QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 14 de maio de 2013

VALE DO CATIMBAU – O VALE ENCANTADO DOS DEUSES



  O Parque Arqueológico Vale do Catimbau, que foi criado pelo Decreto Federal nº 912/12, em dezembro de 2002, tem 62.300 hectares. Localizado em Pernambuco, abrange municípios como Buíque, Ibimirim e Tupanatinga, centrado entre o Agreste e o Sertão pernambucanos, sendo considerado o segundo do Estado. O primeiro é o de Fernando de Noronha. O Catimbau preserva uma das últimas áreas de Caatinga. É formado por um conjunto de montanhas de topos suaves e se tem a crença que o nome Catimbau provenha de “morro que perdeu a ponta”. Fica localizado entre montanhas e encontra-se em encostas abruptas e vales abertos, sendo uma região formada de intensa erosão e suas formações geológicas são compostas de arenitos de diversas colorações e tipos que datam de mais de 100 milhões de anos, apresentando cerca de duas mil cavernas e 28 cavernas-cemitério. É realmente uma região ímpar em beleza, do ponto de vista turístico e ecológico.
  Por isso mesmo é considerada uma área de extrema importância biológica, apresentando também registro de pinturas rupestres e artefatos de ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6.000 anos. Foram pesquisados 30 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior Parque Arqueológico do Brasil, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí. Um dos mais importantes sítios arqueológicos é o de Alcobaça, localizado em um paredão rochoso em forma de anfiteatro. As pinturas rupestres lá encontradas, foram efetuadas por distintos grupos étnicos de épocas distintas, apresentando diversidade nas técnicas e estilo de pintura. Dentro do parque há diversos pontos de vista, inclusive uma pedra furada, entre outras formações rochosas, que ao longo do tempo, com a erosão, foram tendo aparência de elefantes, galinhas, entre outros animais. É realmente de uma beleza sem igual para quem quiser se deliciar em apreciar um panorama diferente do que sempre tem visto por aí afora.
    Acredita-se que Uga-Buga e Brucutu, certamente, em suas andanças na Idade da Pedra Lascada, já estiveram observando as belezas do Parque Arqueológico Vale do Catimbau e, certamente, ainda puderam observar vestígios de um vale ainda mais bonito, atraente e belo, pois segundo estudiosos, àquela área ainda foi banhada pelo mar, a exemplo da Chapada do Araripe, em Araripina, que tem sido há alguns anos objeto de estudos e pesquisas e sempre se encontram peixes, cobras, entre outros animais, além de madeira fossilizados, o que implica em dizer, que com toda certeza que a região também foi banhada pelo mar ou por água doce, isso só se pode determinar pelo teor de sal em tais áreas encontradas. Mas na realidade, são regiões que merecem ser visitadas para quem gosta da natureza, do turismo ecológico e de curtir o meio-ambiente em sua forma ainda bruta.
Vila do Catimbau, em Buíque-PE, considerada área de preservação ambiental.

Nenhum comentário: