QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

COLUNA DAS QUINTAS - NO BLOG ENTREVISTA COM MANOEL MODESTO, O ENTREVISTADO DE HOJE É O PROFESSOR CLÉCIO BESERRA, QUE FALA DE SUA VIDA, SUA FORMAÇÃO E SOLTA O VERBO SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO BUIQUENSE

PASSANDO A LIMPO – ENTREVISTA COM MANOEL MODESTO
Entrevista gentilmente concedida, na Escola Municipal Engenheiro Kleisson (Antiga Recreação Infaltil), pelo Professor, Mestre e Coordenador dos Cursos de Graduação até agora implantados em Buíque.
SÉRIE BLOG DE ENTREVISTAS
O entrevistado de hoje, é o nosso amigo Clécio Bezerra, servidor público municipal concursado, desde o ano de 1998, para a ocupação de cargo do magistério, ocasião em que foi nomeado no dia três de março daquele ano, para ensinar na Rede Municipal de Educação e a partir de então, diz “amar o que faz” e desenvolveu os seus conhecimentos através de vários cursos que fez até o presente momento, com muitos esforços, luta, carinho e dedicação. Desses vários cursos que chegou a fazer, desde o de graduação em Pedagogia, aos de Pós-Graduação em diversas modalidades, além de ter feito Mestrado na Universid Autonoma de Assuncion, no Paraguay, com duração de dois anos, o que o credenciou a se tornar Coordenador de vários cursos de graduação que estão sendo ministrados hoje em Buíque, na Escola Municipal Engenheiro Kleisson (antiga Recreação Infantil), além de outros que pretende trazer para o nosso município. Mestre Clécio, falou também, de sua vida como ocupante de cargo público comissionado, no último governo de Arquimedes Guedes Valença, tendo continuado ainda, por dois anos, no primeiro governo de Jonas Neto, além de falar também, em política, em que foi candidato a vereador, em face do trabalho por ele desenvolvido na Secretaria de Ação Social, aonde chegou a ocupar o cargo de Orientador Social do Programa Agente-Jovem, atual Pró-Jovem e, depois, passou a ser Coordenado do PETI. Com toda a sua bagagem acumulada em sua vida e pela formação educacional e cultural das quais é portador, que conseguiu através de uma visão de mundo para a melhoria de nossa gente, foi atrás, lutou e finalmente, veio a conquistar mais alguma das realizações de um sonho de vida, com a implantação de os primeiros cursos de graduação em nossa cidade, que estão sendo de bom proveito para os que não podem se deslocar para outras regiões, em face de não ter as mínimas condições ou por obrigações de outras modalidades. Então vamos ao que ele nos falou, em função de nossas perguntas formuladas:

P – MM – Caro Professor e Mestre Clécio, como se iníciou a sua vida em nossa cidade da qual você é filho natural? 

R – CB - Obrigado Dr. Pela Oportunidade e foi um Prazer! - Amigo, Dr. Manoel Modesto, Boa Noite. É um prazer imenso poder fazer parte dessa coluna de seu Blog. Sendo filho natural de Buíque, em primeira mão quero registrar que tenho muito orgulho de ser buiquense, e valorizo muito essa terra esse povo festivo. Todo meu início de estudo começou na Escola Municipal Duque de Caxias, localizada na Vila São Benedito (Cruz). Fui agraciado com uma Educação TOP, com a inesquecível Professora Salete Santos (in memória). Dando sequência no Primário até o Segundo Grau, hoje Fundamental e Ensino Médio, na Escola Vigário João Inácio. Sempre consciente de meus Direitos e Deveres, fui muito feliz na minha infância e adolescência, principalmente em meus estudos.

P – MM – Como foi que se deu o início de a sua conquista em vários cursos que fez, todos eles voltados para a área educacional, coisa que poucas pessoas hoje se doam a tanto, isto porque, estas não estão ligando muito para a educação de nosso povo. Então como foi que você, diante de tanta negatividade, se deixou curvar para essa área e buscou sempre se aperfeiçoar e se dedicar cada vez mais?

R – CB Aprendi desde cedo que a prática do Bem, quebra qualquer negatividade. Tudo iniciou com o Magistério, os Professores deram o recado, inclusive meu obrigado a todos os meus ex-professores da Escola Vigário João Inácio. Quando cursei a Pedagogia, embora muitas críticas surgiram, pensei em fazer o melhor, de ser bom no trabalho e para ser bom e fazer a diferença no trabalho, precisa de conhecimento, isso eu busquei com muito sacrifício, muitas viagens para estudar em Monteiro na Paraíba, em Rio de Janeiro, em Arcoverde e em Asunción, Paraguay. O apoio da minha família foi primordial e muitas noites e madrugadas de estudo e de leitura. Acredito muito na Educação, por isso mesmo que todo o investimento e doação foi muito significativo.

P – MM – Você se graduou em Pedagogia, depois fez vários cursos de Pós-Graduação. Quais foram esses cursos e em que eles contribuíram para a sua formação e eficientização como educador e como ser humano?

R – CB - Sou graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Sobral Ceará, Alfabetizador de Jovens e Adultos pela Universidade Castelo Branco – UCB, Rio de Janeiro, Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina, Especialista em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdades Integradas de Patos – FIP, Patos Paraíba, Especialista em Educação Ambiental, pela Faculdades Integradas de Patos – FIP, Patos Paraíba e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autonoma de Asunción – UAA, Paraguay. Todos esses cursos me deram uma visão ampla de ser Educador transformador de um e cada ser humano que acredita no potencial de cada um, aprendi a valorizar as pessoas cada um com sua particularidade.

P – MM – Inclusive você chegou a fazer Mestrado no Paraguay. Lembro desse fato, porque o PCC – Plano de Cargos e Carreiras dos Professores do Município de Buíque, assim o permite e que, seja custeado pele erário e você, juntamente com Vera Modesto e o Professor Hélio, me procuraram no primeiro governo de Jonas, para que eu desse um parecer jurídico, o qual, após análise aprofundada da lei, opinei favoravelmente. Sei que houve uma certa resistência do poder público, mas mesmo assim, você e seus companheiros, chegaram a fazer o tão almejado curso de Mestrado no Paraguay. Como foi mais essa luta em sua vida de conquistas?

R – CB - Sim cursei o Mestrado em Asunción Paraguay, uma experiência única, não é fácil você ser estudante estrangeiro, enfrentar outra cultura, outros hábitos, deste o clima aos costumes e principalmente outra Língua, nesse caso o Espanhol. Referente ao Município foi concedido 50% da carga horária para estudar e os outros 50% trabalhando. Enquanto ao custo, foi inteiramente particular sem nenhuma ajuda. Os amigos Hélio Monteiro e Vera Modesto, ambos também Mestres, são provas de uma conquista de muitas preocupações, vencemos, venci e já estou pronto para o Doutorado. Aproveito o momento para agradecer ao Dr. Manoel Modesto pela força que nos deu no início.

P – MM – Esse curso de Mestrado trouxe algum benefício para a nossa cidade e quais foram eles? – Acaso não tivesse a graduação em Mestrado, essas conquistas teriam sido possíveis para Buíque, que hoje pode se pode vangloriar por ministrar cursos superiores de graduação?

R – CB - Sim o Mestrado trouxe sim o benefício da implantação de Cursos Superiores para o nosso Município o qual sou responsável e também ampliei o conhecimento. Se não tivesse o Mestrado acredito que não saberia Coordenar e não teria o entendimento de todo o processo Acadêmico de fazer acontecer os cursos, com aulas motivadoras e uma metodologia específica para cada curso. Se não fosse comigo seria com outra pessoa, mas Deus dá a quem nele confia, penso que seria também diferente. Tudo isso para mim é uma satisfação em vê o nosso povo tendo oportunidade em estudar aqui mesmo um curso de graduação.

P – MM – Quais são os cursos atuais que estão sendo ministrados, como são as formas de acesso e se são presenciais, não-presenciais... – Afinal, como são esses cursos ministrados e que serventia terão para o nosso fortalecimento no preparo educacional de graduação de mais pessoas, sem que estas precisem se deslocar de nossa cidade, como sempre aconteceu?

R – CB - Os Cursos Ministrados são: Pedagogia, Administração de Empresas, Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, esses são os atuais, turmas que começaram em Fevereiro de 2014. O acesso é uma inscrição e um vestibular, as aulas são semipresenciais com Professor em Sala, todo Curso Superior tem sua serventia principalmente porque além de ampliar o conhecimento você fica capacitado para competir no Mercado de Trabalho. O bom de tudo é que podemos estudar em nosso Município e não mais se deslocar para outros municípios, estamos no caminho certo.

P – MM – Além dos cursos de graduação já indicados e iniciados, existem mais alguns outros em vista a ser ministrados em nossa cidade?

R – CB - Novos Cursos e autorizados, Educação Física, Biologia, Serviço Social e Música. As aulas são semipresenciais com Professor em sala. O IEDUC – Instituto Educacional Cultural de Desenvolvimento Humano tem a parceria com a FUNESO – Fundação de Ensino Superior de Olinda, são essas Instituições que implantam os Cursos.

P – MM – Com a implantação dos cursos já existentes, como fica a questão de contratação de professores para ensinar as várias matérias que integram as grades de cada curso a ser ministrado?

R – CB - O Instituto tem uma Coordenação eficiente e em seus diversos Núcleos, em Vários Estados e Cidades, já existe o Profissional contratado, e referente a novos Professores contratados cada Núcleo envia Curriculum de Professores interessados para serem avaliados e analisados, cada curriculum na área de ensino e de interesse do profissional.

P – MM – Como foi a sua atuação gestora e política, quando veio a assumir cargo público em comissão, na gestão do então prefeito Arquimedes Valença? – Isso influenciou para que você viesse a se qualificar para se candidatar a vereador? – Quantos votos chegou a obter e quais foram os entraves que você encontrou no mundo da política, para não vir a ser eleito, quando existia uma forte tendência de que você seria um dos eleitos de seu grupo político naquela ocasião?

R – CB A minha atuação nos Programas do Talher Nacional foi uma experiência e uma oportunidade em ajudar crianças e jovens do nosso município. Fui Monitor do Programa Ciranda da Criança, Orientador do Programa Agente Jovem e Coordenador do Programa De Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, foi desenvolvido um trabalho de excelência para as crianças e jovens como também para as famílias. O Ex-Prefeito acertou em acreditar em minha responsabilidade e em meu compromisso com a Educação e o Social. Antes de fazer parte da Secretaria de Ação Social e dos Programas, já tinha vontade de ser Candidato a Vereador, queria saber como tudo funcionava, mas minha maior intenção era de me eleger e trabalhar com projetos educativos. Na época as pesquisas me apontavam em 1º ou 2º lugar, todos sabiam disso, os meus 423 votos foram honestos e de consciência, houve compras de votos e sabotagens para que eu não me elegesse e percebi a traição de perto. Penso que não perdi, pois fiquei mais fortalecido e com mais coragem para estudar e passar em concursos e seleções, nisso sou bom e eles não podem tirar de mim, hoje sou Professor do Município, e Professor Universitário.

P – MM – Você ainda pretende concorrer a algum mandato eletivo em Buíque e como você vê o atual e futuro político de Buíque?

R – CB Não tenho mais pretensão de ser Candidato, mas sou um ser Político, formador de opiniões. E quem passa por mim entende bem o recado e acredito na força da conscientização. Enquanto a gestão atual e o futuro gestor, ainda desconhecido, nada a declarar cada um com seu jeito e sua maneira de Administrar. Que mude as leis da Justiça Eleitoral, que mude as Leis na Política e que faça valer.

P – MM - Em linhas gerais, qual seria a sua mensagem para o nosso povo buiquense, se ainda podemos ter esperança e o que você tem a dizer em especial, à nossa juventude?


R – CB - A cada Buiquense, acreditem em dias melhores, invistam em seus filhos, vivam com a alegria e sempre que puder invista na PAZ, na harmonia, na amizade... e para os Jovens, que sejam corajosos, estudem, tenham compromisso com a VIDA, sejam autênticos e verdadeiros, em particular acredito no Jovem Buiquense, no talento e na capacidade de cada um...

         Desta feita, minha gente, terminamos de entrevistar uma grande pessoa humana, um bom profissional em sua área que escolheu como opção de vida, que na verdade, a dura área de ensinar no mundo de hoje, está mais para um sacerdócio, do que para enriquecimento e acumular bens patrimoniais. Só ensina mesmo, conforme a lição dada nesta entrevista por esse grande Mestre Clécio Bezerra, quem tem amor, dedicação e coragem de se encontrar preparado de sempre ir à luta, sejam quais forem as consequências. Agradeço ao nobre amigo Clécio, por hoje ter nos brindado com esta excelente entrevista, que deu uma visão para o nosso povo, de como anda o nosso município em termos educacionais, coisa que pouca gente tinha conhecimento. As partes mais importantes da entrevista do nobre Professor e Mestre, foram destacadas para dar um maior destaque para os leitores.

Nenhum comentário: