QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 21 de março de 2013

MESMO COM O CORAÇÃO BATENDO DEVAGARINHO, QUASE PARANDO, ENFARTEI, MAS O MEU COMPROMISSO POLÍTICO CONTINUOU – O CAUSO EU CONTO COMO O CAUSO FOI – PARTE II – O DILEMA DE UM ADVOGADO COM RESPONSABILIDADE POLÍTICA E COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Foto de Jonas Neto, se não me engano, num de seus aniversários,  na minha casa. Note o detalhe que ele ainda usava camisa vermelha. Na frente, o saudoso Carlos de Neuda. Da esqueda para à direita, Jonas Neto, Delsinho, este Blogueiro, Patrícia Emanoela, minha filha, Hélder Modesto, Hémerson Modesto, meus filhos e Thiago de Régis. A farra era na minha casa, onde era costume e naquela época de vacas magras, era sempre visitada por muitos, até mesmo pelo prefeito Jonas Neto. Hoje, claro, os tempos são outros, mas a foto não deixa de ser um marco histórico aonde já se articulava à candidatura de Jonas Neto a prefeito de Buíque.


Não gosto nem de lembrar daquele dia. A agonia intermitente, ia aumentando num crescendo incontrolável, a cada minuto que se passava. Na verdade, os sintomas se iniciaram na manhãzinha, numa segunda-feira, no dia 07 de julho de 2008, que mesmo querendo esquecê-lo, dele guardo ainda lembranças, na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, quando para lá houvera ido visitar o meu filho e, já estava me preparando para voltar na manhãzinha da fatídica segunda-feira, quando se iniciou o meu momento de agonia, que foi num crescendo incontrolável, até que não aguentei mais, mandei ligar para o meu filho, Hémerson, que já tinha se dirigido para o seu trabalho e, não se demorou por muito tempo para,  atônito, apavorado, chegar para me acudir. Percebi que ele de logo, sentiu o meu drama e pude perceber que naquela segunda de manhãzinha a coisa não estava muito boa para mim não senhor! – De imediato, foi se ter com um colega que morava na mesma rua que ele, e de pronto me levaram para um Postinho de Saúde Pública, desses que estão mais para matadouros de gado esperando à morte chegar, que praticamente hospitais para tratar de gente. A atenção dispensada foi vaga, quase que não tinha chegado ninguém. Era mais um exemplo de caos de saúde pública. Demorou um pouco, mas a medicação é àquela mesma de sempre, transcrita por uma médica com cara de quem tinha dormido na noite anterior e de nada tinha gostado. A medição chinfrim por ela prescrita, foi assim, para qualquer um mal-estar no tronco abdominal, alguns tubos de soro e pronto, uma aplicação de algum ansiolítico para diminuir a tensão do paciente e, passados alguns minutos, o sujeito já estava pronto para ser liberado e chegar outro boi no matadouro do corredor da morte. Sequer um parelho de eletrocardiograma existia para se fazer o gráfico indicativo para demonstrar se o paciente estava realmente parando, enfartando ou não. A coisa nesses momentos de emergência, nesse caos de saúde pública, é levada na base do tapetão e não fui devidamente medicado e por isso mesmo sofri as consequências, e hoje padeço de doença cardiovascular e tenho que ingerir oralmente até o final de a minha vida, mais de uma dezena de drogas medicamentosas farmacológicas, mas pelo menos até agora, apesar de uns “exagerozinhos” aqui, acolá, vou levando à vida e deixando ela me levar. Só sei mesmo, que por volta das onze e meia daquele dia, fui liberado daquele “chiqueirozinho” alagoano, mas só foi chegar na casa de meu filho, a dor intermitente, a agonia do abdômen para o braço esquerdo persistia, não parava e ia ficando a cada momento mais intensa e eu estava irrequieto, cada vez mais impaciente e não teve outra. O jeito foi me levarem, lá pelas três para quatro horas da tarde, após quase sete horas de início do enfarto, para o famoso Hospital do Açúcar, em Maceió, e aí sim, foi que vim a ser atendido de verdade por uma equipe médica qualificada, que não mediu esforços, tampouco alimentou conversa mole e de logo, me levaram para a sala de cirurgia e lá me submeteram a um procedimento de cateterismo e outro de angioplastia. Aí sim, naquele exato momento foi que vim a sentir firmeza. Passei sete dias naquele nosocômio e fui liberado, mas de uma coisa eu não esquecia, chegar em Buíque e participar da campanha de Jonas Neto de 2008, que já estava em campo a todo vapor. Logo que cheguei naquele pomposo nosocômio cujo tratamento é à peso de ouro, logo que uma médica me atendeu, foi logo me dizendo que eu tivera sorte, pois no estado que lá chegara, ninguém teria sobrevivido e, não liguei muito para o que ela dissera e de logo fui indagando: doutora, será que dá para a senhora fazer um paliativo, porque tenho que trabalhar na política de Buíque, que já começara no dia seis de julho daquele ano. Quer dizer, sequer me preocupei com a minha saúde, mas com a política de Jonas Neto. Mas de pronto a médica retrucou, que nada, o senhor não vai poder sair daqui de jeito nenhum! - Foi aí que fiquei um tanto quanto nervoso, principalmente quando a gentil médica me disse, o senhor não veio à óbito por sorte. Então naquele momento, me dei por conta da gravidade de minha situação. Clinicado por uma boa equipe, depois de pouco mais de uma semana, fui liberado, mas com a recomendação de ficar um mês de repouso, sem ter a menor preocupação com nada, mas ao chegar em Buíque, com a política nas ruas, não deu outra, tive que entrar na dança, mesmo com a recomendação médica. Não teve conversa. Ninguém se importou mesmo. A questão era entrar com a minha experiência nos preparativos para a política de Jonas Neto, que tinha tudo para ganhar. Em um momento como esse que passei, pelo visto, ninguém não está muito aí para a saúde de ninguém, mas sim, para que as coisas sejam feitas e resolvidas, porque quem entra na dança política tem limites, pouco tempo e tem pressa. Entrei de corpo e alma na política de 2008, mas aí, já não era somente eu, tinha mais uma advogada para o enfrentamento da política, mesmo assim, o trabalho foi duro e árduo, embora não reconhecido por muitos políticos. A questão seguinte, vai ser mais um capítulo DO CAUSO EU CONTO COMO O CAUSO FOI – PARTE III, de um Advogado comprometido com o seu mister profissional.

P.S: Quero daqui felicitar o prefeito Jonas Neto, pelo seu aniversário ontem. Felicidades e parabéns por mais um ano de vida, ok, camarada!

Nenhum comentário: