QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

SE A GENTE FOR SE FOCAR NA HISTÓRIA, VAI CHEGAR À CONCLUSÃO QUE A VIOLÊNCIA NÃO É DE HOJE


   Está mais do que patenteado, do que a violência está recrudescendo cada vez mais e de forma ainda mais com requintes de crueldade. Realmente é algo que clama aos céus e não se vai ter nunca uma solução pacificadora que venha a amenizar a questão da violência. Isto nunca vai acontecer. Só se este mundo se acabar de vez e ficar somente um casal novamente, para tudo recomeçar do zero para se tentar uma nova povoação deste Planeta e tentar se incrustar uma mentalidade diferente  em uma nova geração, que viria a surgir novamente com outra mentalidade filosófica de viver e deixar os outros viverem. Mesmo assim, as chances de tudo ficar como era antes nesse novo mundo seria igual ao que vivemos no momento, porque a mentalidade humana jamais mudaria para melhor, afinal de contas, dos seres vivos, o ser humano ainda é a pior espécie que existe no mundo. Dizer que a violência está num crescendo nunca dantes visto, é pura balela. A gente pode ter vivido momentos localizados, em lugares e épocas esparsos, de paz, amor, carinho, de solidariedade, trocas de amabilidades, mas em cada ponto da  história, se formos nele nos focarmos, vamos nos deparar com cenas tão trágicas ou mais ainda piores, do que nos deparamos hoje em dia. A questão maior que enfrentamos no mundo de hoje, é sem dúvida alguma, a questão do crescimento humano, com o aumento da bandidagem, o que era certamente uma questão previsível, sobretudo diante das desigualdades sociais e desumanas em que vivemos, em face de um mundo em que poucos vivem nababescamente usufruindo as maiores benesses ou de forma honesta ou desonesta pode oferecer a alguém e daí chegamos ao que vemos em nossa volta. É este o mundo real em que hoje vivemos e presenciamos. O mundo ainda com bombas nos quatro quadrantes chiando e vários estopins de tresloucadas guerras santas de fanatismo religioso fruto de pregações religiosas distorcidas da realidade em que vivemos. Então como diferir o moderno do antigo, hem?
  Voltando no tempo, vamos dizer, ainda na pré-história, havia lutas ferozes entre os seres  humanos, ou por invasão de seus territórios, na luta por comida ou outras tolices quaisquer, passando adiante, na Idade Antiga, vem o mundo dominado pelos gregos truculentos, que cruelmente tratava os dominados, pelos endeusados dominantes com tortura e mão-de-ferro, e na Roma Antiga, existia a crueldade romana entre os mais fracos, as arenas dos gladiadores, que fazia a festa do povo, de Cesar de dar pão e circo para enganar o povo mais humilde e, já mais na frente, na Idade Média, veio as cruzadas, guerras santas, em nome de Deus, para conquistas de povos, humilhações e matanças em massa sem a menor justificativa, além das fogueiras promovidas pela Igreja Católica, matando também em nome de Deus, pessoas que se eles, as santidades ao taxarem de hereges ou de práticas de bruxarias, já estava sem dó, piedade ou compaixão, condenado à fogueira. Na França também, ficou a marca de rios de sangue dos que foram para a guilhotina na época do rei Luiz XIV, que matou gente que nem sequer covas para enterrar os que foram para a guilhotina eram suficientes, mesmo sendo os franceses os predecessores do Renascimento e do Iluminismo que defendia os direitos humanos e deu inspiração a muitos povos para dar os seus gritos de liberdade. Quer dizer, a violência na verdade, sempre existiu, quer em nome disso, daquilo, para só justificar conquistas e massagear o ego dos dominantes de então. Dominar povos e submetê-los ao jugo dos dominadores era na marra. Torná-los escravos no absolutismo, era um salto. Quem discordasse, ia pra ponta de afiadas espadas, para a forca ou para a guilhotina. A violência sempre foi um marco na história da humanidade. Então não é de hoje que existe a violência. Ela sempre esteve presente na vida do ser humano. O que muda são as formas de como ela é aplicada a cada ponto da linha do tempo da história da humanidade. Na verdade, a história é formada por rios de sangue. Então a violência não é somente um fato hodierno, mas sim, vem desde o início da pré-história.
    Se a gente passar um pente fino na história, pode observar que os requintes de crueldade eram tão iguais ou piores do que métodos atuais usados pela bandidagem, quer paralela à segurança pública, ou os que oficialmente ainda a praticam em nome da lei. Até em guerra santa se fala ainda hoje, pode? - O mundo atual comporta hoje cerca de 8 bilhões de pessoas, então como debelar, eliminar a violência, hem minha gente? - Não existe, tampouco vai existir fórmula alguma mágica para isso. O que se pode fazer, e isso é uma questão do envolvimento de todo mundo, dos responsáveis pela segurança das pessoas e destas também, se envolverem num movimento uno e determinado, para pelo menos, tentar diminuir para que fatos e práticas criminosas hediondas não venham a acontecer. Existem até bonequinhos de brinquedo, feito o mandante da Coréia do Norte que deseja até abrir uma guerra nuclear! - Será que o mundo mudou? - Mudou sim, em tecnologia, hábitos das pessoas, nas práticas científicas, mas na violência, nada difere da Idade Antiga, da Idade Média, porque as práticas são as mesmas e, os requintes de crueldade, senão se igualarem, podem ser equiparados, porque os requintes são praticamente os mesmos, ou não camaradas! - Até mesmo os americanos "bonzinhos" e a terra da liberdade, dos sonhos e dos direitos humanos, existem prisões secretas que ninguém sabe, ninguém viu e lá também, práticas de torturas medievais, sem dó nem piedade, come no centro. Isso para ficar somente nos americanos "bonzinhos", porque tais práticas continuam do mesmo jeito mesmo nos países ditos democráticos. E os ingleses, hem! - De vez em quando, estão matando inocentes de graça, ou será que estou falando de chorumelas. É muito fácil muitos povos quererem tapar o Sol com uma peneira, mas o buraco é mais adiante, ou não?

Nenhum comentário: