QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FILOSOFANDO A FILOSOFIA DO FILOSOFAR


     Desde o início do mundo civilizado, que sempre houveram vários sábios, não propriamente como o mundo atual, mas o que somos hoje, é justamente a síntese, em termos de pensamento, dos muitos pensadores que sequer registros escritos deixaram de suas obras ou de sua forma de pensar, mas o que existe dentro de cada um de nós, está enraizado num passado tão distante que se torna inimaginável. Ninguém ao certo, por exemplo, quem foi o primeiro filósofo que veio ao mundo. Existiram vários e variados são os fragmentos por eles deixados para a posteridade, que pouco ou nada quase se sabe.
      Na verdade, pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas ideias chegaram a nós por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram depois, e que os apresentam como "primeiros filósofos". Não fosse isso, eles talvez ficassem conhecidos como escritores com pretensões vagamente científicas, com suas investigações peculiares sobre a natureza. Esses pioneiros surgiram na Jônia, colônia fundada na costa asiática da Grécia por antigos micênios, que ali se refugiaram das invasões dóricas, mas mesmo de forma rudimentar de vida, existiam sempre os que se preocupavam com a forma como a coisas vieram, da existência do mundo, da vida no Planeta e passaram a imaginar como deveriam ser o que nos envolvia neste mundo e a partir de então, passaram a pensar, ter ideias e começou o pensamento filosófico de vida, que é o seguimento de uma maneira de ser, agir, imaginar e segmentar um pensamento como norteador da vida de cada um.

     Pela tradição clássica Tales, nascido em Mileto, é considerado o primeiro filósofo, Viveu provavelmente entre o final do séc. VII e meados do séc. VI a.C. Matemático e astrônomo, previu o eclipse do Sol de 585 a.C. Diz-se que, distraído, teria caído num poço quando contemplava os astros. Mas comenta-se, também, que foi um hábil negociante, e que prosperou muito por causa da astúcia. De seu pensamento só ficaram interpretações formuladas por outros filósofos, que lhe atribuíram uma ideia básica: a de que tudo se origina da água, o que de certa forma, encontra amparo científico nas ideias do evolucionismo darwiniano, mesmo que muitos não concordem, mas a filosofia é justamente, a forma de se encontrarem ideias convergentes ou se debaterem em ideias convergentes. É uma forma de se estruturar, se pensar, ter imaginação e ideia própria do mundo em que se vive ou então seguir uma ideia filosófica criada por algum dos tantos e tantos pensadores que influenciaram de forma estrondosa o mundo em que vivemos.

Nenhum comentário: