QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 28 de junho de 2014

COLUNA TOCO CRU PEGANDO FOGO - É NITROGLICERINA PURA


NITROGLICERINA PURA - Bem, para quem não sabe, netroglicerina, também conhecida como trinitrato de glicerina, é um composto químico explosivo obtido do composto químico da reação de nitração da glicerina, sendo preparada misturando cuidadosa e lentamente a glicerina com uma mistura fria de ácido sulfúrico e ácido nítrico, concentrado não permitindo que a temperatura ultrapasse 30º C. Sendo utilizado com componente de explosivos, também na medicina, é usada em doenças cardíacas. Então se a nitroglicerina é pura, é porque é bem preparada para uma grande explosão. No nosso caso em particular, é usada no sentido figurado, para indicar uma notícia fora do comum, chocante e que pode tirar o sono ou atingir detrminadas pessoas, a depender de como vão captar o nosso comentário, opinião ou recado que procuramos dar através destas pastilhas, postadas nesta COLUNA.

BRASIL E CHILE HOJE - Não sou lá muito afeito à futebol. Isso parece que foi uma questão de trauma adquirido quando era rapazote. Jogando peladas numa área abandonada na Vila Ema, em São Paulo, próximo de onde eu e minha família morávamos, juntamente com a molecada de lá, não me afinava bem com a bola, sendo motivo de chacotas e até mesmo de agressões indevidas. Por isso mesmo, resolvi que bola, não era o meu forte, então foi que me decidi partir para ser um estudante voltado com afinco para os livros. Por isso mesmo, não ligo muito para tentos de disputas futebolísticas, mesmo em se tratando do chamado Brasil de Chuteiras, assim, não fico possuído pelo entusiasmo dos demais brasileiras. Não que não torça, pois lá no fundo do coração, claro que quero que a nossa Seleção venha a vencer. Agora uma coisa tenho percebido, como um analfabeto do futebol que sou, é que a seleção atual, não anda bem das pernas, só tendo mesmo que confiar nas chuteiras de Neymar, o que não é nada positivo, pois pelo que pude observar noutras seleções passadas, em que se colocava de quatro a cinco, ou até mais, jogadores experientes e mais velhos, para fazer uma frente de ataque que viesse a dar conta do recado, o que não acontece com a seleção atual. Então esse jogo de hoje, vamos aguardar para ver o resultado. Com o fogo aceso dos chilenos, acredito que a coisa não vai muito fácil não senhor, mesmo que o Brasil esteja com a vantagem de ter uma torcida maior e esmagadora, além, claro, de jogar em casa. É jogo de nitroglicerina pura, ou não! - Ainda assim, se tem muito a temer em se tratando do Chile, que na minha ignorância futebolística, tem jogadas rápidas e inesperadas e, é justamente aí, que o bicho pode nos pegar. Então todo cuidado é pouco. Neymar é bom, mas é só um par de chuteiras, que por melhor que seja, não faz a equipe, ou não camaradas!

FESTAS JUNINAS DE BUÍQUE - Para não passar em branco por completo, eis que finalmente, de última hora, resolveram fazer um encerramento de festas juninas em Buíque, com uma dupla de sertanejos César Menotti & Fabiano, e Mano Walter, no dia 30, na segunda-feira, o chamado tradicional São Pedro. Meio fora do calendário junino, que termina no dia 29, que é realmente o dia dedicado a São Pedro, mesmo assim, a festa não vai perder o brilho, uma vez que, já não mais existem mais atrações a ser apresentadas no mega São João de Arcoverde, que trouxe atrações de todos os matizes e de todos os gostos musicais. Esses dois artistas, embora não seja fã de músicas sertanejas ou românticas no estilo sertanejo lá das bandas do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, não é bem a nossa praia aqui no Nordeste. Mesmo assim, elaborada de última hora, acredito que vai ser uma grande festa, além de ser em plena segunda-feira, será com certeza um grande evento, tendo como principal patrocinador o Município de Buíque. Então parabéns ao nosso querido Prefeito Jonas Neto, que com parcos recursos, achou por bem fechar com chaves de ouro o nosso tradicional São Pedro, que acontecerá na Praça de Eventos de Buíque. Então até lá minha gente! - Vai ser nitroglicerina pura, ok!

FORNECIMENTO DE ÁGUA - Há de se colocar a questão do problema de água de Arcoverde, no mesmo patamar de Buíque. Se lá, a Adutora do Jatobá, não resolveu o problema do abastecimento de água na cidade, mesmo com a inauguração dessa obra para aliviar a sede da população, assim mesmo, o povo vem sofrendo com a falta de água em suas torneiras, em até dois meses, como a gente tem percebido nos relatos de arcoverdenses no facebook. Aqui em Buíque, com a inauguração da Adutora do Catimbau, que alardeavam viria a resolver o problema de fornecimento de água em nossa cidade, da mesma forma não resolveu coisíssima nenhuma, pois a água não tem chegado às torneiras da população regularmente e, o abastecimento de água tem sido feito mesmo, pela adquisição do preciosos líquido à peso de ouro, aos vendedores de água potável, que também é usada para o gasto. Enquanto a Barragem do Mulungu não está fornecendo um pingo de água para às famílias buiquenses, o que deveria estar em curso, seria uma limpeza e ampliação daquela barragem, para, quando vieram as chuvas enchê-la de verdade, e a nossa cidade ser abastecida de verdade sem que venha a faltar o importante e precioso líquido. Na questão de Buíque também, já era para se encontrar em curso, estudos para a construção de uma nova barragem, uma vez que, com o crescimento populacional do município, só essas duas fontes de abastecimento não estão sendo mais suficientes para o regular abastecimento de água. Então minha gente, melhor prevenir que remediar, pois povo prevenido, vale por dois.

INDEFINIÇÕES DE APOIOS POLÍTICOS - Por falar em questões políticas, aqui em Buíque, sabemos que o desmantelado grupo de Arquimedes Valença, vai apoiar Armando Monteiro para o governo do Estado e a Presidente Dilma para à reeleição, quanto a deputados estadual e federal, ninguém sabe ainda quais são os seus, mas pelo que a gente observa dos movimentos, o poder de transferência de votos do velho caudilho da política buiquense, já é coisa do passado e ele, no momento atual, já não mais é o mesmo. Quanto a Jonas Neto, seus candidatos são Paulo Câmara, governador, Fernando Bezerra Coelho, senador, André de Paula, federal e estadual, ninguém sabe ainda, que pode ser Júlio Cavalcanti, para ir junto com a sua vice, por questão de compromisso de campanha feita no passado recente. O candidato a Presidente de Jonas Neto, é Eduardo Campos. Pelo visto, quanto ao grupo de Jonas Neto, ainda está um tanto quanto indefinido, porque para o lançamento de Paulo Câmara à candidatura à governador, nenhum dos presidentes dos partidos políticos que integraram à sua coligação na última eleição, foram convidados a integrar à comitiva de apoio, coisa de salutar importância de demonstração de força e de unidade política, mesmo assim, levou uma boa representatividade e se fez presente, fato importante para a sua carreira política, p que implica em dizer, que o atual prefeito dessa vez é quem vai fazer os majoritários de Buíque, podem crer no prognóstico que é a mais pura verdade, isso pelo trabalho que vem desenvolvendo em favor do nosso povo.

DEPUTADO ESTADUAL DE TUPANATINGA - Dizem os xeleléus de Mané Tomé, prefeito de Tupanatinga, que ele vai eleger o filho deputado estadual e de que para essa tarefa, já conta com cinquenta municípios, coisa que só acredito vendo. Primeiramente, Mané Tomé, que os babões dizem está fazendo uma boa administração, coisa que não dá para se notar, vai eleger o filho, coisa existente só se for na cabeça dele ou do abestados eleitores e dos babões que não largam o seu saco; em segundo lugar, quem é esse filho de Mané tomé, hem!, que ninguém sabe, ninguém viu ou em que mundo ele se enconde! - Diga-se de passagem também, que, além de ser um neófito em política, a não ser que ele faça um leilão da Prefeitura de Tupanatinga e compre à peso de ouro, pelo menos mil votos de cada um dos cinquenta municípios que ele diz que tem apoio, o que só acredito vendo e, em terceiro lugar, um sujeito sem nome como é Mané Tomé, que sequer tem projeção nessa região, qual é a condição que ele tem de eleger um filho dele deputado estadual, só se for na China! - Vai aprender a fazer política com Mané Roque, Mané Tomé, já tu fostes um aplicado aluno dele!

Nenhum comentário: