QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 4 de maio de 2013

MAIS UMA INCURSÃO PELOS SERTÕES DE PETROLINA


  Domingo passado, dia 28 de abril, fui pela quinta vez à Petrolina, não para passear ou fazer turismo, que além de não poder, lá não sou afeito a fazer ir aos lugares para me soltar à vida. Fui sim, para defender o direito de alguém no dia seguinte, 29, às nove horas. Lá chegando, fomos para um hotel, onde pernoitamos e, no outro dia pela manhãzinha, tomamos o café e fui ao exercício do meu mister de advogado no Fórum da Justiça Comum de Petrolina. Por volta de onze horas já estava disponível e pegamos os 550 km de volta, que é à distância entre Buíque e àquela Oásis do Sertão Pernambucano. Nessa viagem, pudemos perceber, eu e demais companheiros, que o tapete sertanejo, dantes seco e com ossadas espalhadas por todos os lados, estava verdinho, isso porque em alguns lugares choveu bem,  noutros nem tanto, mas o importante é que a chuva chegou também ao Sertão. Petrolina, tendo a graça de ser banhada pelo Rio São Francisco, felizmente não enfrenta o problema milenar das secas, após o processo de plantio irrigado e de uma economia movida pela força da  agricultura planejada, que lhe dá o dom de não faltar água e da riqueza, apesar da quentura escaldante em seus mais ferrenhos dias de luz solar impiedosa.
   
    O mais importante dessa vigem, é que na volta, noutra cidade à 50 km de Petrolina, Lagoa Grande, encontrei um velho amigo de longas datas, que  lá está morando há mais de vinte anos, Felinho de Antonio Cabrinha, que fez parte de minha vida como amigo de infância. Não deu outra. Lá chegamos por volta das doze horas e começamos a palestrar, lembrar do passado, fomos para um restaurante de uma gaúcha e só fomos arredar o pé por volta de quatro horas da tarde. Conversamos muito entre um gole e outro, principalmente porque Felinho foi junto com Emanoel Modesto e outros colegas da época, os fundadores do conjunto The Jet Set, que depois passou a ser chamado por Som Bless Set, para, depois de certo tempo, vir a se tornar Casca de Romã. De início, conjunto de principiantes e promessa de campanha de Blésman Modesto em adquirir um conjunto para à juventude local, fato esse que se deu quando eleito prefeito pela segunda vez, em 1976, não deixou de cumprir a promessa e passados alguns anos, os próprios integrantes se tornaram os donos da banda, vindo aqui, acolá a perder alguns de seus integrantes até se transformar em Casca de Romã, mas a raiz principal foi com Emanoel Modesto, Felinho de Antonio Cabrinha, entre outros que formaram o tronco do então conjuntinho de "meninos buchudos", cujo primeiro nome foi The Jet Set. Para uma cidade que nada tinha de diversão para a sua juventude, até que esse conjunto teve a sua contribuição na história de Buíque. Infelizmente não fez o sucesso esperado, mas pelo menos, ainda chegou a rodar grande parte do Brasil. 
   
    Dessa viagem a lição que ficou em minha vida, é a imensa distância que a gente tem que rodar para chegar até Petrolina, que já até avisei, se tiver que para lá me dirigir para fazer uma audiência, só se for de jatinho, porque a viagem de volta, embora tivéssemos um jovem para dirigir o nosso veículo, foi um tremendo sacrifício, um tormento, pelas trovoadas à noite e trombas d'água que tivemos que enfrentar. Não estou me fazendo de rogado, tampouco pretensioso, mas a vida de advogado em muitas circunstâncias não é nada fácil, para quem imagina que se ganha na base da moleza no exercício da militância advocatícia, e quando ganha, isso porque, a gente dá o melhor que pode e nem sempre é devidamente reconhecido ou recompensado como merece. Mas encontrar Felinho de Antonio Cabrinha para mim, foi motivo de alegria e de contentamento, principalmente por se tratar de uma pessoa que é parte integrante de minha infância e de minha história. Ao pessoal do restaurante aonde estivemos, especialmente a uma atendente, meus sinceros parabéns pelo primoroso atendimento e ao velho amigo Felinho, que coincidentemente tem a minha idade, vai daqui o meu grande abraço de quem nunca deixou de considerar e admirar o velho amigo.

Nenhum comentário: