QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 7 de julho de 2012

A VONTADE DE SER NÃO IMPLICA NECESSARIAMENTE NO PODER DE ACONTECER


    Diz o dito popular de que, "querer não é poder". É uma verdade inconteste que vem da sabedoria popular e ninguém mais do que o povo para ter o dom do saber das coisas da vida e do mundo. A introdutória tem razão de ser, na medida em que muitos dos populares de Buíque tem me questionado se vou ser candidato a alguma coisa, talvez aludindo a um possível candidatura de vereador, indagando da seguinte forma: Mané, seu Mané ou Doutor Manoel, o senhor ou você, vai sair candidato? - Respondo na ponta da língua: não! - Se eu fosse candidato só tentaria concorrer ao cargo de prefeito de minha terra, pois de outro, a exemplo de vereador, não tenho a menor intenção. Primeiramente, por que a tarefa de vereador é demasiada desgastante, principalmente com uma Câmara de  Vereadores, aonde uma maioria absoluta é composta de um bando de despreparados que temos. Então candidatura a vereador não queria jamais disputar; segundamente, porque o povo não sabe discernir quem é mais ou menos preparado para concorrer e disputar para ganhar uma campanha de vereador, terminando por ganhar quem só tem conhecimento do ó fisiológico que tem em seu corpo e nele tem assento e, terceiramente, o povo só foca mesmo o político que nele vai votar, se for cabra safado, corrupto e ladrão e que na câmara vai continuar nada valendo nada em termos de sequer ter o mínimo conhecimento do que seja o verdadeiro papel do vereador. Não que seja eu o bambam das paradas e do conhecimento, pois não sou. Posso até ter algum conhecimento, mas não procuro me esbanjar e me auto-rotular de intelectualóide e de dono do saber absoluto, isso não, pois não sou burro para pensar que sou o dono da verdade, que na verdade ninguém o é, nem mesmo os maiores filósofos da humanidade foram os donos do saber e da verdade absolutos.
      O meu sonho mesmo estaria focado numa candidatura a prefeito de minha terra, o que seria uma honra para mim, afinal de contas, quem não gostaria de ser prefeito de sua própria terra, hem? - Não sou imbecil ou hipócrita, a ponto de dizer o contrário. Por isso mesmo é que sou verdadeiro e se isso viesse a acontecer um dia, coisa que não alimento mais, acredito que iria mostrar como é que se governa de verdade um município da envergadura do nosso, pois ser detentor de uma função pública na área administrativa como agente político, não é para qualquer um e no fundo, às vezes pode até parecer que é, pois certas pessoas tem se elegido sem o mínimo de merecimento ou de boas intenções no trato da coisa pública. Uns já entram com um olho na repartição do bolo ou com a própria família ou com os "amigos" do peito que se possa imaginar que são. Amigos em política, jamais o são para sempre e jamais seguem o diapasão daquela música do cantor mineiro, Milton Nascimento, em que ele assim verseja na primeira estrofe: Amigo é coisa para se guardar/Dentro do coração/Assim falava a canção que na América ouvi/Mas quem cantava chorou/Ao ver o seu amigo partir - Bem, a música do grande cantor e compositor Milton Nascimento, traduz um sonho em que no mundo poético na criação imaginária se faz muitas ilações, mas que na verdade, não passa mesmo de um grande sonho. Em política o povo precisa ser mais consciente para saber discernir quem merece e quem não merece o seu voto, que em tempos de liberdade democrática se torna na maior arma do eleitor para uma boa escolha de quem lhes deve representar nos podres públicos constituídos.
        Não que tenha terminado os sonhos de minha vida. Isso não, pois enquanto viver vou continuar aprendendo e sonhando o sonho que eu desejar, pois sonhar é sempre possível, pois a imaginação do ser humano o leva a lugares e distâncias inimagináveis e é sempre bom sonhar para esquecer um pouco desta realidade nefasta e maldita em que vivemos. Na política também, é sempre bom lembrar, que existem pessoas que tem um carisma atrativo que extasia e anestesia as pessoas, a ponto de levar até a um certo fanatismo no inconsciente coletivo do povo, que basta tocar no candidato que já se dá por satisfeito, e votar já se  é uma coisa certeira, sem volta e carimbada. Mudar a cabeça do eleitor, é tarefa difícil de acontecer. Pode decorrer duzentos anos, que acredito que a mentalidade política vai praticamente ser a mesma dos dias atuais, pois o que se está passando para as futuras gerações não o cientificismo positivo da política, mas sim, o que de pior existe no pragmatismo que se pratica no meio político e não como uma ciência com capacidade de transformar a sociedade para melhores dias. Esta é verdade. Prefeito de minha cidade, que dela nunca me afastei, quer dela distante ou nela vivendo, sempre vivi a minha terra e nela um dia, junto com os meus pais e antepassados, quero ser enterrado, se possível ao som da bela música de John Lennon, "Imagine", como se tivesse adormecido num eterno sonho do qual dele jamais voltarei. Portanto, camaradas, a vontade de ser, não implica jamais ou necessariamente em querer, pois querer não é poder.

Nenhum comentário: