QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

NEM SEMPRE O QUE DIZEMOS É O QUE REALMENTE O CORAÇÃO SENTE, MAS SIM, FRUTO DE UMA AÇÃO E REAÇÃO IRREFLETIDA NUM DETERMINADO MOMENTO, EM QUE A GENTE SE SENTE ATORDOADO

NO MUNDO ATUAL, CORPOS E MENTES, ESTÃO MAIS DOMINADOS PELA RAZÃO, DO QUE PELO CORAÇÃO

   Tenho dito e repetido em diversas ocasiões, principalmente nos Tribunais de Júris dos quais participei, de que o ser humano é de momento, em questões de ação e de reação. Nem sempre também, agimos inconscientemente, mas também, com ciência própria do que se é ou não politicamente correto, isto numa visão de um contexto do que agir, não agir, no que se achou por bem conceituar do ponto de vista do que se apelidou do que é "politicamente correto". Mas afinal de contas, o que é ser politicamente correto no meio social? - É sempre andar certinho, fazer tudo dentro do figurino do que determinada as etiquetas sociais e dos regramentos legais consoante manda o leque de legislações que dizem o que pode ou não se fazer, daquilo que vem ditado de cima para baixo. Isso é que é ser politicamente correto. Bem, de certa forma pode ser, mas o mundo, como hoje o vivemos, ninguém pode ser o certinho da mamãe, por que nos deparamos com um mundo recheado por engodos, mentiras, traições e farsas em tudo que a gente imagina o que é ser politicamente correto. Por isso mesmo é que, na minha visão de mundo, para cada lado do politicamente correto, existe também, o outro lado daquilo que é politicamente incorreto, ou seja, a verdadeira face da moeda, o chamado "reverso da medalha". E é aí o centro da questão de minha narrativa de hoje, em que nesta vida, nem sempre o que dizemos, sai realmente do nosso coração, mas sim, pode ser fruto de uma reação ou ação, seja estas quais forem, de momento, de uma irreflexão, mas que, pode até ser uma coisa que vem sendo engendrada dentro da mente de cada um em determinado momento, em que, já não aguentando mais, você chega a explodir de dentro para o fora, determinada ação ou reação, que já pre-existia adormecida dentro de você fazia muito tempo, só faltava o momento certo para exortar para fora o que estava a lhe atormentar. Muitas coisas que vem de dentro da gente, o fazemos, o dizemos, porque realmente temos ciência própria do que estamos fazendo, noutros casos, a reação ou ação, vem de forma irrefletida, a exemplo de um acidente de carro, em que a gente comete, não porque havia previsto, mas que, por uma questão momentânea, de milésimos de segundos até, veio a acontecer e isso, não estava dentro do plano de ação e reação de qualquer pessoa. Assim também da mesma forma, pode acontecer quando alguém vem a tirar sem mais nem menos a vida de alguém. Em muitos casos não se queria determinado fim, mas por uma ação irrefletida, se agiu e este veio a acontecer, então nada mais há a se fazer, porque o vida que se vai, não volve jamais.
    Não que fatores dessa natureza venham a acontecer necessariamente nessa ordem no mundo real das coisas, mas é próprio do ser humano, ou consciente ou inconscientemente a sua maneira do agir ou do não agir. Na verdade somos frutos de fraquezas e, em muitos caos, as decisões que tomamos na vida, são mais tomadas pelo coração, do que propriamente, pela razão, a ponto de nos sentirmos amofinados e dominados pela sensibilidade que tem dominado corpos e mentes, apesar de tanta insensatez e falta de amor no mundo atual em que vivemos. Uma grande parte de pessoas, por se encontrar no mundo atual, pode até está à mercê dos altos avanços tecnológicos e científicos, que o homem está cada vez mais perdendo o sentimento pelo coração, e procurando agir mais pela razão, cada qual, dentro de seu espeço, fazendo por onde sempre adentrar no espaço do outro, para, de uma certa forma, tomar-lhe àquele espaço e destruir o seu próprio semelhante, a quem deveria olhar e amar pela sensibilidade e pelo coração, mas neste mundo da razão, tomando cada vez mais o lugar da emoção, não se leva mais para ninguém a se importar com o sofrimento alheio, daqueles que so vê à própria volta, mas ninguém age, peca pela omissão e o mundo já não é mais o mesmo e aí, há de se indagar, que mundo politicamente correto da porra é esse, hem? - Foi esse que por toda a vida a humanidade imaginou, projetou para chegar ao futuro de um passado que estamos vivendo no presente? - Acredito que não, pois este não era o mundo que queríamos, mas no inconsciente coletivo de cada um, sempre existiu, desde que o mundo é mundo, uma fagulha de maldade, de ruindade uns para com os outros, daí que, o agir ou não agir, ser um fator inerente ao próprio psiquismo de todo e qualquer ser humano, se bem que, ainda existe uma minoria que ainda prega e faz o bem de verdade, mas esses, são na verdade uma minoria, que está vendo o outro lado da moeda, não uma visão pelo lado deste mundo insano, insensato e cruel em que vivemos no momento.
     Tudo em nossa volta, as pessoas, as coisas, os fatos, os acontecimentos, poderiam ser realizados e vistos de outra forma, mas não o são. As coisas acontecem ou por consciência própria de cada um, daí é que o mundo é levado por farsas, mentiras e enganações ou por outro lado em que se vê conscientemente na bondade, no bem-fazer, a forma de viver e verdadeiramente ajudar ao próximo. O que mais a gente vê mesmo, é uns querendo derrubar, dar rasteira uns nos outros, mesmo que de forma inconsciente, mesmo se dizendo uns amigos uns dos outros, porque minha gente, amizade de verdade hoje em dia, é coisa difícil de se encontrar. Pode até ser que venhamos a ter uma verdadeira amizade, mas disso só vamos mesmo ter ciência própria, quando a gente precisar dessa amizade e ala vem se prontificar, a nos ajudar, sejam quais forem as circunstâncias em que quem precisa veio a se envolver. Aí sim, poder-se-á vir a se encontrar os verdadeiros amigos. Tem mais, às vezes na vida, um simples gesto, uma mera coisinha qualquer, por menor importância que venha a ter em termos valorativos, pode representar muita coisa quando existe uma amizade de verdade. Daí que, mesmo diante desse mundinho de merda em que vivemos, agir, não agir, se omitir ou não, é uma questão própria de cada um, que em muitos casos, sabe sequer o que é, e como se está fazendo alguma coisa, pois, a cada segundo de vida, o mundo avança e mais perdidos ficamos em como vislumbrar o futuro da humanidade, se é que podemos prevê algum futuro, a não ser o mais dantesco possível, porque é para isso que estamos caminhando. Um mundo de muitas discórdias, desastres, desenfreadas guerras cada vez mais sanguinolentas e não sabemos na verdade, aonde é que vamos chegar no que os poderosos da vez, acham politicamente correto para toda a humanidade, pois é assim que estamos caminhando, sem rumo, sem norte e sem sorte. Por outro lado, ao buscar sanar seus males na religiosidade, o ser humano está se transformando em um instrumento que de todas as formas é utilizado, até mesmo para acreditar naquilo que é psicologicamente induzido a creditar sem pestanejar e sem questionar e isso, não tem sido um ensinamento filosófico de bom tamanho para muitos que buscam acreditar no invisível, na imaginação, no poder que não aparece, em busca de uma vida melhor, mas por meios da enganação do que acham que é o politicamento correto. Mas o reverso da medalha pode ser outro completamente diferente, ou não?

Nenhum comentário: