Existe uma filosofia de vida desde que o homem passou a viver em sociedade politicamente organizada. No início, com toda certeza, não era como o pensamento do mundo atual, mas tudo que se faz é com base no que pensaram grandes filósofos como Sócrates, Aristóteles, Platão, Descartes, Diógenes, Pitágoras, só para citar uns poucos dos tantos estudiosos da saberia que existia, principalmente no mundo grego baseado em Atenas, que foi a escola de pensadores dos mais importantes do mundo antigo da Grécia, e por meio de tais ideias e delimitações do pensamento quer no modo de ser, de agir, de pensar e até mesmo no traçado da política, que em tudo no mundo ocidental é a base fundamental até hoje no chamado mundo moderno, na forma de agir e de pensar. Até que em determinados momento podemos imaginar que estamos caminhando e ouvindo esses grandes mestres do pensamento mundial, dando as suas aulas do ser, do agir e do pensar da humanidade. Não é sem nenhuma lógica, que o mundo filosófico da humanidade está centrado na Grécia e na Roma Antiga. Muitos pensadores deram sua contribuição para tudo que a humanidade é no momento atual, inclusive os filósofos mais recentes, a exemplo de Kant, Hegel, Friedrich Nietzsch, filósofo alemão do século XIX, entre outros, também aí se incluindo Maquiavel, que redesenhou as limitações da política moderna, deram grande contribuição para a formação do pensamento humano. Do Cristianismo nem se fala, pois foi a base fundamental para o respeito aos direitos humanos e do respeito ao próximo.
Hoje muita gente abomina e vê a filosofia com menosprezo, mas que todo o pensamento humano, quer na sua conduta, na forma de ser, de agir e pensar, vem da sabedoria implantada pela filosofia, fruto desses grandes pensadores. Muita gente abastada, critica Karl Marx e Lenine, mentores da Revolução Operária Russa, mas só foi a partir daí que os trabalhares passaram a ter mais direitos e garantias no trabalho, que estavam mais para escravos, do que para seres humanos livres. Antes dessa revolução, voltada em tese para o operariado e socialização dos meios de produção, a massa de trabalhadores explorada à exaustão pelos poderosos do momento, ganharam fôlego para avançar em direitos trabalhistas, senão estava tudo como se o operário antes de ser uma pessoa humana, estava mais para uma coisa tratada como um servo ou um semi-escravo nas garras do patronato. Com isso o mundo deixou de ser puramente de exploradores, quando passou a ver o lado social dos explorados, essa era a base fundamental da Revolução Bolchevique de 1917, da União Soviética. Claro que ganha a revolução, eliminada a tirania, quem antes mandava na Rússia era a nobreza composta de uma minoria que era dona da maior parte do País. Em 1894, subiu ao trono russo o czar Nicolau II. Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada diretamente à terra. Claro que a Revolução Russa, com tantas diferenças sociais, veio em bom tempo, portanto, o que era para ser uma coisa do ponto de vista político-filosófico, se tornou uma estrutura completamente diferente, uma vez que, deixou de ser uma ditadura de domínio absolutista, para ser uma ditadura do proletariado em que quem se beneficiava eram os seus líderes, mas de certa forma, não se pode negar de que a Revolução Russa, não tenha mudado a forma de pensar e de agir em questões de humanização de direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores. Apesar de seu erro de rumo, a lição que ficou foi para melhor aprimorar a relação de capital e trabalho, que hoje, apesar do mundo social-liberal em que vivemos, existe um limite filosófico de se voltar mais para a valoração do social, sem que estejamos vivendo num mundo socialista, que na verdade jamais vai deixar de ser um sonho ou um meio de políticos pregarem uma coisa e fazer outra completamente diferente.
Portanto, camaradas, a filosofia, desde a antiguidade, é a base fundamental de toda existência humana em termos comportamentais do ser, do agir e do pensar. Até parece que, o que pregaram os filósofos de antigamente ainda hoje está vivificante na alma de cada um de nós. A filosofia dos antepassados e pensadores milenares está mais do que viva na alma de cada ser humano, esta é a verdade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário