SÓ PARA REFRESCAR - Refrescando a memória do povo buiquense, em política, camaradas, quem é gato escaldado tem medo de água fria. Quem não se lembra da política de 1996, quando o "velho Jacaré", Arquimedes Valença, tinha certeza que ganharia a eleição e até de última hora, publicou uma pesquisa fajuta que lhe dava a vitória por 20% de vantagem, terminou perdendo para Blésman Modesto, por parcos 210 votos, mas perdeu. Então a lógica da política é que quem é gato escaldado tem medo de água fria.
SEM ESSA DE JÁ GANHOU - Esse tom eufórico de já ganhou, como muitos dos "arquimedesitas", que por sinal são muito poucos, procuram disseminar por aí afora, é só mesmo uma forma de propaganda política, além do entrave de ter que passar pela ficha-suja. Ele tem grandes barreiras a superar, a primeira, de ordem legal quanto à sua candidatura ou não; a segunda, da rejeição de grande parte do povo buiquense e, a terceira de falta de grupo político, que se rachou em bandas, se pulverizou depois que Miriam Briano assumiu à sua candidatura à prefeita do município. É inegável que ele é forte, mas não o suficiente para quem ficou doze anos no governo e não tem nenhuma obra a mostrar ao povo.
FORTE CANDIDATURA - Quer queira quer não, apesar dos pontos sofríveis do Prefeito Jonas Neto, ele ainda é o mais indicado para vencer o pleito que se avizinha, com a sua candidatura à reeleição. Primeiro, por que já sai em vantagem por estar no poder, com a máquina na mão; em segundo lugar, não tem ficha-suja; em terceiro lugar, apesar de um pouco ausente do povo, quando aparece é ovacionado e, em quarto lugar, não usa de violência contra o seu povo e sequer arrodeado de seguranças anda, tampouco praticou violência contra quem quer que seja. É um jovem de modos simples, de paz e é disso que o povo gosta.
NEM PORISSO ESTÁ NA ONDA DO JÁ GANHOU - Apesar de ter feito mais obras em menos de quatro anos, do que o prefeito Arquimedes em doze que esteve no poder, nem por isso alimenta a onda do "já ganhou". Simplesmente ele diz que vai ser candidato à candidato à reeleição e se ganhar tudo bem, senão, quem levar que faça de Buíque o melhor que se pode dar ao seu povo. Mas de uma coisa pode se ter certeza, o que se ouve na rua, é que entre Arquimedes e Jonas, se acaso a candidatura daquele vingar, o povo por exclusão vota em Jonas Neto e não vota em Arquimedes de jeito nenhum, afinal de contas, todo mundo já sabe da onda do "velho Jacaré", que quando foi prefeito vivia enclausurado, não morava em Buíque e dificilmente alguém o via junto ao povão. O atual prefeito pelo menos mora em Buíque, se vive enclausurado também, aprendeu com o ex-prefeito, mas pelo menos mora em sua terra, o que já é grande coisa.
SÓ AGORA ESTÁ APARECENDO - Quanto o ex-prefeito governou Buíque por doze anos, quem mandava e desmandava na administração pública, eram as suas filhas superpoderosas, Telma e Teófila, apesar de não ocuparem cargos oficiais no governo, em face do nepotismo que o Ministério Público fazia questão de que fosse cumprido, pelo menos de mentirinha, isso por que elas tinham as suas laranjas em seus lugares, mas vez por outra sempre estavam na prefeitura dando ordens e aí de quem não obedecesse! - Agora, considerando-se seguro de sua candidatura, o ex-prefeito Arquimedes é visto frequentemente junto ao povão, não mais com àquele séquito de súditos de antes, nem com o mesmo beija-mãos, mas anda por aí a se movimentar por todos os lados, apesar de não morar ainda em Buíque e de nunca dá a devida atenção ao povo quando estava no poder, esta é a verdade, ou não camaradas!
NÃO SE DEVE SER HIPÓCRATES - Ninguém deve ser hipócrates a ponto de saber de "per si" da política de nossa terra, mas é esta a mais pura realidade do que se passa na política buiquense. Se de outra forma alguém está vendo chifre na cabeça de burro, é porque tem uma visão distorcida das coisas em sua volta e não passa mesmo de um grande hipócrates, esta é a realidade nua e crua, né mesmo camaradas!

Nenhum comentário:
Postar um comentário