QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O DIA A DIA NA VIDA DAS PESSOAS NO ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES


COMPESA DE BUÍQUE

Bater na mesma tecla! - Pois não, é isso mesmo! - Já estamos "tiririca" de falar sempre a mesma coisa, do mesmo descaso, da falta de explicações e da falta de água para servir o povo buiquense por parte da COMPESA. E olha, camaradas que é toda a população que está insatisfeita com a falta de respeito com o povo de Buíque com essa demorada falta de água nas torneiras por mais de sete dias. O que está havendo, hem? - Será que a estatal que faz parte da banda pobre do estado não está nem aí, é isso? - Ou será que pela estrutura que existe que é a mesma de mais de trinta e cinco anos atrás que não mais tem condições de dá conta da prestação de serviços ao nosso povo,  hem? - O povo quer saber, por que camaradas, não se justifica essa de se ficar por mais de sete dias sem água nas torneiras, sem que se explique ou se tome alguma providência! - Cadê o desbravador de araque ou político enganador, governador Eduardo Campos, hem? - Alguma providência tem que haver. Por que não colocam essa região no projeto do desvio do Rio São Francisco - o Velho Chico, para resolver o problema de água também por essas bandas,  já que as obras estão pra lá de atrasadas! - É duro para o povo pagar uma conta pela água que não estão  usando e outra para comprar água de boa qualidade servidas por poços artesianos da Baixa Preta, a peso de ouro! - E olha que tem muita gente enriquecendo vendendo água potável destas bandas para Arcoverde, ou não?


ATRAÇÕES DE BUÍQUE

Indiscutivelmente as atrações do carnaval de Buíque, serão de boa qualidade para quem gosta desse tipo de festa momesca baiana, mas na verdade, o prefeito Jonas Neto ainda não disse quais são tais atrações, daí que, qualquer divulgação que estão fazendo à boca pequena de alguns blogueiros ou na base do disse-me-disse das rodinhas dos "futriqueiros" de sempre, com certeza é para prejudicar a imagem do chefe da edilidade buiquense. Que atrações de primeira linha virão, disso ninguém pode ter a menor dúvida, agora explorar politicamente o carnaval buiquense para dizer que vem uma atração e, na época das festas tal atração não aparecer, é justamente para tentar querer tirar algum dividendo político para os adversários, que sempre querem ver a casa pegando fogo. Até mesmo o prospecto de divulgação do carnaval ainda sequer saiu, então por qual razão divulgar ou dizer que virão certas atrações, não na agenda de seus promotores constam que virão, hem?

SAÚDE PÚBLICA

Não é falando de quem quer que seja, mas em termos de saúde, Buíque deu um saldo de qualidade, sobretudo na questão de ônibus para o Recife todos os dias para transportar doentes e as ambulâncias que não param nessa questão de levar doentes para outros nosocômicos na região e para a capital também. A questão não é essa, mas sim de falta de médicos plantonistas uma, duas vezes por semana ou até mais. Não é admissível que num município que de acordo com o último censo do IBGE, chegue a uma população de cerca de 52 mil habitantes e em determinadas circunstâncias, sequer se tem um médico plantonista para atender qualquer mal tolo do qual alguém é acometido! - É uma questão que sei perfeitamente ser uma das preocupações da Secretária de Saúde Fernanda Camêlo, que por sinal está fazendo um bom trabalho nessa área, mas de que certamente deve está encontrando dificuldade em resolver. Saúde e educação, minha gente, são dois pontos principais em qualquer município que tem que ser lidadas como pedras lapidadas, esta é a verdade. Não adianta às vezes se construir mais postos de saúde, mais leitos, etc coisa e tal, se não se tem médicos para dar pronto atendimento à população. Isso não sé uma crítica, mas apenas uma observação para que se tenha o devido cuidado para não falta médicos plantonistas em nosso município, pois quem sofre é o povo pobre, principalmente da zona rural do município que é extremamente extensa. Vem aí o período carnavalesco e nos postos de saúde e hospital públicos, não podem deixar de faltar pessoal qualificado para atender casos de urgência, que geralmente costumam acontecer nesse período de festa momesca.

AS UPAS DE ARCOVERDE
Apresentação do Projeto de umas das UPA's.

Sem dúvida alguma, o prefeito Zeca Cavalcanti é um grande administrador e pode até ser que com isso, ele queira empurrar goela à dentro no povo de Arcoverde, o seu tão decantado Geovane Freitas, de Sanharó. Ele construiu as chamadas UPAS em vários bairros de Arcoverde, só que, pelo que se tem notícia, falta material, equipamentos hospitalares e médicos para atender o povo. Então para que estão servindo tais UPAS construídas se não se prestam para as suas finalidades principais que é levar a saúde para mais perto do povo pobre das zonas periféricas urbanas, hem? - Ora, se foram construídas somente para gasto do dinheiro público, para ganhar eleição ou para enfeite, então era melhor se construir um parquinho de brinquedos para não fazer o povo de besta, né mesmo camaradas! - Digo isso de ciência própria porque num dia feriado, fui ao Memorial de Arcoverde, não tinha médico na hora e me dirigi ao Regional, sem médico plantonista e fui a uma dessas UPAS e da mesma forma, quebrei à cara. O certo mesmo, foi ter um chá de cadeira no Memorial, esperar o médico, que geralmente sempre tem e fazer a consulta após uma certa espera. Se fosse caso de urgência urgentíssima, será que eu teria escapado? - Outra mais, isso para dizer que entre Arcoverde e Caruaru, nesse meio-caminho o sujeito pode morrer à míngua sem atendimento médico, porque em Pesqueira e Belo Jardim, o sujeito tá lascado! - Ainda assim se pode dizer que Arcoverde ainda é um local de excelência sem majestade na questão da medicina.

NÃO É COISA SÓ DE NORDESTINO

Na verdade esse descaso da saúde pública, não é coisa somente de nós nordestinos que os do Sudeste e Sul do país, ainda teimam em nos tratarem como uma sub-raça. A falta de vergonha da saúde pública existe também em cidades daquelas regiões, que da mesma forma que o Nordeste, tratam a saúde pública como mercadoria de segunda. Todos os dias assistimos nos programas policialescos televisivos, gente morrendo por falta de atendimento ou por erro médico, o que é um absurdo, afinal de contas, não somos nós os sugadores maiores do dinheiro público? - Esse mal camaradas, vai do Oiapoque ao Chui, é questão de descalabro público nacional. Os administradores precisam de vez criar vergonha na cara e o povo se organizar mais e cobrar desses picaretas que só pensam em se apropriarem do que não lhes pertencem! - Ainda ontem mesmo saiu uma notícia de que num hospital de uma cidade do Rio Grande do Sul, uma criança veio à óbito por falta de atendimento médico, ou seja, o velho descaso do médico para com a vida humana. Os profissionais de saúde pública precisam ter mais um pouco de responsabilidade e respeitarem mais a ética médica. Sei que a questão de ética não é somente dessa profissão, mas ela está mais voltada para os holofotes.

JUIZ É DEUS???

Certíssima a decisão do STF que julgou uma ação reconhecendo poderes ao CNJ - Conselho Nacional de Justiça, para julgar juízes. Será que eles são imunes a não cometerem erros, como mortais que são, ou será que querem mesmo ser Deuses do Olimpo, hem? - Pelos absurdos que determinados magistrados cometem, claro que devem ser julgados pelo CNJ, que é o órgão criado por Emenda Constitucional, que embora não seja perfeito, pois teria que ter a participação de pessoal que não fosse somente da magistratura fazendo parte desse órgão, para julgar juízes. No formado em que foi criado dá a entender que foi mais um órgão corporativo e não fiscalizador, criado, mas nãos, de certa forma ele vem agindo contra maus magistrados. Não está se falando de quem prevarica, pois esses tem todo apoio da sociedade. O interessante é que o Executivo é fiscalizado, o Legislativo idem, então por qual razão o Judiciário não pode ser também, hem?

Nenhum comentário: