QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 22 de janeiro de 2012

GIRANDO NO MUNDO DA POLÍTICA


ZÉ SARNEY - O Maranhão, estado do Presidente do Senado brasileiro, é um lugar dos mais atrasados do Brasil, o que se contrasta com a riqueza e o poder de mando da família "sarney" naquele estado. Há mais de quarenta anos mandando e desmandando, como se o estado fosse um curral eleitoral, como de fato o é, não era para ser um dos mais pobres do País e que apresenta o menor IDH nacional. É uma vergonha que um estado como o Maranhão, que foi tomado à força pela filha de Zé Sarney, a Roseana, com a conivência da Justiça Eleitoral, venha e figurar como um dos estados mais pobres do Brasil. Desse jeito não dá para aguentar que o autor do livro antológico de algaroba, "Maribomdos de Fogo", se perpetue no Senado e sua família no Estado do Maranhão, como se fora uma capitania hereditária.

ALIANÇAS ESTRANHAS - É de corar de vergonha ver caras antes politicamente antagônicas de se comerem, estarem hoje de braços dados, como se a política fosse realmente um amontoado de arrumadinhos de compadrios. É isso mesmo que a gente vê nessa política de feijão com arroz do governador Eduardo Campos, que por ter derrotado Jarbas Vasconcelos, que desbancou Miguel Arraes por mais de um milhão de votos, recebeu o troco em dobro. Hoje antigos aliados ferrenhos de Jarbas, estão de braços dados com Eduardo como se nada houvesse acontecido e que o passado foi fulminado como num quadro negro de uma escola, onde a vergonha escrita por giz foi apagado numa passada só do apagador. Ver Joaquim Francisco, ex-arenista, ex-pefelista, coveiro do Bandepe, de braços dados com o nosso governador, é de ficar boquiaberto, pelo menos para os que conhecem a história política do Estado de Pernambuco. Tem mais, Romário Dias, para ganhar de prêmio a vaga vitalícia de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, se aliou a Eduardo e colocou o seu filho, Leonardo, mais conhecido por Léo, no PSB, que nunca houvera dado um prego numa barra de sabão e fez dele deputado estadual. Projetos dessa chamada bancada de fraldas ninguém vê. Há de se acreditar que o que eles sabem fazer mesmo e muito bem, é se utilizarem dos cargos para farrar, tomar cachaça e gozar do povo que os elegeu, esta é a verdade nua e crua, ou não camaradas!

BRADO RETUMBANTE - Essa mini-série que está passando na Globo, denominada de "Brado Retumbante", é uma forma disfarçada da rede televisiva vender a história do ex-presidente que sofreu o primeiro "impeachment" brasileiro, Fernando Collor de Mello. A história é recheada de semelhanças entre o presidente com cara de durão, que não se dobrava ao congresso e queria ver a família longe de usufruir da administração pública e que foi traído pelo próprio irmão. Dá para se acreditar que a Rede Globo, que foi a principal vendedora da marca Collor de Mello, esteja evidentemente, querendo revisionar a história do ex-presidente, que na minha opinião deveria ter tirado o seu mandato até o fim. No governo Lula os escândalos foram bem maiores, mas como ele soube ter jogo de cintura com um Congresso Nacional corrupto, não chegou sequer a se levantar a possibilidade dele também não vir a sofrer o mesmo "impeachment" a que Collor foi vexatoriamente foi submetido. Lula criou o "mensalão", comprou todo mundo e se manteve no poder e ainda foi reeleito e saiu como um dos melhores presidentes do Brasil e, se acaso vier a se candidatar novamente com certeza será eleito mais uma vez, ou não camaradas! - Lula soube dobrar o Congresso Nacional, vendeu bem a imagem do Brasil mundo afora e com essa injeção de dinheiro na classe baixo, deixou o poder em alto astral. Ele sim, soube ser um grande político, o que Collor infelizmente não soube fazer e hoje são aliados. Dá para acreditar!

FICHA-SUJA - Só acredito que a Lei da Ficha-Limpa entre em vigor de verdade quando vê, pois não dá para acreditar nessa nossa Justiça, quando um sujeito com um amontoado de processos cujo empilhamento chega a ser bem maior do que o tamanho do próprio político candidato, venha a registrar sua candidatura, fazer a campanha e ganhar uma eleição. Não dá para acreditar, mas pelo visto é isso mesmo que vai acontecer com a inércia, a cegueira dessa Justiça brasileira aloprada. Se não puder alguém se candidatar, um "jeitinho" já estão falando em implantar, que é registrar a candidatura do ficha-suja, fazer toda a campanha sub-judice e, no finalzinho, quando não mais se puder tirar o retrato do candidato da urna eletrônica, por alguma justificava qualquer, substituiu a sua candidatura pendurada na justiça e coloca um filho, uma filho ou um laranja qualquer e continua da mesma forma no mando da política e do poder, ou dividam disso, hem! - A matreirice política na verdade é quem comanda o mundo da política, ou não!

SERÁ POSSÍVEL MESMO? - Na verdade quando se fala em política, tudo é passível de acontecer. Ex-inimigos se tornam aliados; ex-aliados se tornam inimigos e os conchavos são feitos a quem mais interessar. Em Buíque mesmo, Jonas Neto recebeu o apoio do deputado estadual Claudiano Martins, de Itaíba, que por sua vez apoiou Claudiano Martins Filho, que se elegeu deputado estadual na vaga do pai e, pasmem, segundo se comenta, ele, o ex-deputado pai, vai apoiar Arquimedes Valença, que lascava a lenha nele, dizendo que se Jonas Neto ganhasse a eleição de prefeito de Buíque, quem ia mandar eram os martins, inclusive o tascando de "bandido". Desse jeito, camaradas, dá para acreditar em tais políticos?

APOIO A LÉO - Como de besta Jonas Neto nada tem, foi buscar a quem apoiar na bancada de fraldas e fez acordo justamente com Leonardo Dias, o Léo, filho de Romário Dias, que por sua vez, era do PFL/DEM, se aliou a Eduardo Campos, se passou para o PSB, se fez com esse acordo Conselheiro do TCE, cujo salário e regalias são os mesmos dos desembargadores estaduais, e embora nunca tenha aparecido em Buíque, com certeza na época de sua candidatura à reeleição aparecerá. Seria de bom tamanho que ele já tivesse aparecido em Buíque pelo menos para conhecer a terrinha e dar o ar de sua graça, ou não, Jonas Neto, afinal é ele o atual representante na Assembléia Legislativa do povo buiquense do lado do primeiro mandatário do município, ou não! 

Nenhum comentário: