QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O ENDURECIMENTO DA LEI SECA, POUCA COISA SIGNIFICOU PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO


   A questão maior do povo brasileiro, não é propriamente o endurecimento das leis existentes, do ponto de vista criminalizante ou a introdução de nova legislação mais dura, que vai resolver os nossos múltiplos problemas. O calcanhar de aquiles do não cumprimento de nossas leis, está na cultura do nosso povo, que geralmente, sempre busca uma saída para se dar um "jeitinho" e burlar toda ordem constituída. Então não adianta o endurecimento das leis já existentes ou a introdução de uma nova legislação mais pesada, pois pouco ou nada vai adiantar. Não basta pura e simplesmente mudar o texto de uma lei para se resolver um problema incrustado culturalmente na cabeça da nossa gente. O que deveria acontecer, era o nosso povo procurar se educar para ter o devido discernimento que isso ou aquilo é certo ou errado e, se fazendo o errado, vai ter de arcar com as suas reais consequências, mas infelizmente o nosso povo não está devidamente preparado para aceitar as devidas mudanças imperativas como manda a lei, é essa pois, a maior questão. 
  Só a título exemplificativo, se mudou a Lei Maria da Penha para criminalizar o infrator ainda mais, nem por isso se deixou de haver mais violência doméstica, talvez até, contrariamente ao que se esperava, até chegou mesmo a piorar a situação. Muitas autoridades de vários estados, comemoraram que diminuiu cerca de 10% os acidentes do trânsito no período do carnaval com relação ao ano passado e este ano, com o endurecimento da chamada lei seca, mas o que significa pífios 10% de diminuição de acidentes de trânsito com mortes, hem? - Absolutamente quase nada, mas de certa forma, digamos já se possa considerar que seja alguma coisa. A questão mesma em si, é se cumprir a lei e não fazer de conta que, só porque a lei endureceu ou se introduziu uma legislação mais pesada, tudo será de pronto resolvido, que não vai mesmo. O problema brasileiro é de mudança da mentalidade e o brasileiro aprender a discernir o certo do errado como determina e manda a lei, esta é a questão. Criminalizar ainda mais um leque de legislação penal já existente, de nada vai adiantar. O problema está justamente em se cumprir esse emaranhado de leis já em vigência em nosso país, fora disso, não existe outra solução.
    Tem mais, o pior exemplo de não cumprimento das leis, vem também das próprias autoridades, que nem elas mesmas a cumprem, quiçá à população.  Em muitos casos os exemplos vem das próprias autoridades constituídas, que detentoras do poder, imaginam que tudo podem, inclusive, desobedecer as próprias leis constituídas deste país, o que é uma vergonha e um péssimo exemplo dado à população. Enquanto não se mudar essa mentalidade autofágica no que se refere à aplicabilidade e cumprimento da lei, nada vai mudar neste país, seja qual for a lei que mais queiram dar-lhe um toque de endurecimento. Ou se muda a mentalidade, o comportamento de todos ou então, camaradas, tudo vai continuar como sempre foi, afinal de contas, ainda temos uma mentalidade colonialista, apesar de vivermos em pleno Século XXI e no período histórico no que acharam os historiadores por bem em chamar de "pós-modernismo".

Nenhum comentário: