QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

NA COLUNA EXPLOSIVA DE HOJE, COMO NÃO ME FOI DADO O DIREITO DE RESPOSTA, RESOLVI NO BLOG DO MANOEL MODESTO, RESPONDER SEM ÓDIO E SEM MEDO, AO PREFEITO JONAS NETO, EM TOM RESPEITOSO E REALISTA, NO QUE SE REFERE A TER ELE ATINGIDO À MINHA HONRA E DIGNIDADE PESSOAL, NA MINHA CONDIÇÃO DE CIDADÃO E DE OPERADOR DO DIREITO.

COLUNA EXPLOSIVA
COMO SEMPRE TENHO DITO, CUIDADO NO CAMINHAR POR CAMPOS MINADOS!



MANOEL MODESTO RESPONDE
SEM ÓDIO E SEM MEDO


“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.”
Millôr Fernandes.


        Prefeito Jonas Neto,

Estava aguardando pedido de direito de resposta, feito ao principal meio de comunicação internetário responsável pela postagem da matéria, o qual permaneceu silente, matéria esta subscrita e mandada publicar por você no Blog Buíque & Cia, em 20.11.2014, de responsabilidade de Francisco Carlos, em que minha imagem foi vil e indevidamente maculada, passível, portanto, das devidas medidas jurídicas cabíveis, tanto contra você, na condição de homem público, quanto pelo órgão divulgador da matéria, que de logo inicia sua desdita verborrágica, tratando-me por “EX-AMIGO”, coisa que para mim você nunca foi, a não ser em circunstâncias adversas de lamentações, quando precisava desabafar em minha residência, onde sempre encontrou uma porta aberta, quando outras lhes eram fechadas. Mas deixa estar, isso são coisas do passado e que não dizem respeito ao caso em comento. Por isso mesmo, na condição de cidadão livre, democrático, eleitor e homem público como você também o é, resolvi lhe responder, sem nenhuma forma de revanche de ordem pessoal, mas dentro dos limites dos assaques contra minha pessoa dirigidos. No que se refere à sua nota publicada e divulgada massivamente, alude também quem redigiu a mesma, por sinal com crassos erros da língua mãe, em que ao se referir à nossa terra, “que as dificuldades são idênticas a de outros municípios”, como se eu não já tivesse ouvido de você próprio, nas raras vezes em que ocasionalmente lhe encontrei desde o seu primeiro mandato, o qual veio a assumir em 01.01.2009, essas mesmas desculpas enviesadas, daí da mesma forma, colocar a culpa de desacertos atuais, na Presidente reeleita, Dilma Rousseff, transferindo desta feita, a sua responsabilidade própria para terceiras pessoas. A desculpa também, de todo e qualquer gestor público, assim como a sua, é a de adequação à denominada LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal, que na verdade, o descontrole de limites de gastos com custeio de pessoal, só aparece mesmo mais acentuadamente, em épocas de eleições, com a contratação irregular e ilegal de pessoal, nomeação, criação de novos cargos de confiança e em comissão, isso para usar a máquina administrativa como um meio multiplicador de votos para seus próprios candidatos, daí, pelo fiasco da votação recebida, como não mais precisava do voto de ninguém, só mesmo demitindo os irregularmente contratados e cortar os cargos em comissão e de confiança, a pretexto de corrigir os desacertos que você mesmo provocou, como se esse filme já não fosse a reprise de outros já assistidos noutras ocasiões. Mas a “faxina” a que você se refere, que a bem da verdade, é mais uma encenação para debaixo do tapete, só vai atingir mesmo uma parte, porque os amigos do peito e familiares, já foram renomeados, para tudo ficar como dantes, ou diferentemente está sendo feito?

        Quanto aos pontos enumerados por você em sua nota, prefeito, tenho a lhe dizer o seguinte:

1) – Com relação ao pagamento em dia do funcionalismo, não está mais fazendo, do que senão, sua própria obrigação, porque como é cediço e de conhecimento de todos, os repasses do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, sempre vem religiosamente todos os dias 10, 20 e 30 de cada mês, então não há como atrasar pagamento de servidor algum.

2) – No que se refere a “trabalhar de seu jeito”, discordo, porque o que você fez ou deixou de fazer, sem auscultar ninguém, muito menos o povo, sobre as suas urgentes e prementes necessidades, você sempre agiu como um soberano medieval, centralizador e sem ouvir ninguém e, administração alguma, quer pública ou privada, se faz de forma centralizadora, mas sim, buscando ouvir o povo, opiniões diversas, um grupo de cabeças pensantes, porque uma só cabeça não tem a mesma capacidade de pensar e decidir com eficiência, do que um conjunto de ideias e opiniões variadas, de uma equipe, coisa que nunca foi de seu feitio.

.Das obras por você indicadas em sua nota, muitas são louváveis, mas como bom observador, o orçamento gasto em muitas delas, daria para construir uma série de outras obras de idênticos portes e, pela relação elencada, para quem já está no poder há cerca de seis anos, guardadas as proporções entre os recursos aportados pelo município e as realizações que se vê, presumivelmente não correspondem ao montante de verbas destinadas à municipalidade.

.Com o montante de recursos que vieram nesses últimos seis anos, com certeza, se houvesse eficiência e uma gestão transparente, muito mais poderia ter sido realizado em favor da nossa população, além de que, existem obras, a exemplo da Academia das Cidades, das ruas calçadas, que estão em verdadeiro estado de abandono, sem os devidos cuidados de manutenção e, em se tratando de calçamentos, acredito que não aguentariam sequer uma forte chuva torrencial. Quanto à saúde e educação, a coisa não está lá muito bem das pernas não senhor, ou será que estou vendo o que à população não vê?

.Não vou neste espaço falar de todas elas, porque muita coisa haveria de se esmiuçar, mas o que tenho a lhe apontar ainda, é que seja um prefeito mais presente, porque é isso que nosso povo mais reclama. Como governar um município em que neste esteja mais ausente do que presente, hem? – Lugar de prefeito, Jonas Neto, é dando expediente no seu gabinete, porque ganha do povo para isso e para ser pelo povo ouvido. O poder que vem do povo, da mesma forma por este, pode ser tirado, como fizeram com seu antecessor em 2008, entre outros que se encontram no ostracismo político em nossa própria terra. Siga o exemplo do Presidente do Uruguai, José Mujica.

3) – Acrescento ainda, que não tenho ódio de ninguém, nem mesmo de você, que ao colocar o salto alto, empinar o nariz e se sentir o rei da cocada afrodescendente de Buíque, simplesmente esqueceu de muita gente de primeira hora, deixou de se comunicar com aqueles que de fato foram seus fiéis escudeiros, que como eu, não queria e nunca quis, um mero carguinho qualquer, ou a obtenção de indevida vantagem do poder público, coisa que o “tipo de pessoa que você é”, tem que lavar a boca com sabão cabólico, para poder falar em meu nome, de minha dignidade, honradez e moralidade, por que para mim você é tão-somente esse “tipo de pessoa” que se revelou depois que graciosa e imerecidamente, abocanhou o poder de mando de nosso Município. Não o invejo, apenas queria o seu sucesso e que você fizesse o certo pelo nosso povo, só isso, será que seria pedir e esperar muito de você?

.No que você se refere de que é fiscalizado por órgãos do tipo TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco) e TCU (Tribunal de Contas da União), isso é praxe em toda prefeitura, só que você, em termos de processos, o acúmulo já está chegando bem próximo aos que até hoje reponde o seu antecessor, tanto administrativos, quanto na Justiça Comum do Juízo de Direito da Comarca de Buíque. Só a título ilustrativo, basta citar, que em um desses processos, TC nº 1270105-1, relativo à prestação de contas do exercício de 2011, foram estas julgadas irregulares, imputando-lhe um débito de R$ 1.951.786,30, a ser devolvido aos cofres públicos de Buíque, o que significa em dizer, que os órgãos de fiscalização estão sim, fazendo o seu papel constitucional e isso é só a ponta do iceberg, só o começo, porque por ser ainda jovem, sua carreira política, poderá vir a ter um curto espaço de sobrevida, o que jamais foi o meu desejo.

.Focando suas duas eleições, a de 2008 foi realmente conquistada democraticamente, até por que ninguém tinha outra opção, a não ser assinar uma carta em branco para você vir a ser o nosso prefeito, apesar de sua jovialidade e inexperiência, mas já não se pode dizer o mesmo nas eleições de 2012, aonde supostamente você fez uso da máquina administrativa, do poder político e econômico, além, claro, de ter sido Miriam Briano, inquestionavelmente, o divisor de águas, sem a qual você jamais teria tido essa nova chance de ouro de vir a ser reeleito prefeito de nossa terra, então nesse mister, não houve essa tão decantada democracia a qual você maliciosamente busca alardear, até porque, democracia nunca foi muito a sua praia de aprendizado político de convivência mansa e pacífica, entre visões opostas de mundo.

        Por último prefeito, só para terminar o que tinha a lhe dizer, sem ódio e sem medo, parafraseando o Senador Marcos Freire, gostaria de lhe indagar, por qual razão se você é uma pessoa tão honrada e digna, como é que admite em sua equipe, um “ADVOGADO MEDÍOCRE”, quando até dias atrás era tratado por você mesmo de MEU JURISTA? – Posso até ser MEDÍOCRE como você a mim está a se referir, ou quem por você escreveu, mas só para refrescar sua memória, não fui “medíocre” quando em 2004 carreguei nas costas à campanha de seu pai, Zé Camêlo, chegando inclusive, a ser o único advogado da região, a levar à candidatura de Arquimedes Valença, às barras do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, no Recife, aonde de cabeça erguida, do púlpito, enfrentei, na defesa de seu pai, então candidato, de cabeça erguida e bravamente, sete desembargadores e um Plenário lotado por aliados do outro candidato, de populares e de advogados e, logo após a derrota de seu pai, numa segunda-feira, em minha residência, com a presença de mais de quinze pessoas, fiz um discurso, lançando sua candidatura a prefeito e a de Sossó como seu vice, estás esquecido disso também? – Indago ainda, se da mesma forma fui leviano, ao carregar sua própria campanha nas costas, em 2008, mesmo infartado, em recuperação, lutando com unhas e dentes do ponto de vista jurídico, para legalizar os trâmites normais eleitoralmente falando, fazer as defesas de praxe, impugnar candidaturas de adversários e ver à sua vitória? – Igualmente fui medíocre também, quando de 2009 a 2012, fui o único advogado a defender o Município de Buíque, em que de uma só vez, ganhei na Justiça do Trabalho, 97 causas em favor da nossa municipalidade? – Também fui medíocre, quando defendendo uma causa contra sua própria pessoa, na Justiça do Trabalho de Pesqueira, ganhei a seu favor? – Prefeito Jonas Neto, não é com a sua ingratidão e querendo denegrir, macular, ferir a minha honradez e dignidade que você vai ser a pessoa que sonhou em ser, e que pelo visto, nunca vai chegar a ser, se continuar com essa forma de conduta em suas tresloucadas ações e tomadas de medidas impensadas, sem saber enfrentar sequer o início de uma peleja oposicionista, que dentro de minha sagrada convivência num Estado Democrático de Direito, posso concordar ou não com você quando bem entender. Por isso mesmo, encerro esse entrevero, dando por finda essa troca de farpas, mas não conte mais comigo como seu aliado, menos com o que você nunca foi meu, reservando-me no direito de fazer oposição a você e até mesmo aplaudir quando você acertar, mas ser implacável da mesma forma, quando erros você cometer no exercício dos poucos mais de dois anos de seu mandato, que eu e o povo buiquense lhes outorgamos, tendo, portanto, satisfações a dar sim ao povo que o elegeu e até mesmo quem em você não votou, afinal você não é patrão de nosso povo, mas apenas um empregado encarregado de bem e eficientemente gerir a coisa pública, dar satisfação sim, nos preceituados ditames do art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil. Tem mais, seja mais transparente e tenha a coragem de fazer uma prestação de contas em praça pública, para o povo tomar conhecimento de como o nosso dinheiro vem sendo gasto, é esse o meu desafio que ora lhe faço!

        Encerro por fim, com a mesma altivez e cabeça erguida de sempre, seguindo na minha luta, caminhando e cantando, para ver um novo Sol nascer, sem a omissão de muitos, para que as coisas venham a acontecer. Quando a minha luta deixou de ser a sua luta, esta passou a ser a de meu povo, porque entre este e você, sou mais o meu povão, minha querida gente buiquense.

Manoel Modesto de Albuquerque Neto
Cidadão e Eleitor Buiquense         

Nenhum comentário: