QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ENQUANTO OS PROBLEMAS PIPOCAM PAÍS AFORA, O COLÍRIO AOS OLHOS DE MUITA GENTE É O CARNAVAL

PM da Bahia em estado de greve ou de insurreição!

NO MEIO DAS DESGRAÇAS, O CARNAVAL - Enquanto algumas pessoas estão preocupadas em lutar por alguns de seus direitos, a exemplo dos policiais da Bahia ou dos que saíram forçosamente de uma área urbana, alguns estão mais preocupados em porcarias de abadás e só pensam na farra que se avizinha, que é o  carnaval. Algumas dessas lutas podem ser até ilegais e indevidas, como a greve dos policiais do Estado da Bahia ou a ocupação da propriedade alheia, apesar do pressuposto da função social da propriedade, como condição "sine qua non" da função social da propriedade em favor do social. Existem também as desgraças feitas pelas chuvas, produtos de natureza e da própria estrutura de desenvolvimento social e de ocupação inadequado do solo urbano nas urbes. Enquanto uns choram com a desgraça alheia ou com a sua própria, outros buscam esquecer tudo com os alucinógenos da festa momesca e tresloucada que é o nosso carnaval.

NÃO QUE SEJA CONTRA - Isso camaradas, não quer dizer que seja contra à festa momesca. A questão é o tamanho do exagero em que se tornou essa festa. É carnaval fora de época em vários lugares do Brasil afora, são festas que ao invés de durar no máximo quatro dias, existem localidades em que chegam até a trinta dias de carnaval. Assim não dá! - O país não pode mover a sua economia tão-somente tocada à festa e mais festas. E carnaval, diga-se de passagem camaradas, é o cúmulo dos exageros, de confusões, desastres e não deixa também de existirem muitas mortes, quando vai se fazer o saldo dos acontecimentos negativos desse tipo de festa. Na realidade, estamos mais para o país de festas, que do trabalho, afinal é São João, São Pedro, que vem logo mais adiante e por isso mesmo, deveria mesmo era existir festa durante o ano todo, assim sim, seríamos o paraíso infernal. E olha que festa trás muito lucro, mais  para o bolso de quem promove com dinheiro público, ou não camaradas!

O CARNAVAL DE BUÍQUE - Em Buíque mesmo, não se fala em outra coisa e o carnaval, depois que ganhou esse formato de muita cachaça, banho de água e aglomeração de gente de toda região que ninguém sabe quem na realidade é, vai continuar na mesmice de sempre. É a velha história: se juntam grupos, umas babaquices de tais de "abadás" e nada de folclórico, de cultural tem mais esse formato que o carnaval buiquense ganhou. Claro que isso é positivo de ponto de vista de movimentação da cidade, mas até hoje ninguém demonstrou por A+B, o balancete de quem ganha e quem perde no final das contas. Só se sabe que se tem que trazer grandes atrações, senão o bicho pega e se faz um carnaval fraco, mas não que seja esse o carnaval dos mais amadurecidos. Esse é mais um carnaval voltado para a energia desmedida dos mais jovens, nada mais que isto. Mas o carnaval de Buíque deste ano promete!

Carnaval de Buíque de 2010, um grande carnavale!

CARNAVAL DE ARCOVERDE - A cidade de Arcoverde que já teve um dos melhores carnavais da região, depois que Julião Guerra foi prefeito e acabou o carnaval arcoverdense, há muitos anos, quando Roberto Morais ainda era vivo, que se tenta reeditar o carnaval daquela terra, o que tem sido uma tarefa difícil. Roberto iniciou com o chamado "Baile Municipal", depois que o Município abocanhou o Esporte Clube de Arcoverde, mesmo assim não muita luz e brilho ao seu carnaval. No momento, pelo visto, a bola da vez, é Dão Novaes, com o seu velho e cansado "Boi do Mangangá". Na verdade Dão, sempre foi um grande folião arcoverdense, mesmo assim não é dessa vez que Arcoverde vai superar Buíque na festa momesca. Outra mais, dizem também que Arcoverde, com o adesista Zeca Cavalcanti, recebe dinheiro e incentivos da EMPETUR para promover e tentar levantar o carnaval arcoverdense, enquanto que em Buíque, tudo é bancado com recursos próprios, o que significa uma disparidade e discriminação para com os buiquenses. Mas o que se pode dizer, é que o carnaval de Arcoverde, pelo menos este ano, está vindo com uma certa força. Bem, é ver para conferir, ou não camaradas!

Arcoverde aposta no "Boi do Mangangá", do amigo Dão Novaes.

ESTRUTURA MONTADA - A megaestrutura do carnaval buiquense já está sendo montada. É realmente uma estrutura digna de um dos maiores carnavais da região. Tem a questão também de o ano ser político, daí a questão de cada político de cada cidade, querer demonstrar que pode fazer o melhor carnaval de sua cidade, a exemplo de Zeca Cavalcanti, que quer reeditar os grandes carnavais de Arcoverde, só que, com o "Boi do Mangangá" de Dão Novaes, vai ser tarefa difícil de se conseguir. O local não será diferente. Será no mesmo local de sempre, ou seja, no que sempre chamei, "Calçadão de Eventos" e disso se acredita que não vai passar, isso desde que o construíram. Não é novidade nenhuma para ninguém, ter conhecimento da minha posição com relação à chamada "Praça de Eventos".

CARNAVAL DE PESQUEIRA - A cidade de Pesqueira é outro polo carnavalesco que costuma fazer um grande carnaval, que se inicia na sexta-feira com o desfile do bloco criado pelo advogado Dr. Hélder, quando era presidente da Sub-Seccional da OAB de Pesqueira, denominado de ALVARÁ DE SOLTURA e, aos sábados tem o desfile das "Catraias", que é no estilo das "Virgens de Olinda" e das "Carmelitas" de Buíque. O Bloco "As Catraias" costuma desfilar pela manhã, saindo do bairro do Prado. Mas o auge do carnaval de Pesqueira, apesar da farra de música e água na praça central, ainda é o seu lado folclórico, com o desfile do superbloco LIRA DA TARDE, que é o maior bloco de carnavais da região, que junta mais de cinco mil pessoas, inclusive o que tem maior tempo de existência. 

Bloco Lira da Tarde, desfilando num dos carnavais de Pesqueira, na Praça Dom José Lopes.

Nenhum comentário: