QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 18 de junho de 2013

ANGÚSTIA DA VIDA, O CERNE DO SOFRIMENTO E DA DOR


 Angústia, em ligeiras palavras, tem o significado, de tristeza, dor, sofrimento, dor, ânsia, agonia e um certo desequilíbrio psicológico e emocional. Quanto a gente está padecendo de uma intensa angústia, sentimos a nossa alma pesada, os sentimentos fora de controle, e uma certa nostalgia na alma. É tristeza mesma braba. Em determinadas ocasiões, não estamos nem aí para ninguém e praticamos coisas erradas, que ao invés de dar um solavanco nessa fase angustiante, muito pelo contrário, tende a piorar mais ainda a nossa dos interior da alma. É duro padecermos de angústia em determinados momentos, mas ninguém está livre de vir a sofrer surtos, mesmo que em pequenos interstícios temporais, mas que não há como se aguentar por muito tempo vivemos angustiados. Melhor seria que ela fosse logo embora e nos deixássemos viver e curtir a nossa felicidade, afinal de contas, a vida já é tão problemática para se viver, então por qual razão vivemos nessa devassidão de um mundo angustiante, que só problemas atrozes e cruéis nos trazem, hem?
  Acredito que quando Graciliano Ramos, escreveu o seu livro Angústia, certamente estava ele dominado por uma fase muito difícil de sua vida. Graciliano, foi prefeito de Palmeira dos Índios e naquela época, por volta da década de trinta para quarenta, fez um governo de sério e honesto e sua meta maior era valorizar a educação. Mesmo sendo de Quebrangulo, em Alagoas, foi prefeito de Palmeira dos Índios, chegando a ter ocupado um cargo de Superintendente da Educação de seu Estado. Depois de certo tempo, mudou-se para o Rio de Janeiro, que pelo visto, apesar do grande escritor que sempre foi, que além de livros que publicava escrevia também para grandes jornais, mas nunca enriqueceu e sempre viveu com certas dificuldades, apesar do cacife e da inteligência da qual era dotado. Na ditadura Vargas, que considero um dos piores ditadores do Brasil, por estar ligado e Hitler e Mussolini na Segunda Grande Guerra Mundial, pintou e bordou em nosso país, a ponto de sua política ter matado vários de nossos compatriotas, tendo inclusive entregue Olga Benário aos alemães, aonde veio a morrer nos campos de concentração, isso só por que ela se casou de Luiz Carlos Prestes, que tempos depois veio a fazer aliança com à ditadura Vargas, o que para um bom comunista não foi lá enobrecedor o torturado passar a alisar as mãos de quem lhe machucou.

   Mas as angústias da vida moderna, não devem ser lá muito diferentes daquelas passadas por muitos intelectuais, poetas, escritores famosos e tantas pessoas que da angústia fizeram do sofrimento o centro de grandes inspirações e nos legaram grandes obras, a exemplo de Graciliano Ramos, entre outros. Na verdade, para que alguém se inspire, tem que sofrer o pouco da vida, para poder explanar, colocar para fora os seus mais puros e belos sentimentos. É assim que por vezes nos sentimos angustiados sem saber lá o que muito fazer de nossas vidas.

Nenhum comentário: