QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

DIÁRIO DE UM ESCREVINHADOR - UM DIA DE REI PODE SER NAS ARÁBIAS, OUTRO NA SOMÁLIA.

"QUE "REIZINHO" SOU EU???


(CRÔNICA DO DIA)
      
   Lembro bem, que costumava assistir na TV Tupi, Excelsior ou Rede Globo, não lembro bem, há um certo tempo, que o humorista e hoje entrevistador, Jô Soares, que não me entra muito bem pelo pedantismo que ele insiste em ser, interpretava em alguns de seus programas humorísticos do passado, um "reizinho troncudinho", em que ele se paramentava no seu personagem de uma túnica vermelha, uma coroa de ouro só como indumentária, um castiçal e se sustentava nos joelhos para dizer que era o “reizinho” pequenino no tamanho, mas que estava mais para bobo da corte, que se dizia para os seus súditos ou servos, que era todo poderoso em seu reinado e sempre terminava com um bordão engraçado em que se colocava não no tamanho do que ele representava fisicamente, mas sim, no tipo de rei que ele achava que representava no reinado do tamanho do seu ego de rei todo-poderoso. Como o personagem de Jô Soares, ruminando no passado de minha mente, imaginei, por que não, claro que ainda existem muitas pessoas que se imaginam que são reis feito àquele engraçado personagem, que na verdade, não passava de um rei que na verdade nada reinava e só servia mesmo para as chacotices de seu factoide de reinado que não ultrapassava o tamanho que ele fisicamente era de verdade, menos em grandeza de um grande rei. Na verdade, não existe rei que um dia não seja posto, mesmo que depois de morto e seu reinado na verdade, não passa mesmo do valor que em vida ele procurar lhe dar como valoração para os seus súditos, servos e bajuladores. O que entendia daquele personagem que povoou o meu imaginário ainda jovial, foi o de que, não existe ninguém maior do que ninguém e o que é hoje pode não ser o amanhã, pois na verdade, cada um só vale o tamanho que puder vir a ser representado pela  história e não momentaneamente o que se imagina ser na sua insignificância, independentemente de ser ou não um simples “reizinho” qualquer que se imagina o maioral do pedaço, quando na verdade, jamais vai ter a grandeza para ser o rei descrito pelo livro O Príncipe de Maquiavel, um dos mentores medievais da política moderna, embora achasse que todo poder deveria ser dado ao soberano, desde que fosse justo com os seus súditos. Então que ninguém se prevaleça pelo que hoje pode representar, isto porque o amanhã que é um dia depois do hoje, é escuro como a imprevisibilidade da vida. O que somos? – Só sabemos que nada somos... Na verdade, o personagem “O REIZINHO ! ! !”, saia sempre com o bordão na telinha, em que indagava a famosa pergunta que fazia “QUE REI SOU EU, QUE REI SOU EU....”, sendo prontamente saudado pelo séquito de súditos: "SOIS REI! SOIS REI! SOIS REI! SOIS REI!"

CURTO E FINO COMO UMA AGULHA

REMINISCÊNCIAS - Que ninguém vá dá "xilique" tipo Clodovil, pelo fato de escrever algumas reminiscências de algumas tolices de meu passado. Não estou mexendo com ninguém, mas simplesmente fazendo comparações paradoxais entre o mundo da fantasia, da magia, do humor e da alegria, como a vida real das pessoas, que na época existiam às pensas e hoje, em nada mudou. 

O COMUNISTA NIEMEYER - Indiscutivelmente, para muitos comunistas de "marré-marré", é muito cômodo repetir a famosa frase de Oscar Niemeyer, de que: "ENQUANTO EXISTIR A MISÉRIA E A OPRESSÃO, SER COMUNISTA É A SOLUÇÃO". É, pode ser! - Sabendo que ele faleceu com quase 105 anos, transformou a sua obra arquitetônica em máquina de fazer dinheiro, que acredito nenhum dos seus herdeiros, só serão pobres se quiserem, para ele foi muito fácil morrer com essa fé comunista inabalável. Não que tenha mudado eu, mas comunista rico, só quando houver uma sociedade sem classes e igualitária, segundo a própria pregação marxista-leninista, ou não camaradas? _ Por enquanto, os modelos políticos, para nada se prestam, a não ser para o capitalismo selvagem continuar a marretar o lombo do pobre, é só!

HUGO CHÁVEZ, DITADOR? - "Otras cositas mas", que não me sai da cabeça, é taxar o camarada Hugo Chávez de ditador da Venezuela. Por que razão ele é ditador, só por que foi eleito presidente por quatro vezes consecutivas? - E daí, se o  povo quis assim! - Mesmo doente em Cuba, onde vem tratando de um câncer não muito animador, mesmo fora de seu país, das 23 províncias de seu país, conseguiu eleger 20 governadores, então que ditador é esse, hem? - 

TEM GENTE QUE É COMO O BOI... -  É mesmo! - Existem pessoas, que infelizmente, nem tem moral, tampouco opiniões próprias. São verdadeiros bois de uma vaca só, pois aonde a vaca vai, o boi vai atrás.... - É ou não camaradas!  - Por favor olheiros da CIA, KGB, e os escambau de agências de espionagens de lugares tupiniquins, não vamos fazer comparações apressadas e asnóides, que não existem precedentes em nossa terra, ok!

ROMBO DA TRANSPOSIÇÃO - Esse negócio de pouco mais de 700 mil reais apresentados pelo TCU como rombo da transposição do Rio São Francisco, é a mesma coisa que uma agulha no palheiro. Se forem mesmo colocar o que existe no ventilador, a coisa pode respingar em parte das regiões por onde se pretende transpor o rio. Isso minha gente, é Brasil. O buraco é bem mais embaixo, ou não! - O pior é que órgãos públicos só querem mesmo é nos fazer de idiotas e com certeza, vamos terminar por nos convencer que realmente não passamos de verdadeiros idiotas, ou não! - Olha que a coisa quando é dita por repetidas vezes, mesmo não sendo verdadeira, se torna se firmando como uma verdade inconteste.

DECISÃO ACERTADA - Pode até ser uma decisão precipitada, mas como já disse neste Blog, a decisão do prefeito Jonas Neto e de Mané Tomé, de não fazer os carnavais nas cidades de Buíque e Tupanatinga, foi das mais acertadas, pois não é possível se gastar dinheiro público com festas numa época crucial desta em que se esta vivendo. Melhor resolver os problemas da seca, do povo que sofre e dos mais humildes, para depois se pensar em festas. Pelo homem público que tem sido o prefeito Jonas Neto, bem como, Mané Tomé, eles foram tocados pelo sentimento que deve reger todo e qualquer administrador público, que é sempre colocar o que é do povo em primeiro lugar. Agora se o povo quiser fazer o seu carnaval de improviso, como o próprio SESC-LER vai fazer o seu baile, como o vem fazendo todos os anos, nada impede que o povo passe esses dias de festança fazendo a sua brincadeira nas ruas. O que impede?

CASSAÇÕES DE PREFEITOS??? - Está se falando muito em cassação de prefeitos eleitos, para não usar linguagem técnico-jurídica, "os que ainda não tiveram seus processos julgados", podem crer que ainda vai demorar muito. Eles podem cochilarem, tirarem tranquilamente pelo menos parte de seus mandatos, que enquanto houve uma brecha se vai levando à coisa com a barriga e se pegar alguém que goste de ver a mão molhada, a seca se esbaldar em água. Pior é que esse aí nem sequer ainda estão na ficha suja!

PIOR É A CASSAÇÃO DE INCASSÁVEIS - O danado, camaradinhas, é que tem ex-prefeitos de nossa região, que estão cassados e vejam que trabalharam pra danar, senão, pelo menos um pouquinho mostraram algum serviço, enquanto outros, que estão para devolver milhões de reais aos cofres públicos, apurados ou pelo TCU ou TEC-PE, não estão nem aí e continuam se quiserem, até a ser deputados estaduais ou federais nas próximas eleições, ou até mesmo prefeitos em 2016, pois apesar de tudo, estão LIMPINHOS DA SILVA! - Isso sim, é que é revoltante, ou não camaradas!

Nenhum comentário: