BARCA FURADA - Sinceramente, por mais que tenha sonhado, não seria candidato a prefeito de minha terra numa barca à deriva, furada, isso por que nem perto chegaria e afundaria em alto mar e poderia nadar, nadar e sequer chegar à praia. Em política a gente tem que ser realista e candidatura a determinado cargo eletivo, com tantas maracutaias que existem para manipular o povo, fica difícil para quem está tendo imbuído somente com um sonho de boa vontade para com o seu povo. Muitos imaginam até que só pode ser prefeito de sua cidade quem está no topo do "staf" político, quando isso não passa de um ledo engano de quem quer simplesmente ser enganando todo tempo e o tempo todo.
APEGO AO PODER - Tem mais, quem está no topo do poder faz tudo que pode e o que não pode, para chegar permanecer mais uma vez no topo poder. Isso para nós já é fato corriqueiro em campanhas políticas. Não se joga jamais uma partida limpa. O jogo é podre e enlameado mesmo e assim, quem está pelo menos esperando que a bola seja passada, jamais passará do meio do campo, isso porque no drible sempre se dá um jeito para ele ser derrubado sem que o outro jogador receba cartão vermelho. Política é um jogo tão sujo em que se plantando tudo dá, é como erva daninha.
CANDIDATURAS DESPERCEBIDAS - Na realidade, verdade seja dita, existem candidaturas que não tem a menor razão de ser, mas como estamos numa democracia, todo mundo, com algumas exceções tem o sagrado direito de votar e de ser votado. Tem político que é político dele mesmo. Aqui mesmo em Buíque existiram candidatos que passaram a vida toda se candidatando e o deixa nunca passou do próprio candidato, que às vezes só teve mesmo o seu voto e sequer o da esposa. Existiram àquelas também, que colocavam as suas candidaturas tão-somente para tirar dinheiro de um deputado federal, estadual que bancava uma candidatura sem a menor chance de vingar, mas mesmo assim o sujeito se candidatava para sugar dinheiro dos trouxas. É o que pode se chamar a política dos sangue-sugas que ainda hoje procuram plantar no roçado da política, mesmo que ainda tenha unicamente o voto só dele mesmo.
NÃO SE FALA NO NOME - Existem nomes mesmo em Buíque, que colocados como candidatos a candidatos a prefeito, imaginam que estão crescendo, que o nome está ganhando dimensão de uma candidatura forte, quando a realidade demonstra outro caminho completamente diferente. É o que pode se chamar de candidaturas olímpicas. Por isso mesmo só chegaria a colocar meu nome em jogo se tivesse alguma chance de pelo menos me peitar de igual para igual com alguma outra candidatura, caso contrário, o meu sonho de colocar em prática o que sempre sonhei para minha terra, possivelmente nunca será realizado. Candidatura em que o sujeito chega e diz, eita fulano, eita sicrano, passei lá no Sítio Barracas e teu nome, ó, tá lá em cima! - Tudo cascata para alimentar uma candidatura que só vai existir para o sujeito bancar um amontoado de candidaturas e não vai nem perto da praia chegar.
BARCA FURADA - Pelo visto, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, vai mesmo impor o nome que bem entender goela à dentro e quer queira quer não, seus aliados vão ter que digerir. Pela opinião de alguns bajuladores de plantão, quem ele indicar chega lá com certeza, indiferentemente à aceitação em primeiro lugar do nome de Madalena Brito. Por isso mesmo, é que segundo comentários, ele vai emplacar na cabeça da chapa o nome do filho do empresário Zé Miguel, da Saboaria Arcoverde e na vice, o de seu secretário e fiel escudeiro, Geovanne Freitas, que ele importou de Sanharó. Como a oposição de Arcoverde não tem ninguém de peso para peitar o prefeito, porque está numa barca furada, poderá por imposição fazer de verdade quem ele indicar, até mesmo uma cachorrinha de balaio, né mesmo camaradas!
ARCOVERDE DE OUTROS TEMPOS - Noutros idos Arcoverde demonstrou ter mais garra nas suas veias políticas, mas ao que parece, se amofinou, como uma bichinha louca correndo atrás de agarrar seu macho. Cadê tua garra Arcoverde, que tanta demonstração de independência, de democracia demonstrou para a nossa região, hem? - Parece que tudo isso se foi com o tempo com pessoas combativas como Geovani Pôrto, meu saudoso amigo João Belarmino Filho, o velho combativo Professor Zé Rabelo e grande tribuna nos vários júris que realizou, os grandes tribunas como deputados federais, Carlos e Airon Rios e tantos outros que ao falarem, ecoavam o que diziam em toda essa região. Cadê essa Arcoverde, hem? - Arcoverde hoje está subalterna a Zeca Cavalcanti e cabisbaixa de vergonha para uma oposição que não sabe o que dizer e se movimentar como uma barata tonta acuada por uma baforada de veneno. Julião Guerra quis demonstrar ser um desses grandes políticos, mas não passou mesmo de um elo perdido que por acaso acendeu o ânimo do povo arcoverdense, mas por vaidade pessoal, escafedeu-se de vez para outras plagas, afinal de contas, ele como muitos outros, seria mais um forasteiro em Arcoverde. Então, qual o seu compromisso para com o povo arcoverdense, hem?
PELA DERIVA DA BARCAÇA - A se manter a briga do PT do Recife, o João, criatura do outro João, o Paulo, vai dançar com a sua candidatura à reeleição, até por que ele não está sendo um bom prefeito para o Recife. O sujeito chega ao Recife hoje e a coisa é bem diferente da época do prefeito-operário João Paulo. Parece que o João da Costa, cria de João Paulo, se a briga que ninguém entendeu até hoje continuar, vai navegar à devida no Rio Capibaribe ou Beberibe. A escolha quem vai fazer são eles da cúpula ou cópula do PT que comanda o Recife. Se João Paulo não sair candidato a prefeito mais uma vez, a oposição com certeza terá grandes chances de vir a dominar o maior colégio eleitoral de Pernambuco, que é o Recife. E como se sabe, o prenúncio para se ganhar uma campanha a governador começa pela capital do Estado e na verdade, todo mundo já está de saco cheio desse jeito de Eduardo governar.
QUEM TE VIU, QUEM TE VER - Quem não lembra da famosa frase: "Até tu Brutus, filho meu? - Pois bem, foi Caio Júlio Cesar, que fora traído pelo próprio filho. Hoje o PT, quem te viu, quem te ver na questão das privatizações de estatais, hem! - Pior é que ninguém está dando sequer um priu contra as privatizações dos aeroportos promovida pelo PT com o mesmo dinheiro público que o PSDB de Fernando Henrique Cardoso fez com a Vale do Rio Doce, as empresas de telefonia e tantas outras, da mesma forma com dinheiro do BNDES. Pelo visto, quando se trata de privatizar o público com o próprio dinheiro público, o BNDES tem sido mais que uma mãe, né mesmo camaradas! - Em campanha criticou à exaustão as privatizações da privataria tucana do PSDB, hoje quem promove a privataria é o próprio PT. Até parece que é a cobra engolindo do seu próprio veneno. Depois de Lula, que era Lula mesmo e não o PT, esse partido mudou muito e deixou de ser ideológico para ser mais um partideco pragmático como o PSDB, o DEM, o PSD (cria de Kassab) e outros que só existem para usufruírem do poder.
REFORMA POLÍTICA - Tem mais, a tão decantada reforma política tão necessária para se tentar fortalecer a política brasileira, também foi pro ralo. Ninguém sequer dá um pio no Congresso Nacional falar em reforma política. É um sacrilégio quem tocar nesse tema. Também o povo sempre teve e terá a representação que bem merece e os que estão lá nos representando é um retrato bem nítido do nosso povo, ou não camaradas!
O QUE SE GASTA - O que se gasta para manter 594 parlamentares no Congresso Nacional, não está no gibi, entre as duas casas que o compõe. Se só fosse o Congresso tudo bem, ainda assim, é demais esse número de parlamentares e se pudessem aumentavam ainda mais esse número. Pior ainda, é manter a comilança dos políticos em mais de cinco mil municípios e governadores e sanguessugas estaduais. Tem até vereador a se gabar porque foi a tal ou qual congresso de vereadores, geralmente em Foz do Iguaçu ou Ouro Preto ou outro centro turístico de renome internacional qualquer. Na verdade vão mesmo é fazer turismo a pretexto de irem trocar idéias para resolver os problemas brasileiros. Só se for mesmo para tomar uisque Jonnie Walk do selo preto, isso se não tiver de marcas mais caras ou champanhe francesa. É de lascar termos que manter essa cambada com o nosso dinheiro, né mesmo camaradas. Tem até mesmo vereador de nossa terrinha, que vez por outra está pegando uma boquinha dessas e ainda fica gozando e fazendo gracejos do nosso povo. Eita cambada que não tem jeito mesmo!
REFORMA POLÍTICA - Tem mais, a tão decantada reforma política tão necessária para se tentar fortalecer a política brasileira, também foi pro ralo. Ninguém sequer dá um pio no Congresso Nacional falar em reforma política. É um sacrilégio quem tocar nesse tema. Também o povo sempre teve e terá a representação que bem merece e os que estão lá nos representando é um retrato bem nítido do nosso povo, ou não camaradas!
O QUE SE GASTA - O que se gasta para manter 594 parlamentares no Congresso Nacional, não está no gibi, entre as duas casas que o compõe. Se só fosse o Congresso tudo bem, ainda assim, é demais esse número de parlamentares e se pudessem aumentavam ainda mais esse número. Pior ainda, é manter a comilança dos políticos em mais de cinco mil municípios e governadores e sanguessugas estaduais. Tem até vereador a se gabar porque foi a tal ou qual congresso de vereadores, geralmente em Foz do Iguaçu ou Ouro Preto ou outro centro turístico de renome internacional qualquer. Na verdade vão mesmo é fazer turismo a pretexto de irem trocar idéias para resolver os problemas brasileiros. Só se for mesmo para tomar uisque Jonnie Walk do selo preto, isso se não tiver de marcas mais caras ou champanhe francesa. É de lascar termos que manter essa cambada com o nosso dinheiro, né mesmo camaradas. Tem até mesmo vereador de nossa terrinha, que vez por outra está pegando uma boquinha dessas e ainda fica gozando e fazendo gracejos do nosso povo. Eita cambada que não tem jeito mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário