. O importante é dinheiro pela vida e diga-se de passagem, que custa caro. Eu que o diga quando fui acometido pelo infarto que sofri em Maceió e só vim a sobreviver mesmo porque fui atendido num hospital de excelência, que é o chamado pomposamente de "Hospital do Açúcar", certamente de propriedade de alguém do meio dos grandes usineiros daquele estado, senão sequer estaria contando a história nesta ocasião. Outra mão que apareceu de repente para me acudir, foi a de minha irmã, Maria José, senão eu não estaria aqui contando a história.


MALES SÚBITOS - Às vezes os seres humanos são pegos de surpresa por males súbitos que podem até levar a óbito cada um da gente. Se ouve com certa frequência alguém até se gabar, de que tem uma saúde de ferro, de que nunca foi a um médico ou de que nunca precisou tomar sequer um comprimido. Pior é que vez por outra se tem notícia, que esse tipo de gente, pode até ter um mal às escondidas no corpo físico, do qual sequer desconfia e eis que de repente, não mais que de repente, afetada por um mal súbito, sem ao menos esperar, vem à óbito sem sequer sentir uma dor, chegando mesmo a anoitecer e não mais acordar para o mundo físico ou que antes vivia com tanta valoração à vida e aos bens materiais dos quais tinha tanto apego. Na verdade, camaradas, de uma forma geral, vemos coisas acontecerem com os outros, mas ninguém imagina que pode acontecer com qualquer um de nós, isso porque ninguém tem comando completo sobre a sua própria vida, tampouco até quando vai esticar a sua linha de vida.

Nenhum comentário: