QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DANDO UM GIRO NA POLÍTICA DA REGIÃO E FAZENDO AVALIAÇÕES


LUCIANO PACHECO - Não se pode dizer com certeza que o prefeito Zeca Cavalcanti tenha definido o seu candidato nas mangas ou por baixo de sete capas, mas certamente este jamais será Luciano Pacheco. Ele tem sido visto nas rodas oposicionistas, além de ter saído do PTB, partido da chefia da edilidade arcoverdense, e se aventurou a fundar o PSD de Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo. A oposição de Arcoverde se bem articulada pode até chegar a derrubar o candidato de Zeca Cavalcanti, tarefa que não será muito fácil se acaso a sua candidata for a sua vice-prefeita, Madalena Brito, que desponta como favorita nas pesquisas eleitorais. Se confiáveis ou não tais pesquisas, o que não se pode contar é que Luciano Pacheco ainda alimente a distante ilusão de vir a ser o candidato oficial do prefeito, pois já pode se considerar carta fora do baralho. Uma vice para ele não seria nada interessante, pois teria que deixar de advogar ao ocupar um cargo executivo, porém o certo mesmo é ele se contentar em disputar mais uma vez o mandato eletivo de vereador, que é uma cadeira cativa que ele ainda poderá ter por certo no Legislativo arcoverdense.

TÍTULO DE CIDADÃO ARCOVERDENSE - Tendo conseguido essa comenda ainda quando João Belarmino era vivo, acredita-se que na década de oitenta para noventa, Miltinho Modesto da Panificadora Cardeal, até agora, na qualidade de buiquense de nascença e há mais de trinta anos participando do desenvolvimento da Terra do Cardeal, ainda não recebeu tal comenda e, por uma questão de justiça seria de bom alvitre que alguns dos vereadores arcoverdenses avivasse essa lembrança e marcasse uma data oficial para que o mesmo pudesse vir oficialmente a receber tal comenda. Muitos títulos de cidadãos são outorgados a muita gente de forma desmerecida em muitas cidades, até mesmo por puro bajulismo, puxa-saquismo e de beija-mãos de gente que nada fez por suas terras, inclusive Arcoverde, então por que cargas d'água não entregam a comenda do ilustre buiquense, que tanto fez por Arcoverde, que foi outorgada ainda na época do nobre amigo e grande advogado, João Belarmino, ou será que ele não merece, hem? - Será que tudo que ele fez quando foi presidente do Esporte, além de participar ativamente do desenvolvimento econômico e social de Arcoverde, é desmerecedor de receber o título de Cidadão Arcoverdense? - Vamos deixar de hipocrisia minha gente, afinal de contas, Miltinho Modesto sempre foi um cidadão de bem e sempre foi um grande trabalhador, não só em Arcoverde, mas também por todos os lugares por onde passou, ou não?

AS BOQUINHAS DA VEREANÇA - Foi não foi, a vereança seja de qual cidade for, quando aparece uma boquinha do tipo Congresso Sobre a Discussão Parlamentar da Atuação do Vereador, em Foz do Iguaçu, ou numa cidade turística qualquer, que a maioria deles logo se candidata a uma vaga para participar de importante debate para melhorar o desempenho parlamentar de cada um deles. Na realidade, essas boquinhas são preparadas por agências de turismo, que tem por trás algum instituto do Paraguai para vender títulos pelegos e, com a bonança e facilidade do dinheiro público, muitos vão veranear às custas do dinheiro do povo. É uma tremenda vergonha, mas isso tem acontecido em várias de nossas câmaras de vereadores da região e não é de hoje que essa farra vem se alastrando, mas sim de muito tempo atrás. É o que se pode chamar de uma tremenda vergonha, cara de pau e mau-caratismo de muitos representes do povo que bestamente os elegeu para representá-los.

PREFEITA DE PESQUEIRA - Não dá para saber ao certo se a prefeita Cleide de Pesqueira está fazendo um bom trabalho, mas quando por lá se passa, dá a entender que está. Cleide começou a fazer política no PT de Pesqueira junto com o professor Souza, chegando a ser presidente do Sindicato dos Servidores Públicos daquele município. Formada na política petista, foi cooptada pelo PFL/DEM do ex-prefeito João Eudes e, pelo visto agora, está no PSD, de Kassab, porém o seu vice, Dr. Vambrugh, é do PV e não se rogaria em disputar a sua sucessão, acaso ela não esteja numa boa situação. Da parte de Dr. Evando Maciel Chacon, é pouco provável que após sucessivas derrotas, depois de ser prefeito de Pesqueira por duas vezes, mesmo apoiado por Eduardo Campos na última eleição, com a divisão imposta pela candidatura de Arnaldo Chalegre, do BNB, Cleide ganhou, isso porque houve um trato por baixo dos panos para a manutenção da candidatura Chalegre para justamente derrotar a de Evandro e, o que pode confirmar isso é que hoje Arnaldo Chalegre é Secretário da atual administração de Pesqueira. Para quem fez história como oposição, Arnaldo Chalegre é mais uma das decepções políticas que conheci. Acredito que Dr. Vambrugh seria a nova opção para Pesqueira, até por que, além de ser um jovem médico, é uma pessoa dinâmica e pelo que pude sentir na reunião do PV no Recife, em 10 de dezembro do ano passado, ele demonstra ser bem articular e um grande defensor do verde e do desenvolvimento sustentável, bandeira maior do Partido.

SANHARÓ É UMA INCÓGNITA - O prefeito reeleito de Sanharó, Cesar Freitas, do PC do B, que é primo daquele que ficou por mais de vinte anos no poder de mando, o popular Bibi, que inclusive chegou a  eleger o filho prefeito de Sanharó, sendo que, tempos depois ambos chegaram a ser presos por improbidade administrativa, vem fazendo uma boa administração em Sanharó, que até para quem passa pela BR fica admirado em ver tudo calçado. Toda a cidade está completamente calçada. Seu vice durante esses dois mandatos, foi José Nelbson, mais conhecido por "Nelbinho", que já havia sido vereador do município por mais de uma vez. Nelbinho é meu conhecido, trabalhamos juntos, e ainda na época em que trabalhei no BANDEPE de Sanharó e foi lá, em 1991, que ambos fomos demitidos por Joaquim Francisco, então governador do Estado de Pernambuco. Participei junto com ele e outros políticos daquela cidade de alguns movimentos de protestos contra o fechamento do banco e o desemprego de mais de 2000 famílias, inclusive alguns dos demitidos, desvalidos da vida por ter perdido o emprego, chegaram até mesmo a se suicidar. Nelbinho era uma pessoa atuante como vereador, não dava guarida, nem trégua para Bibi, o então detentor do poder na época, mas eleito vice-prefeito junto com Cesar Freitas, pelo que pude tomar conhecimento, ele manteve uma distância regulamentar do povo, se afastando dos movimentos populares, o que veio a dificultar uma possível sucessão do atual prefeito Cesar, apesar de ser ele o candidato natural. Pois é camaradas, político não pode se afastar do povo não senhor, porque na hora agá, a coisa pode ir pro brejo e quem sabe, Bibi não possa voltar ao poder, coisa que pode acontecer em outros municípios, diante de comportamentos similares, ou não!

JONAS NETO EM BUÍQUE - O atual prefeito de Buíque, embora seja extremamente criticado em várias regiões do município, mesmo assim, tem predominância em algumas delas e é candidatíssimo à reeleição, afirma que a depender dele, faz o possível e o impossível, claro, dentro dos parâmetros legais, para que o velho "Jacaré" Arquimedes Valença, seu principal desafeto político não volte nunca mais ao poder buiquense. Numa dessas últimas sextas-feiras em que esteve na Rádio Comunitária Buíque FM, no Programa Sem Censura, comando pelo radialista Ricardo Resende, este último desceu a lenha sem dó nem piedade em Jonas Neto, sem sequer olhar para o seu próprio rabo, fato que pelo que tudo indica, terá o troco nessa próxima sexta-feira, pois o prefeito promete responder a ele não no mesmo nível de baixaria, mas sim de forma educada, mansa e pacífica, que tem sido uma de suas marcas, mas vai mostrar por A + B, como foi que encontrou Buíque em 01.01.2009, quando assumiu o poder e o que Arquimedes fez durante 12 anos em que esteve no poder buiquense, a começar pela Cooperativa Agropecuária de Buíque, quando ele foi presidente na década de setenta para a de oitenta, que apesar de bem estruturada, foi por ele completamente quebrada e nunca mais se recuperou. Pode-se até se falar de Jonas Neto como um sujeito um pouco ausente, pouco presente junto ao povo, mas o que não pode se dizer é que ele é truculento, maldoso e cruel a ponto de quem falar dele ser de pronto levado e sequestrado para o lixão de Buíque, como acontecia no governo anterior. Era uma democracia às avessas, pois quem falasse mal de Arquimedes, como aconteceu em alguns casos escabrosos, o cacete, a tortura comia no centro pelos seus truculentos seguranças, que ele tinha às pencas. Jonas não, sequer com segurança ele anda, a não ser com uma meninada de sua idade.



Nenhum comentário: