QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 27 de maio de 2014

FALAM PELOS COTOVELOS MUITOS JOVENS, QUE SÃO MODERNISTAS, MAS NÃO SABEM ELES, QUE O MUNDO É DURO E CRUEL, E QUE, PARA TERMOS UM POUCO DE HONRADEZ E DIGNIDADE, AINDA NOS VOLTAMOS AOS TRATADOS FILOSÓFICOS DOS FILOSÓFOS ANTIGOS E MEDIEVAIS


    Imaginam alguns jovens, que são extremamente avançados e tem um QI além da média e por isso mesmo, os grandes tratados filosóficos do passados, já não nos servem mais. Certo ou errado? - Eradíssimo! - Primeiramente, tudo que é utilizado didaticamente como fórmula de educar e dotar o cidadão de uma formação humana, cultural e científica, jamais estará desligada dos ensinamentos filosóficos do passado. É justamente no passado, aonde se vão buscar os tratados filosóficos, os ensinamentos, para, com estudos nos filósofos medievais e antigos, que muitos deles foram brilhantes, a exemplo de Santo Agostinho, Escoto Erigena, Santo Anselmo, Abelar, Santo Alberto Magno Suma, Santo Tomás de Aquino, Mestre Echart, Duns Escoto, Guilherme de Ockham e Nicolau de Cusa, entre outros. Esses filósofos, além de outros mais, foram responsáveis por muitos tratados sobre à natureza e a humanização da sociedade humana. Muitos de seus ensinamentos estão embutidos em nossos princípios a ser seguidos e em nossos tratados cientíricos e legislativos que fizeram o mundo avançar. Então não me venham dizer que todo pensamento humano é fruto tão-somente dos mais jovens, isso porque vivemos numa sociedade moderna ou modernista. Ledo engano de quem assim pensa. A filosofia, só para citar, é a fonte de água da sabedoria humana. Todo pensamento humano está centrado nas ideias advindas das sapiências antigas e medievais, esta é a realidade com a qual nos deparamos. A única filosofia moderna que a maioria dos jovens e a iniciativa privada adota nesse dito mundo modernista, é o puro capitalismo selvagem que prima para que os ricos fiquem sempre mais ricos e continuem tirando cada vez mais dos pobres, para manterem os seus status quos, ou não minha gente! - Só a título de exemplo, assitam o filme "O Capital", de Costa Gavras. Nesse filme sim, está fincado verdadeiramente o objetivo principal do capitalismo moderno e da economia de mercado. No sistema mostrado no filme, é aquilo mesmo. É puro capitalismo selvagem. Assistem e filme e, se quiserem, comentem, façam uma análise de consciência. Essa é uma das ditas filosofias modernistas. Ricos sempre mais ricos, pobres sempre mais pobres. Massacrar a pobreza, pouco importa, o que importa mesmo é e foi sempre o crescimento da riqueza de uma minoria gananciosa por acumular cada vez mais bens, luxo, riqueza e finanças, sejam quais fórmulas utilizadas, lícitas ou ilícitas, o que importa mesmo é o frio capital, a luxúria, o esbanjamento de riqueza e a nada de hmanismo tem esse moderno capitalismo. No socialismo, não, ainda há um quê de pensar ho humano, mas o que se faz no momento, é sempre manter um mundo escravocrata moderno e isso, o filme demonstra muito bem.
    Já nos reportando à Idade Antiga, muitos filósofos tem as suas obras e tratados marcados pelo tempo e jamais deixaram ou deixarão de ser lembrados e motivos de estudos pelos sábios da atualidade ou dos poucos que ainda restam ou pensam. Dos antigos, podemos citar: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Heráclito de Mileto, Heráclito de Éfeso, Empécocles de Agrigento, Permênicles de Eféia, Zenão de Eféia, Protágoras de Abdera, Sócrates, sendo sua filosofia difundida pelo seu aluno, Platão, da Grécia, Aristenes, da Grécia, Demócrito de Abdera, grego, Antístenes, grego, Platão, grego, Aristóteles, grego, Pirro de Elis, grego, Epícuro, grego, Zenão de Cítio, grego, Plotino, romano, Santo Agostino, norte-africano e Boécio, estadista romano, entre outros. Todos esses filósofos de uma forma ou outra, contribuíram sobremaneira para a consolidade da vida e do pensamento humano e muitos deles ainda hoje, tem as suas obras estudas e servem de modelo para a elaboração de muitas leis e tratados modernos para esse dito mundo modernista atual. É isto que quero demonstrar. O pensamento humano não fica solto no espaço, como que feito em pedaços, mas ele se funde na linha do tempo a outros, para se tentar cada vez mais melhorar as ideias, o pensamento humano e a aplicabilidade da teoria para a vida prática. A filosofia por mais antiga que seja, jamais desaparece com o avançar do tempo, muito pelo contrário, ela sempre vai ser aprimorada ou aplicada como foi dotada aos pósteros, que vão sempre precisar de experiências vivenciadas no passado recente ou distante, pouco importando de onde venha, desde que tenha a sua serventia no momento e no lugar certo.
    Dos filósofos modernistas, podemos citar: Desidério Erasmo, holandês, Nicolau Maquiavel, italiano, Fancis Bacon, inglês, Thomas Hobbes, inglês, René Descartes, francês, Blaise Pascal, francês, Benedict Espinosa, holandês, John Locke, inglês, Gottfried Wilhelm Von Leibniz, alemão, George Verdeley, irlandês e George Berkeley, entre outros. Esses grandes homens, com ideias polêmicas ou não, deixaram um grande legado para a humanidade, que ainda nos tempos modernistas tem a sua aplicabilidade, pois sem tais tratados, muitos não existiriam. Não  podendo deixar de esquecer de outros grandes nomes, que foram, Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud e Karl Marx e os deste século, que são: Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault, George Wilhelm Friedrich Hegel, além de outros mais. Então minha gente, o pensamento humano não é fruto tão-somente do presente, porque apesar dos avanços, dos pulos científicos que temos dado, muitos deles advém, quer queira quer não, de preceitos filosóficos desses pensadores acima citados. Na verdade, o homem modernista, não pensa muito, não reflete sobre muitas das consequências de determinados atos que praticam, por isso mesmo, ao invés de estamos caminhando para um mundo melhor, na verdade poderemos estar desembocando para um bem pior, em que num apertar de um botão, toda a raça humana e os seres viventes deste Planeta Terra, se tornarão pó em questões de segundos. Aí indago, isso é ser modernista, sem que se tenha que refletir o passado ensinado e vivido? - Respondam as cabeças pensantes da atualidade, talvez a gente possa encontrar uma honrosa saída para esse desastre impiedoso ao qual chegou o nosso mundo, ou não camaradas!

Nenhum comentário: