QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

ESTADO DE CALAMIDADE EM HOSPITAIS PÚBLICOS NÃO É NENHUMA NOVIDADE


DESCASO da saúde pública no Brasil não é nenhuma novidade. Pelos noticiários de televisão até parece que foi o caso de se ter descoberto que a roda é redonda. Ora minha gente, vamos deixar de ser hipócrates ou bois de piranha, porque todo mundo está cansado de saber que a nossa saúde pública sempre foi um caos sem precedentes no mundo moderno.

PELO RALO é por onde sai o dinheiro da saúde pública, que na verdade, pelo que se divulga, verba é o que não falta. Para se ter uma ideia, só para o maior município do Brasil, São Paulo, o gasto com saúde pública é na ordem de 16 bilhões de reais anuais. Será que esse dinheiro não dá para nada, pô!

PELO RALO é por onde vai o dinheiro público, principalmente o da saúde, com a compra de medicamentos através de licitações fraudulentas, prestação de serviços terceirizados da mesma forma, além de faltar médicos para atender os pacientes que precisam desse corredor da morte. O que falta mesmo na saúde pública, é gestão séria e honesta, nada mais que isto.

MALVERSAÇÃO e a má gestão, são os piores males que afetam a administração pública no setor de saúde, sem falar nos demais. Na questão de saúde, o que ninguém está nem aí, é o fato de que se está tratando de vidas humanas e não de mercadorias de feiras de mangaios. Por isso mesmo, os gestores públicos e os políticos deveriam ter mais vergonha na cara, que é o que falta em quase todos eles.

BANDIDO é o político que tira do dinheiro da saúde e provoca a morte de muitas pessoas, que não dispondo de recursos, só resta mesmo se valer da sucateada saúde pública. Por isso mesmo, quem rouba dinheiro da saúde deveria ser penalizado por homicídio doloso pelas mortes que dolosamente provocou ao roubar dinheiro público que poderia salvar vidas.

FALTA DE MÉDICOS é um dos grandes males em todos os recônditos do Brasil. Existem cidadezinhas, que sequer por semana aparece um médico e quando aparece, atende um fileira de adoentados sem sequer olhar nos olhos do indivíduo, prescreve uma medicação qualquer e pronto, está curado o sujeito, que em muitos casos pode até chegar a óbito por falta de atendimento médico. Já que os hospitais são uma fedentina insuportável, deveria ter um pessoal capacidade pelo menos para higienizar os hospitais. Mesmo assim, os médicos brasileiros estão chiando porque o governo federal quer trazer médicos do estrangeiro para o Brasil.

NÃO SEI POR QUE dessa chiadeira a ponto de protestarem, contra a vinda de médicos estrangeiros para suprir as necessidades de parte de médicos preguiçosos brasileiros, já que não existem o mínimo suficiente de médicos para atender à população. Então uma solução, até que se formem mais médicos e que queiram trabalhar no interior, é trazer médicos estrangeiros, principalmente os que falam língua portuguesa ou portunhol. Afinal de contas, se há carência de mais médicos, que mal há nisso. Resta saber, se alguém quer ganhar mixurucos 10 mil reais, que é uma miséria, para quem passa mais de seis anos para se formar, fora o tempo em que tem que se especializar.

FALTA DE SENSIBILIDADE é o que falta nos gestores públicos para com o dinheiro da saúde. Se tem conhecimento que para todos os municípios brasileiros, por menores que sejam, o orçamento destinado à saúde, é o maior, não se justificando desta feita, a saúde caótica, nojenta,abjeta e com descaso que o povo recebe. Se alguém chegar em estado de atendimento emergencial, infelizmente pode correr o risco de morte, isso porque, o que mais se encontra nos hospitais públicos são técnicos de enfermagem, quando muito, um enfermeiro, que se tiver medicamentos, ainda dão os primeiros socorros e mandam o indivíduo para um hospital regional mais próximo e este manda para o Regional de Caruaru ou para alguns hospitais públicos do Recife, que vivem abarrotados de pacientes até mesmo pelo chão e no meio de fedentina. É questão de calamidade pública a saúde brasileira. Se o sujeito tiver uma pequena ajuda dos Céus, pode até ser que chegue ao Recife, senão, morre no percurso da viagem.

E AINDA PEDEM MAIS DINHEIRO para os seus municípios, a ponto de vaiaram a Presidente Dilma Roussef, como fizeram num recente encontro em Brasil. A presidente anunciou a liberação de bilhões e mais bilhões de reais para os 5.566 municípios brasileiros e, achando pouco, tascaram vaias na presidente, é que significa um tremendo descaramento e falta de respeito com a autoridade máxima da Nação. Na verdade, o que muitos querem não é o bem do povo não senhor, mas o de ter mais verbas públicas para malversarem ainda mais com compra de carrões, fazendas, garantir o emprego de toda parentada e amigos afins, é isso o que eles querem, menos pensar no povo. O povo, só interessa mesmo no dia do voto e priu!

O QUE O BRASIL PRECISA é de  uma reforma política séria, que desobrigue o eleitor de votar, a instituição do voto distrital, o voto aberto no Congresso Nacional, para se saber quem é quem, o fortalecimento dos partidos, a fidelidade partidária para acabar com os partidos de aluguel, a candidatura para quem quiser se candidatar, mesmo que não seja filiado a partido político algum, a diminuição das cadeiras do Congresso Nacional, que nada vale as 593 existentes, além de outras mudanças pontuais em favor do povo. Mas na realidade, tais mudanças só valeriam mesmo, se os picaretas de todos os matizes existentes fossem substituídos por homens probos e honestos, além de muitos deles irem passar numas férias vendo o Sol nascer quadrado. Aí sim, quem sabe, poderíamos sonhar com um país melhor e mais igualitário.

Nenhum comentário: