QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

COLUNA EXPLOSIVA - HOJE É DIA DA NITROGLICERINA PURA, ENTÃO CUIDADO PARA NÃO ANDAR POR CAMINHOS MINADOS



APOIOS POLÍTICOS DE GRAÇA? - Que me poupem os que buscam fazer o povo imaginar, que estão hipotecando apoio a certos candidatos à deputados estadual, federal ou até mesmo à governador do Estado, simplesmente por gravidade, de graça, isso pura e simplesmente por que o sujeito-candidato é o melhor, dotado de um bom curriculum e que, portanto, merece o apoio de certas eminências pardas de Buíque ou de qualquer região. A política, como todos sabem e já tenho dito por repetidas vezes, é como uma feira de mangaios, em que todo tipo de bugigangas são negociadas numa espécie de mercado negro, aonde quem leva o produto, ou da melhor ou pior qualidade, é quem oferece a melhor oferta. Algumas das nossas eminências pardas da Câmara de Vereadores de Buíque, cujos nomes não citar, mas que já estão na boca do povo, vão apoiar nessa campanha política, um certo jovem adolescente da região, ainda de fraldas, à deputado estadual, em que seu genitor é o prefeito do lugar, o que deixa todo povo indignado, em assim de repente, sem mais nem menos, um grupo de representantes do povo buiquense, apoiar de "graça", antes de a troca por trinta moedas (isso, no sentido figurado!), somente porque é um sujeito digno, honesto, sério, tem serviços prestados à região, só por convicção política! - Pura balela, nada disso existe, minha gente! - O que fizeram mesmo foi se venderem como os "vendilhões do Templo", que à troco de milhares de reais, assim como no futebol, venderam os seus passes e, o besta e tolo do eleitor, que com a cara de besta, de tolo ou de idiota, vote em quem essa corja mandar. Tem até nesse meio, um ex-Vice prefeito de Buíque, o que nos enoja ainda mais. Eita cambada de dá nojo, né mesmo camaradas!


E O ELEITOR DE CABRESTO, O QUE LEVA NESSAS TRAPAÇAS? - Agora a pergunta que não quer calar, o que leva o eleitor de cabresto desses apoiadores venais, nessas negociatas por baixo dos panos, hem? - Será que pelo menos um "naquinho" desse dinheiro pelo qual negociam o voto do eleitor que nem a eles pertence, vai ter direito pelo menos a um litro de cana da pior marca possível para se embriagar e cair no chão, ou não? - Como é que se pode, um mero representante do povo, negociar o seu reduto eleitoral, usando o voto dos outros, como se eles fossem o dono desse ou daquele reduto eleitoral, como se fora um curral de escravos em pleno Século XXI, hem? - Pior é que, o que escolher para empurrar no tolo e besta do eleitor, é justamente o tipo de político, que mal começou nessa caminhada, nada se sabe sobre seu curriculum, pois nada ele fez até agora, a não ser, segundo comentários por onde a gente anda, de que, o dito cujo candidato, faz faculdade no Recife, não frequenta às aulas e, "passou" no vestibular, com certificado de ensino médio, conquistado por meios fraudulentos. Então que candidato da porra é esse que alguns dos nossos vereadores estão trazendo para Buíque, minha gente? - Querem empurrar mesmo goela à dentro todo tipo de sujeito, que nem ao menos se iniciou na política e já é portador de um referencial de vida imoral desse tipo, hem? - Então nobre eleitor, como sempre tenho dito, tenha mais consciência ao votar, seja mais criterioso, mesmo que o seu Senhor Feudal mande, determine, que nesse ou naquele candidato vote por obrigação, faça o seguinte, pelo menos, não dê a sua dignidade de graça, pegue um pedaço do dinheiro que ele procurou lhe vendeu o voto e, da mesma forma, de qualquer outro que chegue tentando comprá-lo, lhe dê uma banana em troca e, no dia da eleição, vote em quem bem você quiser, porque o seu voto além de ser a arma que tem, para lhes dar um pouco de dignidade, é a única coisa que você tem para se vingar dos maus políticos que temos. Não deixem que eles comam o dinheiro que vão receber sozinhos dos curruptores não! - Comam além do que eles comeram, porque em candidaturas "cor-de-rosa", ninguém está apoiando de graça não senhor. O dinheiro está rolando solto e você, sendo tratado por eles, como meros idiotas, imbecis e entulho de merda e objetos imprestáveis que se negociam em feiras de mangaios. É desse jeito que certos políticos tem encarado o nosso povo, ou será que não estou dizendo a verdade, hem? - Se diferente for, que me provem! - Não estou falando aqui, de um ou outro que não é venal, mas daqueles que fazem uso da política dessa forma, portanto, esses sim, devem vestir à carapuça que foi feita sob medida para cada um desses políticos lacaios. Pior ainda é o fato de que, ontem no Banco do Brasil, em conversas paralelas com pessoas conhecidas, enquanto esperava resolver um problema, até mesmo uma pessoa sindicalista patronal sem voto, está nessa lista de apoiadores desse menino de fraldas.


O HILARIANTE NISSO TUDO, É QUE O MENTOR DESSA CANDIDATURA, DIZ CONTAR COM 50 MUNICÍPIOS - Afirmando contar com o apoio de mais de 50 municípios e de que tem dinheiro para comprar votos, o mentor dessa candidatura, diz segundo comentários, ter de sobra e que vai eleger o seu candidato de qualquer maneira, mesmo que tenha que vender ou leiloar a prefeitura da qual é prefeito, como se a gente ainda estivesse na época das capitanias hereditárias. É realmente de deixar estarrecido qualquer cidadão de bem e que ainda, pelo menos menos uma minoria de pessoas, buscam levar à política, com um pouco de seriedade. Mas com a visão política que tenho, o que posso dizer e afirmar, é o fato de que, em se tratando de política, qualquer asno ou lacaio pode vir a ser eleito, disso estou cansado de ver. Acaso consiga cooptar, como fez em Buíque, pelo menos uma parte de políticos do mesmo naipe noutros lugares, agora pelo que estou vendo e ouvindo, pode até ser que venha realmente a eleger o seu protegido como deputado estadual, mesmo ainda sem ter deixado de usar fraldas, é esta a lógica da política, em que o que vale, não são valores morais, honrados e dignos, mas sim, o tamanho da botija de dinheiro que cada candidato tem para gastar. É realmente uma vergonha, que clama aos Céus! - Por isso mesmo, é que o povo tem os representantes que merecem, pois com a venda de seus votos de forma escancarada e sem critérios na hora de votar, só se pode eleger políticos das piores estirpes, a exemplo daqueles que de perto convivemos no nosso dia a dia. Agora para ser deputado estadual, é bom se chamar a atenção, que com o número de candidaturas postas e com grandes sacos de dinheiro para gastar como bem entenderem que cada um tem, é difícil se chegar lá, mas não impossível, pois o povo está viciado pelos corruptos, se corrompe por este também, e terminam por se tornarem corruptos do mesmo jeito, pois quem vende o seu voto, não é digno das calças que veste e se for mulher, das saias que usa. É este o meu recado do momento, depois vem mais chumbo grosso e notícias explosivas por aí.


DEPUTADO ESTADUAL CHAPÉU - Quem conhece o borracheiro de Buíque, apelidado de Chapéu! - Pois bem, Chapéu vai ser o candidato de Buíque a deputado estadual. Não tem um trocado para gastar, mas colocou na cabeça em ser candidato e está posta à sua candidatura nas ruas. Então minha gente, se é de votar nesses pilantras compradores de votos de fora, então melhor votar em Chapéu, ou não? - Pelo menos todo mundo conhece Chapéu como pessoa digna, honesta, sincera, honrada e que não passa simplesmente de um borracheiro, então este sim, merece ser deputado estadual, porque é um homem do povo, vem do povão e quem tiver pelo menos um pouco de consciência, ao invés de votar em muitos picaretas que vão aparecer por aí, melhor votar em "Chapéu". Só espero que ele que já colocou na caixola que é candidato de verdade, que encare com responsabilidade esse seu intento, não desista e leve em frente essa candidatura, que só pelo povo imaginar que sua candidatura não passa de uma coisa folclórica, quem sabe se ele não pode surpreender e ter uma boa votação. Buíque que nunca teve em toda sua história, por falta de vergonha dos nossos políticos, um deputado da nossa terra, por que não ser Chapéu o primeiro, hem? - Então minha gente, o recado que dou no momento, é o de que, ao invés de votar nesses cururus-de-trovoada que só aparecem em épocas de eleições, melhor mesmo votar em Chapéu, que é uma pessoa digna, um simples borracheiro, trabalhador, nunca saiu de sua cidade, então quem melhor do que ele para representar Buíque na Casa Joaquim Nabuco, hem?


INGRATIDÃO DE CERTOS POLÍTICOS -  Como profissional e Operador do Direito, como já fiz ver em alguns comentários publicados neste Blog mesmo, desde que me formei, em 1990, venho trabalhando em campanhas políticas, na área de Direito Eleitoral. Foi nessa condição que cheguei, pelas mãos do finado e ex-vereador de Buíque, mais conhecido por Til, que na ocasião, mesmo morando em Pesqueira-PE, a conhecer Mané Roque, que lá aportou, secundado pelo referido político, que era meu amigo de farras e pessoal também, em 1998. Bem, lá ele chegou praticamente puxando uma cachorra, como se diz no popular quando o sujeito sequer tem uma calça para vestir. Foi a partir daí, que cobrando ninharia ou de graça mesmo, passei a defender alguns processos de Mané Roque nas Comarcas de Buíque e de Arcoverde e, a partir de então, me engajei na campanha dele de 2000, após ter fugido de Tupanatinga, para não ser preso e, só sei que, com o meu trabalho jurídico e pela vontade de parte do povo, que estava praticamente dividido entre ele e Duca, mesmo assim, se saiu vitorioso por exatos 110 votos de vantagem. Só sei que nesse compromisso firmado, não recebi um centavo em sua campanha, a não ser umas migalhas para gastos de deslocamento para outros lugares e gasolina nos meus velhos Fusquinha vermelho, ano 1970 e no meu Monza, ano 1994, que vez por outra, quando da posse de um ou outro, foi não foi, me deixavam no prego. A questão é a de que, antes, quando estava puxando uma cachorra, Mané Roque me prometeu pagar o devido pelo trabalho desde 1998 até sua campanha, mas o que fez, foi me dar um cargo de confiança merreca, de 620 reais, para ser Procurador do Município e só. Eleito passou a agir de forma diferente, como é costume de praticamente todos políticos que não respeitam compromissos, o que é costume da maioria. Tirou esse segundo mandado normalmente, mas com uma série de processos e irregularidades. A prefeitura na ocasião, contava com um débito trabalhista de 1 milhão de reais e, fui junto com ele na Presidência do TRT da 6ª Região, e negociamos esse vultoso débito, para desconto de 1% do FPM para pagar os precatórios trabalhistas vencidos e hoje, o Município de Tupanatinga está completamente zerado nesse quesito. Meu trabalho sempre fiz com a dignidade e ética profissional que sempre tive, só que, ele como outros políticos, em nada corresponderam, muito pelo contrário, foram completamente ingratos, como esse último que está no poder, outro Mané, o Tomé. Terminado seu segundo mandato, foi candidato à reeleição contra Duca novamente e, como estava no poder, usando do poder econômico e da máquina administrativa, como é costume dos que estão no poder de mando da política, veio a ganhar nessa ocasião, por cerca de mais de 700 votos e, ao assumir o terceiro mandato, ainda me fez a covardia de me deixar escanteado por uns quatro meses, mesmo assim, continuei com ele. Agora há pouco, acredito que antes de ontem, ele me veio com uma coisas, procurando me desqualificar como profissional, coisa que não gostei e, pensei um pouco com meus botões e, ao sair de um encontro com à Promotoria de Justiça, com quem tinha despachado, ele, Mané Roque,  que estava conversando com um grupo de pessoas, sem pestanejar e com o dedo em riste na cara dele, lhe disse em voz alta e em bom tom: "Mané, em Tupanantinga, só fiz o bem para você! - Agora se você está na ficha suja, o problema não é meu, seu porra! - Disse isso, não me arrependo, porque ele é outro político, que não vale um conto de réis e, como está na ficha suja, assim como Arquimedes Valença, a questão dele e do outro, é se aposentarem de vez, pois já basta de políticos desse naipe, bem como, do atual que está no poder. Adianto ainda, que quando daquela Operação Alcaides da Polícia Federal, em foram presos Mané Roque, Claudiano Martins, Nomeriano Martins, um contador e talvez mais alguém, quem chegou seis horas da manhã, com a casa e a prefeitura cercadas por dois Delegados Federais de Brasília, especialmente escalados para comandar àquela operação, agentes da Polícia Federal, fui eu, na condição de advogado, que cheguei na sua casa, para justamente acompanhar a sua prisão, que em poucas horas ganhou manchete em todo o Brasil. Então Mané Roque, o recado que quero te dizer, é que nada te devo, nem mesmo satisfação alguma, mas sim, você é quem me deve, certo! - Outra mais, deixa agora a bola para teu irmão, Sílvio Roque, por que tu, na ficha suja, não tem mais condições de voltar a ser prefeito de Tupanatinga novamente não! - Se toca Mané Roque! - Tu sabes a montanha de processos aos quais tu respondes, ou não! - Peça, Mané Roque, para o Pai afastar de ti esse cálice, que politicamente, teu fim já chegou.


SÉRIE DE ENTREVISTAS DO BLOG - Como já deixei frisado, na data de ontem, 31.07 do corrente ano, comecei a fazer o que denominei de série BLOG DE ENTREVISTAS - PASSANDO À LIMPO, que vem a ser uma série de entrevistas que pretendo fazer e publicar em todas às quintas-feiras, no sentido de justamente buscar e trocar ideias com gente do povo, que esteja de alguma forma, envolvida com movimentos artísticos, culturais, políticos e sociais, de conformidade com a minha escolha pessoal. Acaso alguém que se identifique dentro dessas qualidades e contexto, e quiser falar comigo, estarei à inteira disposição de qualquer pessoa, inclusive, se alguém se sentir atingido de alguma forma, democraticamente, abro espaço para quem nessa condição, apresentar o seu contra-argumento, que com certeza terá o seu espaço para o seu desagravo. O meu Blog, apesar de ser conduzido exclusivamente por mim, mesmo assim, não me considero o dono da verdade, mesmo por vezes, achando-me desta como assim se fora, o que não condiz com o meu espírito democrático de me conduzir, me explanar e de me expor. Sou democrata de formação e sigo minhas próprias ideias por convicção e no aprender de toda minha vida. Minhas opiniões, mesmo que alguém delas discorde, são minhas, mas nem por isso, implica necessariamente em dizer, que sou o dono absoluto da verdade,  pois nessa minha qualidade, nem toda verdade é absoluta, isto porque, o que tem hoje um significado, uma visão, pode no futuro, não ser a mesma coisa. Portanto, de forma democrática e aberta, estou à disposição de todos e todas. Peço para os que acompanham o meu Blog, que deem suas opiniões sobre os meus escritos, o meu trabalho que venho desenvolvendo neste meio literário de blogueiros, bem como, na condição de "jornalista" matuto, no dizer de meu confrade amigo, William Pôrto, além de escritor e poeta, nas horas em que sou dominado por algum sentimentalismo profundo sobre algum fato ou acontecimento, no decurso de minha vida que pode desperta a minha alma emotivamente. Peço também, para que, os que quiserem, busquem seguir este Blog, para que possa sempre contar com vocês na qualidade de assíduos seguidores e amigos de um bom trabalho que tenho como meta sempre desenvolver, é isto, em suma, que queria dizer. 

Nenhum comentário: