QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 31 de março de 2014

HOJE, 31 DE MARÇO, O DIA DA REVOLUÇÃO DE 1º DE ABRIL QUE JOGOU O BRASIL NUM FOSSO DE MAIS DE DUAS DÉCADAS DE ESCURIDÃO


   Quem lembra da alcunhada "Revolução de 64", que muitos chamam de "Primeiro de Abril"? - Acredito que quase ninguém, porque nossos compatriotas costumam ter memória curta. Naqueles idos, ainda com tenra idade, lembro muito bem dos canhões, tanques de guerra e das tropas armadas até os dentes com as suas baionetas. Era um verdadeiro uruçu em nome dos militares que derrubaram o poder constitucional governado pelo Presidente João Goulart, instituíram mudanças radicais, implantaram eleições indiretas para governadores, criaram a figura do senador biônico e dois partidos políticos, o PMDB e a ARENA. O PMDB, representando os ditos comunistas e socialistas, que a ver pelo andar da carruagem, pelo isto ninguém era absolutamente nada disso. O que na verdade eles criaram foram duas frentes, uns que era os useiros e vezeiros dos militares, portanto, seus serviçais e, os que faziam o papel de frente dos contra, que em parte, muitos deles eram também coniventes. Mas assim mesmo, ainda existiram grandes parlamentares e homens brasileiros que mesmo pegando em armar, combateram o regime no parlamento, dom discursos inflamados, formaram vários grupos de luta armada, mas como a luta era desigual, pois eles, os militares tinham o apoio dos Estados Unidos, terminou por dar em nada. Mas de uma coisa que eles militares não esperam era a pressão popular que aumentava a cada milímetro e eles tiveram que abdicar, apesar das truculências e arbitrariedades que praticaram contra o nosso povo e ainda tem gente, mentecaptos mentais que ainda tem saudade de regime fascista do qual vivemos num fosso de escuridão por cerca de 25 anos. A argente, deu um exemplo, puniu os seus militares que torturam, mataram e deram sumiço e muitos dos seus que eram contra o regime, quando ao Brasil, mesmo com tantas arbitrariedades praticadas, os facínoras da dita revolução, ganham comendas e promoções, o que nos envergonha, pois se alguém comete um crime, e principalmente naquele condição ímpar, tem que pagar impiedosamente.
    Um militar graduado de Brasília, que viveu no miolo da ditadura, contou em detalhes o que faziam com os presos políticos. Disse ele, que não sabe ao certo o número de prisioneiros contra o regime de então, que ele fez sumir. Não importava. Eram torturados, jogados em alto mar pela Força Aérea ou então eram fuzilados sem julgamento num paredão. Eles fizerem barbáries em nosso país, que é difícil de se suportar sem que haja uma revanche. Essa Comissão da Verdade que formaram, só a fizeram para engambelar a nossa democracia para dar um amarela satisfação à sociedade, mas que não vai passar disso, não vai dar em nada. Vai ficar o dito pelo não dito. 
    Vi de Perto como atrocidades dos militares no Estado de São Paulo, para onde fui em abril de 1964. Quando mataram o Sargente Carlos Maringhella, foi perto de um Colégio Estadual onde eu estudava próximo à Vila Zelina e, pelo que soube, foi retalhado pelas metralhadores dos militares. Carlos Lamarca, morto na Bahia, pelo não menos truculento Sargento Paranhos Fleury, foi outro que senti muito a morte covarde como o mataram. O Fleury, na verdade, era o agente mais forte do DOI/CODI e a ordem era não deixar ninguém para contar a história. Foi um pária de nossa história e, pelo visto, como queima de arquivo, terminou sendo morto pelos mesmos que ele tanto serviu com denodo e dedicação. Outro fator que não esqueço, foi a prisão de Gregório Bezerra, em Santo Amaro, no Recife, pelo não menos truculento, Secretário de Segurança Pública de Pernambuco, Wandecok Wanderley, que após prendê-lo, colou-se através de um jeep do Exército e saiu arrastante o deputado comunista pelas ruas de Santo Amaro. São por essas e outras meus amigos, que quem conheceu um regime dessa natureza, jamais vai querer revivê-lo, isso por que, eles não acabaram com a corrupção não senhor, muito pior, eles não permitiam que ninguém falasse sobre roubalheira dos poderes públicos, senão o sujeito ou ia dar uma viagem de PARA-SAR, ou então morrer nas masmorras de uma prisão ou para o paredão da morte. Esse era o lema da truculência ignominável ditadura militar. E ainda assim, existem uma minoria de desinformados que ainda tem saudades de um regime dessa natureza. Quem tiver saudades, que experimente, para ver o que é um regime forte de militares, mesmo que se diga de mentirinha que é melhor. O melhor mesmo, camaradas, é uma democracia imperfeita, do que uma ditadura boa, porque não existe ditadura boa para povo nenhum no planeta.

Nenhum comentário: