QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

FATOS E ACONTECIMENTOS DE MAIS UM CARNAVAL


VANDALISMO - Se não me falha a memória, todos os carnavais pelos quais já passei, sempre foram marcados por violências e atos de vandalismos. Sempre nesses períodos, pela permissividade que sempre representou, quer nos carnavais antigos, quer nos atuais, a violência e o vandalismo tem marcado presença. Acidentes acontecem, pessoas se machucam, outras perdem até mesmo a vida, quando era para estarem celebrando, pelo momento de alegria que deveria se irradiar entre os populares.

ACIDENTES - Buíque mesma, mal tinha começado o carnaval e já se contava com um acidente de trânsito, embora as circunstâncias não tenham sido até agora esclarecidas. Talvez  imprudência, talvez não! - A questão é que já começou desse jeito. Outro acidente também está cravado no centro da cidade, onde um veículo Gol sem placa, está quase que praticamente danificado em cima da calçado do Mercado Público Municipal e pelo visto, ninguém até o momento tratou de tirá-lo de lá. Continua exposto como um troféu, como se forma a marca da normalidade numa época de alegria e de êxtase. Para completar, o veículo do meu filho, na madraga da sexta-feira para o sábado, teve o para-brisa quebrado intencionalmente por ato de vandalismo praticado por quem não tem respeito ao patrimônio ou ao bem alheios. São meros vândalos que se embriagam na noite para pura e simplesmente praticarem atos de maldades em qualquer coisa ou em quem aparecer pela frente.

CIDADE PARADA - Mesmo sem carnaval, como já o tinha dito, cada cidadão pode fazer o seu festejo particular. Não há o que fazer muito nesse período tradicional de festa momesca, isto porque a farra só se resume mesmo a muita bebida, brincadeira dentro dos limites para quem sabe assim se comportar e pronto, está feito o carnaval de cada um. Quem tem recursos, certamente viajou para outras paragens em alguma praia ou lugar tranquilo qualquer, para curtir esses quatro dias, cinco ou seis dias de extrapolamentos. A cidade de Buíque ficou vazia e está praticamente parada nesses dias. O que era um grande carnaval, pela imposição da seca, não pode ser feito, porque o prefeito de forma sábia, não promoveu o tradicional carnaval buiquense, por falta de recursos e se os tivesse, melhor aplicá-los para dirimir os problemas da estiagem que está a castigar a nossa gente.

MUITOS CARNAVAIS - Vivenciei muitos carnavais em minha vida. Curti muito em alguns deles, principalmente quando existia os carnavais de clubes, o que hoje é uma nota morta. Carnaval de hoje se resume, pelo menos aqui em Buíque, a banho de bica, as chatérrimas músicas de pagode ou de axé da Bahia, muita bebedeira e nada mais. E só se fica nisso mesmo. Então na medida que o tempo foi passando, o carnaval-família foi se acabando para ficar nessa porcaria que se promove hoje em dia. Não existe mais graça e na medida que vamos mudando de idade, parece que muita coisa na vida vai perdendo a graça. Carnaval pode ser uma delas. Hoje não mais me importa tais tipo de festividades, como outra qualquer. Para mim é mais um período de exageros, onde a permissividade exagerada dá vasão a tudo que pode e o que não pode se fazer nesta vida.

TUDO BEM PARA OS QUE GOSTAM - Para mim mesmo, melhor seria fazer um retiro espiritual, que talvez fosse a melhor saída para a minha paz de espírito. Mesmo assim, prefiro ficar por aqui mesmo, enfurnado em casa, curtindo um filme de DVD, do que está participando da folia, das brincadeiras entre alguns "mui ami". Então como não há mais sentido para mim o carnaval, mesmo assim, não deixo de respeitar os que gostam. Por isso mesmo é que não censuro ninguém por gostar da folia, de se esbaldar pra valer, afinal de contas, eu já tive a minha cota. Agora a minha vida é outra. A frente de batalha mudou para outra direção, isso porque, a minha vida ainda não acabou. Então nada mais correto do que vivê-lo do meu jeito. Agora quanto aos demais, que curtam o quanto puder, só não enveredem pelo caminho do vandalismo, da violência e dos exageros sem causa.

BOM CARNAVAL - No final de contas, o que desejo mesmo é um bom período de curtição momesca para todos que gostam e estão no meio da folia. Quanto aos carnavais dos grandes centros, esses sim, é que são recheados de atos de vandalismo, de violência e dos mais inimagináveis exageros que fogem da mente humana. São multidões extasiadas, embevecidas pelos mais diversos tipos entorpecentes que existem de formas as mais diversas possíveis. Aí sim, é que o perigo ainda se torna maior. No final de contas, o que era para ser um momento de congraçamento à vida, pode se tornar em grandes tragédias e ao terminar, na quarta-feira ingrata, é que se vai ter o saldo dos malefícios que restaram. Mas de qualquer forma desejo de coração um bom carnaval para todos que estão no meio da folia e que Deus abençoe a todos que estão no meio da folia!

Nenhum comentário: