QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

COMENTÁRIOS SOBRE FATOS E ACONTECIMENTOS DO NOSSO COTIDIANO


ZECA X MADALENA - Pelo visto, a distância regulamentar entre o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti com Madalena Brito, veio bem antes do esperado. Ex-vice de Zeca, Madalena contou com o seu apoio e do deputado estadual Júlio Cavalcanti, irmão do ex, para ser eleita Prefeita de Arcoverde, mas como em política, e ela como já se acreditava não seria capacho do antecessor, procurou o mais cedo possível, fazer ela mesma as suas escolhas, para firmar a própria marca registrada de administração. No quesito político, ela apoia o candidato a governador do presidenciável Eduardo Campos, Paulo Câmara, mas em contrapartida, vota em Zeca e Júlio, respectivamente, para deputados federal e estadual. Quanto à sua administração, está, segundo reclamações da própria população, deixando a desejar, pois segundo populares, não está no mesmo rítimo do ex-prefeito, que chegou a ter o reconhecimento de ser um dos melhores administradores de Arcoverde, apesar de ter alguns processos pendurados por improbidade administrativa, o que contrasta com a sua suposta rigorosa forma de administrar a coisa pública. Por seu turno ainda, Zeca e Júlio, apoiam a candidatura de Armando Monteiro, do PTB, partido do qual são filiados. Já a Prefeita Madalena, é filiada ao partido de Eduardo Campos, o PSB.

AINDA O MEU TERCEIRO LIVRO - Bem minha gente, como todos sabem, está aí rodando, o meu terceiro livro - INCONSTITUCIONALIDADE LATENTE DO STF NA QUESTÃO DO CASAMENTO HOMOAFETIVO, que foi bancada a sua publicação por conta própria, para que os amigos, colegas de profissão, estudantes e o povo em geral, que tenham uma quedinha pela leitura, o adquiram, não de forma obrigatória, isso para mim não seria nada interessante, mas com a convicção de dar uma ajuda, promover e tentar dar uma alavancada na própria cultura ou movimentos culturais dessa natureza em nossa região. Na verdade temos muitos talentos que merecem um empurrãozinho de todos, só que, muita gente finge que ajuda e faz de conta que ajuda, mas nada faz para dar uma mãozinha da qual todo escritor, artista e quem luta em favor das artes, luta para dotar nossa região de uma visão cultural mais avançada. Não contamos com o Poder Público, apesar de apelos que se busca fazer e também, nada faz em favor dos movimentos cultuais, sejam eles quais forem. Então minha gente, vamos dar um empurrãozinho a esses tipos de movimentos, que não está querendo ganhar dinheiro de ninguém, ou fazer fortuna com o que fazemos, mas apenas ter o nosso trabalho reconhecido, só isso, será que é pedir demais? - Adquira uma consciência cultural e AJUDE A ALAVANCAR A CULTURA DE NOSSA REGIÃO, MINHA GENTE!

PALESTRANTE - Como já noticiei, estou disposto em nome da cultura, a fazer palestras para onde for convidado, quer para escolas públicas, faculdades, instituições público-privadas, clubes de serviços, lojas maçônicas ou clubes sociais, podem me convidar que estou à disposição. O tema do assunto a ser abordado, ou pode ser o levantado no meu próprio livro, em minha experiência como escritor, de matérias pertinente ao Direito e de minha experiência de mais de duas décadas de militância na advocacia. Repito que estou à disposição. Não estou aqui partidarizando, tampouco fazendo um juízo de valor sobre o que os outros seguem, são ou imaginam seguir em suas filosofias de vida. Afirmo que estou preparado para levantar qualquer que seja o assunto, desde que tenha o domínio do que vou proferir e dizer como palestrante, principalmente, na área das ciências jurídicas e até mesmo sobre as experiências que a gente teve e tem no decurso de nossa vida. Meu desejo não é o de aparecer para quem quer que seja, mas pura e simplesmente, tentar levar mais conhecimentos e esclarecimentos para os que quiserem me ouvir, nada mais que isto.

O NOSSO BUÍQUE - O meu lugar de ligação umbilical, Buíque, vai indo bem. A administração pública, que num primeiro momento estava um pouco sofrível e deixava um muito a desejar, está aos poucos sendo colocada nos eixos pelo jovem prefeito Jonas Camêlo Neto. No primeiro mandato, ele praticamente de nada sabia sobre quando e como administrar um município, afinal de contas, nunca tinha sido nada antes de ser nosso prefeito, por isso mesmo, ficou meio perdido, mas no seu segundo mandato, está fazendo uma das melhores administrações de nossa terra, com muitas obras, que nunca existiram anteriormente e, hoje, o que se pode dizer de Buíque, é que é outro lugar, onde se pode dizer que está de certa forma, bem conduzido, além de que, a Vice-Prefeita, Miriam Briano, está sendo de salutar importância, na qualidade de Secretária de Obras, Urbanismo e Transportes, está fazendo um grande trabalho nessa condição. Não faz mais, porque em muitas coisas, não pode avançar além de certas limitações, em face de ser um trabalho em que tem que está amarrado com outras secretarias, como num conjunto, em que tudo só funciona harmonicamente, se outros instrumentos estiverem também afiados. Mas Buíque está passando por um bom momento atualmente. Jonas Neto também e, sua Vice, Miriam, apoiam Paulo Câmara e Eduardo Campos, respectivamente, para  governador do nosso estado e presidente da república. Quanto o apoio para deputados, Miriam apoia Júlio e Zeca Cavalcanti, já o prefeito Jonas Neto, apoia André de Paula e, quanto  ao estadual, ainda está sendo um incógnita, talvez só depois da Copa do Mundo é que se terá uma definição. 

FESTAS JUNINAS - Estamos em pleno mês das chamadas festas juninas. Arcoverde, nesse item avançou e se transformou no maior polo de nossa região nesse quesito. Embora queira Arcoverde impor ao povo o reconhecimento com o epíteto de "Terra do Coco", ainda teimo em chamar Arcoverde, como "Terra do Cardeal", pois foi assim que desde cedo, aprendi a reconhecer essa bela terra. Chamar diferente, para aclamar um segmento cultural, que acho até justo, mas para mim, não soa muito bem. Ainda continuo com "Terra do Cardeal". O interessante é que as festas juninas de hoje em dia, não se limita somente à musicalidade dos forrós pé de serra, mas sim, a todo estilo musical e, Arcoverde, faz uma mistura que vem do axé da Bahia, ao rock and roll, o pagode de São Paulo, o forró eletrônico, para chegar, se assim o for, ao autêntico forró nordestino pé de serra. A programção é vasta, mas não se fazem mais as festas juninas como as de antigamente. A explicação, é que os tempos mudaram, disso ninguém tem a menor dúvida, o que não muda nunca, é a memória e a história do povo, que muitos teimam em esquecer que estas existem e merecem ser reverenciadas. Quanto à Buíque, pelo visto,não vai ter nada em termos de festas juninas, não porque o prefeito não queira, mas por falta de recursos, pois segundo ele, é de se aplicar recursos e desperediçá-los em festas, melhor será aplicá-los em melhorias para à própria população, o que é por demais louvável, mas pelo menos, um forrozinho pé de serra, seria bem-vindo, e com poucos recursos se poderia fazer, em nome de nossas tradições e trazer algumas atrações boas e a pouco custo financeiro, a exemplo de um Alcimar Monteiro e outros tantos forrozeiros que são sucesso pelo talento que ostentam ainda hoje, aonde chegam para fazer um show. 

GRANDES NOMES ESQUECIDOS - Vejam vocês, como é fácil se esquecer de grandes nomes artísticos que se foram. Um dos últimos foi o cantor paulista, Jair Rodrigues. No momento de sua morte, fizeram um aué dos diachos com a mídia cerrada em cima do morto, mostrando a sua história de vida, o seu talento, como começou, quando teve início a sua carreira e sempre tocando os seus principais sucessos e muita gente no seu velório. Passados pouco mais de alguns dias de sua morte, ninguém ouviu mais sequer falar em seu nome ou uma rádio tocar alguma de suas músicas. A mesma coisa aconteceu com o grande mestre que teve influência em toda música brasileira, Luiz Gonzaga, que ninguém escuta rádio nenhuma tocar uma de suas músicas, ou sequer falar em seu nome, que pelo visto, caiu no esquecimento. Depois disso, vieram muitos outros grandes nomes, a exemplo de Dominguinhos, Reginaldo Rossi e outros mais, que também, foram colocados na caixa do esquecimento, numa fechadura que parece ninguém tem o menor interesse de abrir ou sabe de sua senha. O movimento mesmo, só se faz na hora da morte do sujeito que teve fama e por isso mesmo, merece pelo menos, no momento do último adeus, ser reverenciado por alguns dias. Baixou o caixão os sete palmos, todo mundo e a própria mídia, se esquece desses grandes nomes que se foram e deixou um grande legado cultural. Imagine quando um Sílvio Santos, um Roberto Carlos e outros mais nomes famosos se forem, darem o último suspiro, vai ser a mesma coisa. Depois de morreram, sequer serão lembrados, porque para a mídia que é uma concessão pública, esquecem de tudo, mas deveria ser elaborada uma lei, para pelo menos as rádios e emissoras de televisão, divulgarem a história, falando da memória desses importantes nomes, já que existem tantas leis para cotas disso e daquilo, deveria também ser elaborada uma lei específica para as rádios e televisões, ter uma cota obrigatória de divulgação de nossos valores culturais, inclusive de  grandes nomes da letras e das artes.

Nenhum comentário: