QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

COLUNA - A POLÍTICA COSTURADA PONTO A PONTO


1 - Bem, terminado o carnaval, nada mais correto do que a vida volta ao seu cotidiano normal. É cada qual para os seus estudos, o seu trabalho e, os políticos, vão começar a botar mais lenhar na fogueira a partir de então. É comum passar essa fase as coisas começarem a esquentar.

2 - Pelo que se sabe vários pre-candidatáveis passaram por estas plagas no período momesco. Para quem não costuma vir a Buíque, tampouco mora em nosso torrão, é uma novidade só aparecer quando lhe apetece os seus interesses. Outros que são daqui também, mas pouco aparecem em público, nesse período também deram o ar de sua graça. É àquela velha história, "se o fato é do meu interesse, tenho que aparecer em público para apertar a mão do povo e dar aquele sorriso amarelo para mostrar os dentes. Isso não deixou de faltar nestas plagas buiquenses e acredita-se que em várias outras.

3. - O atual prefeito, Jonas Neto, se pode dizer que se saiu muito bem nesse carnaval. Não deixou de aparecer e esteve sempre presente no meio do povão, embora no seu camarote, mas não deixou de receber ninguém. Não esteve lá quem não quis, mas fora disso, não ficou sem fazer o seu papel de candidato à reeleição buiquense. E mais, pode se dizer também que ele saiu fortalecido, principalmente depois que a ficha-limpa passou no STF, o que pode tornar Arquimedes Valença inelegível. Não que se tenha medo do "velho jacaré". O clássico da política buiquense seria Jonas Neto enfrentar Arquimedes, isso por que os demais não são páreo para ele.

4. - Na verdade, Jonas Neto, era a princípio um candidato que saiu com um dígito nas pesquisas iniciais e ganhou a eleição de lapada. Isso é um caso que pode acontecer em qualquer política e Buíque não é diferente dos demais lugares. Mas há de se convir que quem está no poder de mando tem muito mais chances de ganhar uma eleição do que quem está fazendo oposição, mesmo que não tenha desgaste algum no meio político. 

5. - Buíque em seu carnaval não recebeu um centavo da EMPETUR, que ajudou Arcoverde, mas os buiquenses nesse mister ficaram a ver navios. Entretanto, por mais que se queira fazer de Arcoverde um polo carnavalesco de turismo do Estado de Pernambuco, não chega nem perto de Buíque, só mesmo nos comentário do blogueiro e jornalista PC Farias, que por ser ferrenho adversário do prefeito de Buíque, Jonas Neto, fez comentários pejorativos do carnaval da terrinha, mas soube muito bem elogiar o "mixuruca" carnaval bancado pelo seu "rei", Zeca Cavalcanti, do qual é um fiel escudeiro e serviçal. Também soube aparecer todo de vermelho em Buíque com o seu "velho jacaré" à tiracolo. PC Farias, seja mais isento em seus comentários nessa qualidade de jornalista e blogueiro, certo camaradas!

6. - Embora tenha acontecido alguns fatos isolados, mas o carnaval buiquense foi tranquilo. Pelo que se sabe não houve nenhum óbito, como ocorreu em carnavais passados, nem fatos delitivos de maiores consequências. A segurança foi organizada e o carnaval pode correr tranquilo no seu molha-molha de banho de bica e com muita música baiana.

7. - Tudo a partir dessa ressaca, vai depender dos acordos que serão fechados, afinal de contas, junho vem aí e os partidos devem estar organizados para poder fazer as suas convenções e registrarem junto à Justiça Eleitoral os seus candidatos. Há de se convir que está sendo feita muita propaganda eleitoral extemporânea. Só depois é que cada um vai ser responsabilizado por isso com representações eleitorais a partir do registro de cada uma das candidaturas. 

8. - É àquela velha história, "se sabe que não pode", mas sempre querem encontrar um "jeitinho" de aparecer com qualquer tipo de alusão ao seu nome. Quer seja em camisetas, adesivos, algum letreiro numa parede, num calendário de final de ano desejando "boas-feitas", que já é o bastante e suficiente para ter uma representação eleitoral. Tem gente que parece que não se emenda nesse item. Só sabe das consequências quando lhe é aplicada uma multa através de um processo eleitoral e aí é que o cancão pia, pois não paga a multa o sujeito tem a sua candidatura impugnada.

9. - Como advogado eleitoral desde o ano de 1992, sei muito bem do que estou falando. A famosa Lei das Eleições de nº 9.504/97, ainda em vigor, no seu art. 36, afirma que a propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 05 de julho do ano de cada eleição e, em seu parágrafo 3º, para quem descumprir esse preceito, sujeita o político a uma multa que varia de 20 mil a 50 mil UFIR ou o equivalente ao custo da propaganda. Pelo que tenho observado, as multas mínimas aplicadas giram em torno de 5 mil reais, o que pode ser muito para um candidato de parcas posses. Mas como muita gente política não se emenda, a reincidência pode impor ao infratos multas maiores.

10. -  O ineditismo das atuais eleições que se avizinham, vai ser mesmo a aplicação da lei da ficha-limpa, de conformidade com decisão do STF, que certamente vai ainda baixar uma série de resoluções e preceitos normativos, fora os que já baixou, isso por a resolução dos passo a passo a seguir para quem quiser ser candidato, já foi normatizada, mas com as inovações que ainda estão para se normatizarem, ainda vão ser baixadas mais algumas resoluções pelo TSE. Seria de bom tamanho que o nosso Presidente Dr. Tércio Belarmino promovesse um Seminário só sobre o assunto eleições, em algum final de semana daqui para o mês de abril, dirigido exclusivamente para os advogados militantes da região.

Nenhum comentário: