QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 12 de julho de 2014

COLUNA DO ESCREVINHADOR DA NITROGLICERINA PURA - AQUI O ASSUNTO É EXPLOSIVO


SECRETÁRIA DE OBRAS E DOS TRANSPORTES
DE BUÍQUE - MIRIAM BRIANO
   Em conversa recente mantida com a Secretária de Obras, Urbanismo e Transportes de Buíque, Vice-Prefeita, Miriam Briano, ela me garantiu que a obra de asfaltamento do trecho entre a sede Buíque e o Distrito da Vila do Catimbau, com uma extensão de 12 km apenas, já tem empresa licitada e que já está prestes a ter início, não me assegurando uma data certa para que isso venha a acontecer, mas que me deu garantia de que a obra sairá do papel, de conformidade com gente grande lá do Palácio das Princesas com quem ela manteve contato. É vamos aguarda para ver se isso realmente vai acontecer. A obra está orçada em R$ 6.510.002,71 (seis milhões, quinhentos e dez mil, dois reais e setenta e um centavos). Segundo ainda a Secretária, o Feira-Livre de Buíque, também será recuperada, com projeto pronto orçado em R$ 1.558.629,13 (um milhão, quinhentos e cinquenta e oito mil, seiscentos e vinte e nove reais e treze centavos), emendando ainda, que a Quadra Poliesportiva da Vila do Catimbau, já está sendo construída e que foram calçadas nos últimos meses, em torno 11 (onze) ruas, entre a Vila são José, Distritos do Carneiro e do Catimbau, o que significa em dizer, que a máquina administrativa de Buíque, não para, está indo a todo vapor, entre outras ações de cunho de beneficiar ao nosso povo buiquense, como a inauguração de uma Agência da Caixa Econômica Federal no dia 14 deste mês. Parabéns aos nossos gestores, tanto o Prefeito Jonas Neto, quanto à sua Vice, Miriam Briano, que estão dando o melhor de si para o nosso Município. 

DEPUTADO ESTADUAL DE TUPANATINGA

   Bem minha gente, quem acreditar em contos de fadas, pode perfeitamente acreditar que do Município de Tupanatinga, nosso vizinho e nossa filha, Santa Clara, terá capacidade, pelo menos na ótica de seu gestor-mor principal, Mané Tomé, de fazer seu desconhecido e fantasma filho, deputado estadual por Pernambuco. Se só for mesmo em sonhos de verão, aí sim, poderá ser, porque todo mundo pode sonhar, ou não, minha gente!  - Ora, estive em Tupanatinga semana próxima passada, e ao sondar algumas pessoas, ninguém sequer quer saber do nome de Mané Tomé, que dirá de seu filho, que não tem nenhuma experiência ou noção do que venha a ser política. Como já comentei noutra ocasião, mesmo que o atual prefeito, Mané Tomé, venha a leiloar Tupanatinga e tentar cooptar à peso de ouro, umas cinquenta cidades, cada uma comprando mil votos, mesmo assim, seu filho não chegará lá de jeito nenhum, isso por que, mesmo assim, ele não consegue tirar mil votos de cada uma dessas prováveis cidades compradas, nem mesmo de sua terra natal ele tira esses mil votos. Então seria de bom tamanho ela arrumar para o filho, uma boa lavagem de roupa, que daria mais resultado. Acorda Mané Tomé para os teus desmandos administrativos, pô!

O CHAMADO G6 DE TUPANATINGA
  O que se convencionou chamar de G6, em Tupanatinga, se refere à seis vereadores que se rebelaram contra os desmandos administrativos de Mané Tomé, e formaram um Grupo de 06 Vereadores Independentes, entre os 9 existentes, o que no meu ponto de vista, é corretíssimo se ter uma Câmara de Vereadores, em que ainda exista uma parte deles, que buscam se contrapor ao Poder Executivo, que sempre faz e desfaz com os vereadores, como se estes fossem meros viras-latas, o que não está ocorrendo no Município de Tupanatinga, que ao fundarem esse tal de G6, liderado por Neto de Duca, o fizeram com o intuito de fazer oposição cerrada contra o atual Prefeito e, a partir daí, sair desse próprio grupo um candidato nas próximas eleições, em condições de disputar um salto ao Executivo. E como não poderia deixar de ser, esse candidato com certeza, será Neto de Duca, que indevidamente, sofreu retaliações por parte de Mané Tomé, que o denunciou à OAB-PE, por fazer parte da Mesa Diretora e, por isso mesmo, não ficar impedido do exercício da advocacia, consoante prevê o Estatuto da Ordem, mas isso é pura perseguição gratuita, pois basta o sujeito renunciar à Mesa, e tudo volta à normalidade. Mesmo sendo essa a pretensão de Neto de Duca, pelo que senti, o povo não está tendente a votar nele não senhor, mas pelo que pude sentir, uma das candidaturas ainda forte, é a de Sílvio Roque, inclusive até mais do que o seu irmão, Mané Roque, que no momento, estão brigados, isso porque tanto um quando o outro, apesar de irmãos, se dizem candidatos e, segundo Sílvio Roque, seria a candidatura de novas ideias para o seu Município, que no último pleito, mesmo que Mané Tomé tenha quebrado à Prefeitura, mesmo assim, só ganhou de Sílvio, por minguados 220 votos, mas que levou um aperto grande, disso não tenho a menor dúvida.

VEREADORES DE BUÍQUE
   Em Buíque, antes só existiam 9 vereadores e a Câmara nunca deixou de funcionar com a mesma responsabilidade que compete a cada Poder Legislativo Municipal. Aumentado o número de vagas para 13, para atender justamente conveniências de vereadores que não tinham mais condições de vir a ser eleitos, a Casa Jorge Domingos Ramos, não vem honrando o nome do povo que os elegeu consciente ou daqueles que venderam os seus votos. Quem vendeu, foi porque quis e hoje está aí lascado, porque defesa desse poder, ninguém pode contar, em que os vereadores assumiram os seus mandatos, emudecidos, como se estivessem amordaçados, ficaram calados e permanecem mudos sem nada falar ou reclamar. Para eles, tudo está correndo em brancas nuvens. Na verdade, trata-se de uma Câmara de Mamulengos, ou não minha gente! - O pior e mais vergonhoso, foi a eleição da Mesa Diretora, que ocorre no decurso de uma delas, ocorreu da forma mais vergonhosa possível e, como sempre acontece, a famosa "mala-preta" de sempre, funcionou. O atual Presidente André de Toinho, que antes contava com o apoio de 8 vereadores, fazendo 9 votos "certos" contando com o dele próprio, levou esse pessoal para farrar, tomar whisky envelhecido Johnnie Walker, em belos panoramas das praias alagoanas, com belas mulheres e hotéis de luxo cinco estrelas e, pasmem, no dia da eleição, entraram André de Toinho, nas dependências da Câmara, todos enfileirados um atrás do outro como numa fila do exército de Brancaleone, e logo depois em Plenário, reunidos os treze vereadores, Felinho da Serrinha que formou um G3 - Grupo dos Três, passando na ocasião, com a adesão de Rômulo a formar o G4 e, nesse vai-e-vem, André que imaginava ganhar com uma diferença de seis votos de frente, terminou por ter somente 6 votos com os quais imaginava ganhar e Felinho obteve 7 votos, derrotando André por um voto de diferença e se tornando o Presidente eleito para o período legislativo para o biênio 2015/2016. Por aí dar para se entender em parte, o significado desse nosso Legislativo Buiquense, que nunca perdeu a mania do funcionamento de última hora da chamada "mala-preta", além de nada fazer em favor do nosso povo. Isso camaradas, é uma vergonha para Buíque. Sempre discordei e continuo a discordar, com o aumento de vagas. O Correto é Buíque voltar a ter somente os 9 vereadores, isso porque se esse número já não valia nada ou serventia alguma tinha, imagine com o número de 13 vagas, hem, que é justamente o número, para os são supersticiosos, do azar!

LUCIANO PACHECO - ATUANTE EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES

  O confrade amigo Vereador Luciano Pacheco, da cidade de Arcoverde, sempre foi um vereador atuante e por isso mesmo, sempre o tenho elogiado. O que tem me estranhado no momento atual, por ser ano político e de que o período de propaganda eleitoral já se encontra em vigor, é o fato de ele justamente agora, que não é mais "Eduardista Ferrenho", está investindo contra os desmandos do Hospital Regional de Arcoverde - HRA, que sempre foi uma lástima de há muito tempo e, só agora, que ele, Luciano, está apoiando Armando Monteiro, se deu conta disso. No meu entender, se ele estivesse apoiando Paulo Câmara, candidato do ex-governador Eduardo Campos, com certeza, não estaria fazendo todo esse barulho, mas como está com o usineiro Armando Monteiro, aí sim, é hora de se mostrar os podres de Eduardo, que a bem da verdade, são muitos. A pergunta que não quer calar, é a de que, "por que não fizeram toda essa barulheira antes", e tivessem mostrado ainda no governo de Eduardo, o sucateamento e descaso do Nosocômio Regional de Arcoverde, hem! - E a nossa Célia Cardoso, tão ciosa em sua preocupação com a coisa pública e contra os seus desmandos, por qual razão permanece calada no momento, hem! - Será que os vereadores de Arcoverde só agem como os demais de outros Municípios, somente de conformidade com as suas reais conveniências, é isso! - Enquanto isso, o povo, pobre povo que neles votou, que se lasque, né mesmo camaradas!

ROMÁRIO DIAS CANDIDATO - POR QUE NÃO SEU FILHO LÉO?
    O ex-deputado Romário Dias, que foi Presidente da Casa Joaquim Nabuco, por duas ou três vezes consecutivamente, se não me engano, ainda em parte do Governo de Eduardo Campos, jarbista convicto à época e antilulista roxo, foi alçado em final de carreira política, para o TCE-PE - Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, com o apadrinhamento de Eduardo Campos, com a sua política praxista e, com isso, em seu lugar, tratou de colocar o filho, Leonardo Dias, mais conhecido como Léo, como o seu sucessor dessa capitania hereditária, que foi eleito com uma votação estupenda lá para as bandas da região de Canhotinho, como deputado estadual pelo PSB. Eleito Léo, teve uma atuação apagada, praticamente zerada, razão pela qual, seu pai, Romário Dias, que após conseguir a mamata de Conselheiro do TCE, eis que agora, alega que, é candidato à deputado estadual, em face de seu filho não ter recebido o devido apoio do ex-governador Eduardo Campos. Ora, para quem conhece o seu filho, que é farrista de carteirinha, troca o dia pela noite, sabe perfeitamente que ele não teve a menor responsabilidade para o cargo para o qual foi eleito com o nome do pai, que aposentado com salário de Desembargador, com direito às mordomias inerentes à função do cargo, quer de novo voltar à política, colocando a culpa em Eduardo pela atuação péssima de seu filho, quando a bem da verdade, ele deveria mesmo era responsabilizar o próprio filho que tão bem ele conhece, mas na verdade, esconde nos bastidores ou embaixo do tapete, a sua verdadeira faceta e as sujeiras. Na verdade, TCE, é coisa de político em fim de carreira, que no meu entender, deveria ser extirpado do organismo estatal, porque não serve para absolutamente nada. Depois vou falar sobre a desnecessidade desses Tribunais de Contas nos organismos estatais. 

Nenhum comentário: