QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A NOSSA GENTE JÁ APRENDE DESDE CEDO QUE PRÁTICA DE CORRUPÇÃO, SURRUPIRAR COFRES ESVAZIANDO-OS, DESVIAR RECURSOS DO DINHEIRO DO POVO, SUPERFATURAR OBRAS, DESDE QUE CHEGUE AO PODER PÚBLICO, TUDO ISTO É NORMAL É ÉTICO E MORAL, E QUEM CHEGAR LÁ TEM QUE FAZER ISSO MESMO!

A VISÃO CORROMPIDA DE VIDA E DE MUNDO DE NOSSO POVO, JÁ VEM DE BERÇO

        Já não mais me indigno, diante do que vejo e ouço de nossa gente. Ontem mesmo, conversando com um popular diante de vários outros presentes, procurava explicar da importância do voto e de que, cada um procurasse saber fazer as devidas escolhas para que não votássemos em mais um corrupto, mais um ladrão, em mais um que só está querendo mesmo é tomar àquilo que pertence a cada um deles, de todos nos. Prontamente, um saiu-se com uma feição de quem estava fazendo pouco caso de mim, sorrindo sarcasticamente e dizendo essa pérola, que fico perplexo e indignado quando ouço esse tipo de coisa: “É, quem chega no poder e não rouba, não fica rico, é porque é um besta, um jumento, um idiota...”, com o que retruquei e respondi: camarada, você está radicalmente equivocado com essa sua maneira de pensar, porque o dinheiro público não é para esse tipo de finalidade não senhor! – O dinheiro público é para ser aplicado em saúde, educação, na melhoria de vida e em favor do nosso povo mais sofrido. Com o que, outro revidou, “é mais todo mundo que entra no poder, faz o mesmo, e quem não faz o mesmo, é porque é besta mesmo!”. Fiquei ainda mais perplexo ainda com o que estava ouvindo de outro popular em volta de mim. O que pude observa mesmo, foi o fato de justamente, isso partir de uns pobres miseráveis, que submetidos a ganhar um mero salariozinho de fome, para em circunstâncias tais, achar bom, bonito, moral e ético, o gestor público que chegar ao poder, ter por obrigação de roubar mesmo, ficar rico, usufruir do bom e do melhor, senão é porque é um tolo, idiota, um jumento, um burro que nem roubar sabe. Mas aí respondi, com um ar sério e de indignação: “amigos!, você pode estar se referindo quando fala “que todo mundo que chegar lá, com relação a outras pessoas que entram na política, porque quanto a mim, não sou dessa laia não!” – Emendei ainda, “fiquei por mais de trinta anos na oposição e sobrevivi sem precisar de política e, se acaso um dia chegar ao poder, jamais irei fazer o que os outros fazem, porque roubar, superfaturar obras, desviar recursos públicos pelo ralo, em benefício de quem está no poder, nada disso é legal ou normal. Isso é uma conduta imoral, antiética e ilegal”. Disse isso e prontamente, meio irritado com o que ouvira, achei por bem me retirar daquele meio, porque dificilmente iria modificar, convencer esse tipo de mentalidade dominante no inconsciente coletivo de uma mostra do que é realmente o nosso povo.
        Por isso mesmo minha gente, o que tenho observado é o fato de que, chegamos a um ponto em nossas vidas, em que a roubalheira escancarada de quem chega ao poder público, ao invés de ser uma exceção, passou a ser uma regra e quem pensa dessa maneira, como o demonstrado, já está incutindo na mentalidade de seus filhos, que com certeza já tem no próprio DNA esse tipo de mentalidade, o que não acontece com os meus filhos que desde cedo os criei, pelo menos até agora, busquei firmar um caráter na vida de cada um deles, de respeito ao próximo, não se apropriar daquilo que não lhes pertence, não apoiar quem rouba do dinheiro público, não roubar e, se puder também, fazer por onde não deixar roubar. Foi dentro dessa mentalidade que busquei educar meus filhos e acho que mesmo que não tenha sido o pai perfeito, pelo menos não fui daqueles que buscou demonstrar que a ética e a moral residem nesse tipo de ideia desconexa, de a maioria de nosso povo pensar e achar que tudo está correto, dentro da ética e da moral. Sei que não serei capaz de mudar o mundo, tampouco a forma de pensar dessa maioria, mas mesmo assim, se for para continuar minha pregação solitária e mesmo que seja num deserto, isso é uma coisa que ninguém vai tirar de mim, porque essa forma de me conduzir, veio também de berço e, mesmo no meio social em que vivo, claro que a gente vê muito esse tipo de comportamento, mas não concordo com nada disso que ocorre em minha volta, mas como sou minoria, não tenho o poder de mudar a forma de pensar e de agir da maioria de nosso povo.
        Infelizmente, nosso povo vem diuturnamente sendo enganado, isso porque, ninguém ousa a ir além de determinados limites, de que quem está no poder de mando, busca lhes apear as mãos e colocar um cabresto refreador, porque quando não se tem uma boa educação, uma saúde de qualidade e uma vida com um mínimo de dignidade, ninguém sai do mesmo lugarzinho comum de sempre e dificilmente, vai mudar a sua forma de visão de mundo, isto porque, a ignorância e falta de conhecimentos, chegou a dotar muita gente dentro de limitações tais, que por isso mesmo, nesse mundinho em que se vive, imagina que “o que é errado é o certo e, o que certo é o errado”, daí essa visão distorcida a dominar a mentalidade de maioria absoluta de nossa gente. Quem está no poder, não investe maciçamente em educação de qualidade, porque a educação, a cultura, liberta o povo e o ensina a ter uma visão crítica de mundo. Por isso mesmo, é que quanto mais amordaçado o povo tiver, melhor será para os vivaldinos que estão a usurpar daquilo que pertence ao povo e que em nome do povo deveria ser aplicado. Essa minha gente, a razão maior de hoje, não termos mais confiança em partido político algum. Por quê? – Ora, muito simples, que essa inversão de valores, com essa mistura intencional de ideologias, essa mesclagem filosófica aos avessos, não há mais como acreditar em partidos políticos, sobrando ainda, algumas poucas pessoas, assim mesmo, um mínimo possível, espécies de animais raros em extinção, isso se essa minoria não conseguir abrir os olhos do nosso povo, o que acho difícil, porém não impossível, pois não dá mais para aguentar e se viver numa calhordice que clama aos céus, para que o nosso povo, um dia venha a ter uma visão crítica e melhorada de ver o mundo em que vivemos, para varremos de vez os corruptos, corruptores e a corrupção escrachada que dominou corpos e mentes de nossa gente. Mudanças políticas radicais em nosso sistema, seria um bom começo, a exemplo de candidaturas independentes, sem a necessidade de filiação a partido político algum, pois qual é a credibilidade quem tem partido político na atualidade em nosso País, hem? - Até quando vamos ter que ouvir o tipo de assentimentos que ontem cheguei a presenciar, hem meu povo? – Vamos procurar aprender o que é se viver com uma boa educação, com uma visão crítica de mundo, com honestidade, moralidade, dentro da ética e com um mínimo de dignidade e respeito, é isso que mais queremos, pelo menos os que estão dentro de uma visão de um mundo do ponto de vista daquilo que jurídica, política e socialmente é o mais correto a ser seguido e pregado ao nosso povo.

Nenhum comentário: