QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

QUE O POVO FAÇA PROTESTOS DE FORMA PACÍFICA, MAS QUANDO CHEGA AO PONTO DE VANDALISMO, AÍ OS MOVIMENTOS SOCIAIS PERDEM A RAZÃO DE SER


 Que os movimentos sociais contra determinadas medidas de governantes, numa democracia, há uma razão de ser, disto não tenho a menor dúvida. Só que, os movimentos sociais devem ser feitos de forma mansa e pacífica, senão deixa de ter razão de ser de tais movimentos, quando a coisa degringola para a prática de atos de vandalismo, como esse último movimento que tinha como pano de fundo, o aumento de passagens de transporte coletivo e foram praticados vários atos de selvageria, que só trouxe mesmo prejuízos incalculáveis à própria população, que no frigir dos ovos quem vai pagar a conta é o próprio povo. Não sabe os vândalos isolados, de que o que estão destruindo é o seu próprio patrimônio público, em detrimento da conta que vai sair de seu próprio bolso, quer de uma forma ou de outra. Então há de se respeitar os movimentos sociais, que havia tempo não ocorria no Brasil, mas como a população de vários estado da federação não aguentou mais, partiu para vários movimentos de protestos em várias capitais dos estados e em algumas cidades. Só que, o que era o aumento de uma simples passagem de transporte coletivo, passou para se levantar o tema de outros assuntos, principalmente o da indecência, da bandalheira que se tornou a política nacional e aí o movimento ganhou outros contornos. Movimentos sociais numa democracia, são mais do que legítimos. O que não pode se legitimar é os atos de violência e se partir para o vandalismo sem nexo e gratuito. Aí não! - A coisa deixa de ser democrática para ser coisa de bandidos, de vândalos e o que era para ser um movimento de protesto contra as variadas sacanagens que vem ocorrendo país afora, passa a perder força e o sentido do que poderia ser uma manifestação ordeira, pacífica e sem violência ou vandalismos. É válido protestar contra o aumente de qualquer coisa que seja de interesse público, dos gastos astronômicos com estados de futebol, com a roubalheira do dinheiro do povo de forma escancarada, aí sim, a razão maior de ser da disseminação de protestos e o povo, mais dia, mesmos dia, tem mesmo que acordar.
  Praticamente tive minha formação de vida, fincada em fortes movimentos sociais e políticos, principalmente, quando presenciei a implantação da ditadura militar, a sua truculência e a violência e com isso, o surgimento da reação que se formaram em movimentos de luta armada e aí a coisa foi entrando num processo de radicalização que terminou com a tortura, violência e com a morte de vários de nossos compatriotas. Depois veio o movimento das Diretas Já, que sacudiu todos os quadrantes do Brasil, mas no voto não chegou a passar, mas como a pressão do povo era demasiadamente grande, os militares tiverem que abrir mão e veio o processo de abertura promovida pelo presidente general militar que gostava do "cheiro de cavalo", João Baptista de Figueiredo. Assim, de forma gradativa, veio a eleição indireta de Tancredo Neves, que por ironia do destino não chegou a assumir à presidência da república, vindo o governo de José Sarney, que na qualidade de vice, o substituiu e, depois, veio o presidente Fernando Collor de Mello, que através de um movimento social meio estabanada, o tirou da presidência através do processo de "impeachment", fato de que, se ele tivesse tido o jogo de cintura, o mesmo que Lula teve para a chamada governabilidade, e tivesse comprado parte do Congresso Nacional, teria tirado o seu mandato de letra e poderia até ter sido reeleito. Mas como Collor de Mello, se considerava um pavão misterioso e tinha um quê de ar imperial, não transacionou com deputados e senadores e terminou por cair em desgraça e sair da presidência na marra, através dos votos de políticos venais e picaretas, que poderia ter se vendido por trinta moedas.
  Após quase vinte anos sem nenhum movimento de protesto da população, parece que de tão insatisfeita com o que vem ocorrendo no país, do Oiapoque ao Chui, parece que a coisa chegou a ganhou proporções jamais esperadas e como os políticos estavam levando a coisa administrativa na base do banho-maria, isso de certa forma, veio à calhar para que essa cambada de calhordas, pelo menos alguns deles, acordem para pelo menos tentar cuidar melhor do que é do povo, isso porque, o coisa está escrachada mesma e todos em uníssono, só pensar mesmo em roubar, assaltar os cofres públicos, enquanto à saúde anda em pandarecos, a educação não sai do lugar, a questão social, com essa esmola do bolsa-família, também não avançou em absolutamente nada, porque se cortar essa esmola oficial, a miséria vai comer no centro. Então o que mudou no Brasil do PT, PMDB, só para ficar nestes "partidecões", que são os partidos que dominam a política nacional, mas estão andando na contra-mão da história, somente na base do toma-lá-dá-cá, ou será que é diferente, hem camaradas? - Como se explicar um país como o Brasil ter quarenta ministérios, só pra dá mamata a político, algum familiar, amigo do peito e a partido nanico de aluguel, que quer por que quer, ter representatividade política e assim, a roubalheira vai continuando e se alastrando por todos os cantos do nosso querido Brasil. É hora de se dar um basta em tudo isso, ou não?

Nenhum comentário: