QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

HOJE SEXTA-FEIRA, É DIA DE NOSSA COLUNA EXPLOSIVA. POR ISSO MESMO, VOCÊ QUE TEM RABO PRESO, PROCURE NÃO ANDAR POR CAMPOS MINADOS, PORQUE OS BLOCOS ESTÃO TODOS ENXERTADOS POR NITROGLICERINA PURA.

COLUNA EXPLOSIVA



É NITROGLICERINA PURA – PROCURE NÃO ANDAR POR CAMPOS MINADOS


REFORMA ADMINISTRATIVA – Quando algum gestor público fala em reforma administrativa, a pretexto de diminuição da máquina, adequação (sempre a mesma desculpa esfarrapada) da Lei de Responsabilidade Fiscal e eficientização da máquina, o caminho certamente, é remeter um Projeto de Lei para o Legislativo de qualquer ente federativo da União, em que se apresenta geralmente um fluxo do organograma vigente e o projetado, com os órgãos que deseja excluir, alguns até sem nenhuma utilidade prática, servindo tão-somente como cabides de empregos, entre outros, a eliminação de cargos comissionados, a transformação de órgãos superiores em outros hierarquicamente inferiores, se necessário for, a demissão de contratações irregulares, em face de seu escancarado desacordo com o art. 37 da Constituição Federal, entre outras medidas de ajustes para a real eficiência dos serviços prestados à população e até mesmo, substituindo pessoas que não estão dando certo em determinados setores, por outras mais habilitadas, aí sim, se poder realmente se falar de uma reforma administrativa de verdade. Mas quando um gestor público baixa uma norma, geralmente feita à portas fechadas, entre duas ou três pessoas, jamais poderá ser chamada de uma verdadeira reforma administrativa, mas simplesmente, um arremedo de reforma, para, pura e simplesmente enganar os trouxas que acreditam em tudo que vem de um único centralizador de poder de mando. Isso não é reforma coisíssima alguma, mas pura enrolação. 

O ROMPIMENTO DE MADALENA E OS CAVALCANTIS – O que já era esperado, finalmente aconteceu. Não é de hoje que tenho feito comentários no sentido de que, eleito sucessor de prefeito, mesmo que contando com o apoio incondicional do antecessor, a tendência maior é o rompimento paulatino, passando para o afastamento regular, à intriga figadal de verdade, até se tornarem não simples adversários políticos, mas sim, inimigos de verdade. A questão que sempre tenho levantado, é o fato de que, quem se elege não quer jamais ficar à mercê, de mãos atadas ao antecessor, por que senão jamais terá condições de deixar à sua própria marca administrativa para disputar uma futura reeleição, o que seria difícil servindo tão-somente de andor para carregar o peso daquilo que foi o antes. O depois, mesmo que tenha sido eleito com o apoio anterior, é coisa do passado, o que é interpretado, como no caso dos irmãos “Cavalcantis” de Arcoverde, que ao apoiarem Madalena Brito, que foi vice de Zeca Cavalcanti por duas vezes, imaginavam que ela iria ficar como uma bonequinha tipo mamulengo, em suas próprias mãos, para ser acionada como bem eles entendessem, o que não demorou muito, e essa distância já se fazia sentir logo depois de Madalena Brito ter assumido à prefeitura de Arcoverde. Na verdade ninguém quer ser laranja de antecessor algum, como ocorre em municípios de nossa região, como Itaíba, Manari e Águas Belas. Quem se elege, evidentemente, quer deixar a sua marca e não trabalhar com a herança deixada pelo antecessor. Em Tupanatinga também, pelo jogo de interesses em se misturar o público com o privado, tanto Mané Roque, quanto Mané Tomé, são mestres em romperem com os seus antecessores, mas na verdade, lá é uma questão de o antecessor querer a todo custo continuar mandando na gestão do sucessor como se fora o próprio antecessor, o que ninguém aceita, mas nos demais municípios citados, os prefeitos só se prestam mesmo de bonecos e paus-mandados, o que não honram as calças de políticos e de homens que se prezem. Não se pode dizer que Madalena está certíssima em sua decisão, porque Zeca se elegeu deputado federal, seu irmão Júlio, estadual, e ela só tem a seu lado, Eduíno, que foi eleito estadual também por Arcoverde. O certo seria poder contar com os três, para carrear projetos e recursos para melhorar cada vez mais o município da Terra do Cardeal. Ficar inimigo dos dois, a meu ver, não é o melhor caminho, mas que se tenham as diferenças, mas pelo bem da terra de ambos, acredito, melhor seria estarem unidos, mesmo que dois bicudos não venham a se beijarem. 

E SE INVENTASSEM ISSO EM BUÍQUE? – Acredito que, se chegarem a imaginar, pensar ou tentar implantar esse tipo de prefeito-laranja ou mamulengo, em Buíque, com toda certeza a coisa não iria pegar não senhor, por que ninguém quer servir tão-somente de bucha de canhão para político nenhum daqui. Já andaram até falando nisso, mas essa coisa em nossa terra, acredito que não é possível de acontecer, mesmo que a voto venha a ser comprado à peso de ouro. Claro que já existiram eleições em nossa terra que foram compradas com tufos de dinheirama rolando por todos os lados, mas já pude perceber noutras eleições, em que quando o povo quer, a exemplo da campanha de Jonas Neto, em 2008, sem contar com um tostão furado no bolso, mas com amigos fiéis logo num primeiro momento, derrubou fragorosamente o poderosíssimo grupo de Arquimedes Valença, que gastou o que tinha e o que não tinha e não consegui fazer sua candidatura e, candidato em 2012, houve gasto de ambos os lados, mas o candidato à reeleição, novamente deu uma surra no próprio Arquimedes, que foi trazido para Buíque, por Zé Camêlo, que o inseriu em nossa política. O que se pode antever no momento, é que, Arquimedes Valença, apesar de tantos tropeços, não mais voltará à política buiquense, mesmo querendo, não mais existe espaço suficiente para ele, devendo de vez, com certeza, pendurar suas chuteiras, porque ninguém quer mais saber de seu quadro negro apagado em três gestões pelas quais passou em nossa terra. 

APROVAÇÃO DE PROJETOS DE LEI SEM SEQUER OS LER? – Apesar de terem realizado poucas sessões, o nosso Legislativo Municipal, composto por treze vereadores (deveriam ser os mesmos nove ainda), inovaram por se encontrarem doentes de tanta estafa e estão aprovando projetos de lei que vem do Executivo, sem sequer pedir vista para ler e apreciar determinado projeto, aprovando aos trancos e barrancos do jeito que são formulados, que no frigir dos ovos, não sabem eles, se o projeto é bom ou não para a nossa população e de chofre, na base da chutometria, sem discussão alguma, aprovam por unanimidade, o que só demonstra o descaso e o desapreço para com a nossa população. Só se sabe que a chiadeira é geral, inclusive dos próprios senhores edis, por terem aprovado o tal projeto de lei que mexe no bolso do povo, sem uma análise mais aguçada do projeto, inclusive, reclamaram de que aprovaram até um projeto de lei exclusivo de aumento salarial, de um determinado cargo funcional, trazido pelo próprio interessado. Agora falam em modificar à lei, só que, não sabem que, em questão de finanças públicas, só quem tem a devida competência de inciativa legislativa, é o Executivo e, para modificar a determinada lei, só com outro projeto apresentado pela Chefia da Edilidade e só passará a vigorar a partir do exercício seguinte, pelo princípio da anterioridade da lei fiscal. Os vereadores entraram numa boca de caieira que nem mesmo eles sabem ao certo como desta saírem. Legislar também é de grande responsabilidade, minha gente!

ESPERA-SE QUE A MODA NÃO PEGUE – Se a moda pegar por essas bandas, nós blogueiros, pelo menos os livres, independentes, que não tem papas na língua, nem rabo preso, poderemos ser alvos de vinganças por parte de uma horda de bandidos dos cofres públicos. A questão á a de que, o blogueiro Amilton Alexandre, do Blog Tijoladas do Mosquito, em Florianópolis-SC, foi encontrado morto em circunstâncias misteriosas em sua casa, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Até o momento não se sabe ao certo as causas da morte e segundo os informes, a polícia está investigando o caso. Na realidade, quando se diz a verdade, muitos de nós, com toda certeza, poderemos ser vítimas de traições e retaliações indevidas, porque o que muitos querem mesmo é que ninguém abra o bico diante de tanta bandalheira à olhos vistos, tanto na inciativa pública, quanto privada, mas o que tenho a dizer, é que, ninguém de sã consciência deve ser omisso ou comungar com os tantos desmandos que vem acontecendo em todos os quadrantes de nosso país, não sendo somente em nossa região essa praga danosa, à toda nossa população que mais sofre.

NÃO DEVEMOS NOS INTIMIDAR – Tenho sempre dito, desde que me entendo por gente e faço jornalismo sobre o mundo real das coisas, tanto através de jornais convencionais, quanto através desta ferramenta internetária, que nada disso me intimida, pois a vida, camaradas, a gente só tem uma e, claro, ninguém quer morrer quando pode ainda dar muito de si ao seu povo e isso, jamais quero para mim, mas não tenho medo de dizer o que digo. No decurso de nossas vidas, muita coisa pode acontecer e, uma delas, com toda certeza, é morrer de forma inesperada. Claro que ninguém quer, mas tudo na vida pode acontecer. A minha própria profissão, na condição de operador do direito, por si só, representa um grande perigo e nela venho militando há quase duas décadas e meia. Já cheguei a ser ameaçado nessa condição, mas jamais me afastei um milímetro daquilo que acredito que é certo e verdadeiro. Os temas que levanto, é de conhecimento de todos e jamais vou arredar o pé daquilo que aprendi por toda minha vida como o que é certo e o que está sendo executado de forma errada e nociva à nossa população. Agora de uma coisa tenho plena certeza, ou o povo deixa de ser omisso de vez, se levanta, faz protestos, grita, exige o que de direito, senão ninguém vai chegar a lugar algum. Gente, vamos deixar de ser mofino, lute pelo que é seu, se manifeste contra os desmandos, senão como querer mudanças se todos permanecem de boca calada, de olhos fechados e fazendo de conta que nada houve, hem? – Vamos ver se criam vergonha na cara, minha gente!

Nenhum comentário: