QUEM EU SOU
Sou uma mistura de sangue português, francês e brasileiro. Meu pai era português, minha mãe, num encontro casual na frança, exatamente numa visita à Torre Eiffel fazendo turismo, conheceu a conheceu, e nela viu a mulher de sua vida. Extremamente bonita, doce e bela, não havia como não resistir. Aí não teve jeito, foi paixão à primeira vista. Vindo o casal da Europa para esta terra brasillis, aqui fincou morada, mas venho de descendência do séquito de bajuladores da corte de D. João VI, quando em 1.808 veio ao Brasil, só para começar. Então com essa mistura sanguínea dos galegos, vim ao mundo não para agradar a gregos e troianos, mas sim, para descer a lenhar em quem estiver errado. Joaquim da Távola é o meu nome e conheci o dono deste Blog ainda estudante no Recife, na década de 70 e, num encontro casual, me dispus a escrever algumas coisas para ser publicada nesse meio de comunicação, que é uma das importantes ferramentas da internet e aqui estou eu pela primeira vez. Vou escrever sempre às segundas-feiras, para infernizar ainda mais a vida de quem estiver ressacado, que aí é que a coisa vai ficar preta mesmo.
NÃO EXISTE ELEIÇÃO GANHA
Olha lá meus gajos, não existe eleição ganha por antecipação antes do tempo. Quando se faz uma convenção, pode ter tido ela a dimensão que quer que tenha, mas fazer uma convenção, legalizar a candidatura na Justiça, são coisas distintas e nem por isso se pode cantar vitória. Após todos esses procedimentos não se pode ficar nesse aforisma do já ganhou. Não é bem assim que se ganha uma eleição. Ou se corre pelo voto sem pestanejar, sem dormir até uma hora da tarde, ou então o adversário que está solto em campo como cavalo doido, pode dar uma martelada de uma tacada só e priu, a eleição que se jurava ganha, pode o tiro sair pela culatra, ou não meus queridos gajos!
JOÃO DA COSTA
Vejam o caso de João da Costa no Recife, que foi uma criação de João Paulo, hoje seu ferrenho desafeto. Gente do próprio partido, o PT, deu nele uma rasteira que ele jamais se esquecerá. Foi um gajo que fez uma administração um tanto tímida, mas era um membro filiado ao PT, que hoje está mais para farinha do mesmo saco, do que para o partido socialista e sério que poucos tempos atrás o era, mas não, atualmente faz parte da mistura de alhos com bugalhos, tão comum em Portugal, minta terra de ascendência. Tinha gente que se orgulhava em ter uma estrelinha do PT fincada no peito. Hoje todo mundo arreda! - Ninguém quer mais saber. É como o diabo fugindo da cruz.
CANDIDATOS A VEREADORES
Pelo que me vem de Buíque, pelo conhecimento que já tenho dessa terra em inúmeras viagens de turismo ecológico à Vila do Catimbau, o número de vereadores inscritos em ambas as chapas dos concorrentes, é de mal a pior. A maioria deles, caros gajos, não sabe sequer assinar o nome. Então como é que se pode dizer que esses porretes vão concorrer a uma eleição importante e bem representar o povo, hem? - É isso el cabrons, não é coisa somente de brasileiro não. Na Europa, em muitos países da comunidade, também acontece esse tipo de coisa em política. Agora, pelo que tive conhecimento, a maioria dos atuais vereadores, não serve para nada e vão cair nesta eleição. Agora os que estão aí com os seus nomes postos, não são lá de grande valia. A Câmara com certeza vai mudar. Agora pode ser até ser que mude para pior, isso pela safra apresentada de candidaturas.
CANDIDATOS MAJORITÁRIOS
Dos candidatos majoritários, um deles, se tudo der certo, pelo que me disseram, pode perder o caminho e pendurar de vez as chuteiras, feito Blésman já fez. É uma possibilidade, isso porque ele está atolado com a Justiça do País Brasillis, até o pescoço e claro, publicado o registro de sua candidatura, alguns empecilhos impugnatórios vão aparecer. Ele pode tirar toda campanha esperando a decisão da justiça, havendo a possibilidade de sequer ela sair a tempo, e isso não é nada bom para quem se candidata na majoritária. Substituir o seu nome ficha-suja por uma de suas filhas, pode se acreditar que não é lá uma boa decisão, isso porque elas não são nada queridas em Buíque. Simpatia jamais chegou ali e até quem eram aliados babões do velho "jacaré", não as suportava, é isso que tem me dito o meu interlocutor de Buíque, que sempre tem a feia mania de sempre dizer a verdade. Agora existem também duas candidaturas, que vai servir para piada de português nenhum botar defeito.
PRÓXIMA SEGUNDA TEM MAIS
Pois bem caros gajos, próxima semana tem mais. E vamos acabar com essas história de que português é burro e deixar de fazer tanta gozação com piada de português, pô! - Português também é inteligente, tanto é que foi um portuga que inventou a roda e a bola redonda, isso porque antes ela era quadrada. Por isso mesmo é que não admito esse tipo de gozação com gente de onde venho. Sou brasileiro nato, mas meu sangue, como já acentuei, é uma miscigenação do DNA português com o francês, pasmem, de origem de Napoleão Bonaparte, que vem a linhagem de minha mãe, que infelizmente, com o meu pai, já se foram para trocar alguns lampejos com o Homem que mora lá em cima e neste solo foram plantados, de onde jamais nascerão.
SOBRE JOAQUIM - O nosso mais novo colaborador, é natural do Recife, de origem portuguesa com francesa, é jornalista e, ao ler este Blog na internet, entrou em contato comigo e se propôs a publicar uma coluna todas às segundas-feiras, o que está acontecendo a partir de hoje. Chegue a conhecer Joaquim da Távola, quando estudante de Engenharia no Recife, na UFPE, onde cheguei a cursar três anos e aí fizemos uma forte amizade. Depois de todo esse tempo, num encontro casual, ele que já conhecia parte do meu trabalho, se propôs a me ajudar e de pronto aceitei. Espero que vocês apreciem a coluna e alfinetadas do nosso confrade amigo. Outra mais, como ele não gosta de aparecer, me pediu que só mostrasse a sombra dele e isso deve ser respeitado, porque Joaquim da Távola é uma pessoa extremamente reservada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário